Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Experiência com shiitakes

  • Criador do tópico F.J.P.
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Já fiz um curso uma fez de cultivo de shiitake em toras de eucalipto, após isso estudei um bom tempo em artigos, vendo vídeos, enfim... nunca tinha me arriscado a iniciar uma tentativa. Hoje estou dando início a uma tentativa, irei na sequencia fazer a 2º tentativa com outro substrato e torcer para um deles dar certo.

Materiais:

- Serragem 700g seca - serragem pura para roedores, pedaços pequenos e bem seca
- Arroz integral moído
- Dextrose
- Água
- Calcário de jardim
3 potes 330 gramas seca.jpg arroz moido, 1 para 3.jpg arroz moido.jpg

Substrato:

- Deixei 18h a Serragem de molho na água com 2 colheres de sopa de calcário, utilizei nesta 1º etapa 300g de serragem seca.
- A proporção foi de um material de cultivos em substrato, é de 1 para 4, ou seja 1 de farelo para 4 de serragem, então essa 1 parte foi de Arroz integral moído no liquidificador.
- Coloquei também para dar uma estimulada no crescimento micelial 2 colheres de café de dextrose.
2 colheres de dextrose.jpg serragem com arroz.jpg cálcario 2 colheres para 300g serragem seca.jpg

Espremi bem a mistura para retirar o excesso de água e deixar na proporção correta de umidade que é 60 ou 65%

Esterilização:

- Coloquei em potes de PP de 500ml ou 750ml (não lembro exatamente) 1:30h minutos na pressão!

3 em baixo.jpg 300g deu 6 potes.jpg e em cima.jpg potes.jpg

A inoculação será feita amanhã. Utilizarei um spawn na serragem de shiitake que comprei de um micologista, se puder passo o endereço do site dele aqui...

Tem 1 kilo de serragem com o micélio de Shiitake na geladeira.

Vou abrir um espaço no substrato e colocar uma colher deste micélio e por na incubadora nos 29º e esperar!
 
O esquema tá bonito, mas acho que poderia ter deixado a dextrose de lado, o meio já está bem nutritivo.

Utilizarei um spawn na serragem de shiitake que comprei de um micologista, se puder passo o endereço do site dele aqui...

Desde que o vendedor não venda spawn de psicoativos, pode postar o link sem problemas.
 
O esquema tá bonito, mas acho que poderia ter deixado a dextrose de lado, o meio já está bem nutritivo.
confesso que fiquei no (ponho-não-ponho) :cautious:...
no fim das contas decidi arriscar, mas foi (na minha opinião) uma porção pequena, só pra dar um "gás", espero que não dê maiores problemas...
Desde que o vendedor não venda spawn de psicoativos, pode postar o link sem problemas.
que eu saiba ele vende só de comestíveis, é esse ai: http://shiitakesementes.blogspot.com.br/ :)
 
parabéns, boa iniciativa, torcendo pra que dê frutos!
 
experimento concluído, resultado: Fracasso!!!

todos os potes ficaram verdes!

o micélio estava já com contaminantes, estou fazendo uma cultura líquida de shiitakes frescos colhidos num dia anterior, vou tentar fazer uma inoculação em breve e posto os resultados e os procedimentos.
 
Que pena mano, mas é isso ai nao desiste, torcendo pra essa CL ai sair saudavel! boa sorte
 
hj nada pra fazer, passando no mercado, me deparo com uns shitakes lindos e suculentos
cara, catei 6 shitakes lindões, comprei 50 gramas de mortandela, 50 gramas de mussarela de bufala, um pouco de sal, pimenta, pimentão, muito azeite e cebolas, muitas cebolas, coloquei com muito azeite no forno pre aquecido por 20 min, depois coloquei 2 colheres de sopa de mostarda, um pouco de zata ( raiz triturada arabe ), depois de pronto ainda coloquei 2 batatas e mais um pouco de azeite, e quando tava no ponto mandei um cheiro verde, peguei duas latas de cerveja com limao e sal pra descer, e só alegria, negocio parecia carne, gosto espetacular, cogumelos sõa realmente uma alimentação magica em todos os sentidos, que treco gostosa da pora
 
Back
Top