Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo!!!

Diário de cultivo problemático.
Oi pessoal.

Nem acredito q estou começando meu primeiro cultivo.

Venho planejando cultivar a muito tempo.

Nesse momento tenho na panela de pressão 4 copos. Faltam ainda uns 40 minutos para terminar. Mas como so vou poder inocular pela manha, vou explicar o processo ate agora.


Fazem umas 2 semanas eu fiz minha primeira seringa.
Eu construí um GB, com uma caixa de plástico, canos de pvc e luvas de borracha.

Fiz a seringa dentro dela, com agua purificada num potinho de coleta. Uma seringa de 20ml eu coloquei o carimbo inteiro, o Thai, era um carimbo enorme, e eu tava com muita dificuldade de raspar ele. Sei q foi um exagero, e nao foi a unica cagada q eu fiz. Com medo de que tivesse alguma contaminação enchi a caixa com lysoforme spray, e acho possivel ter tido contato do lysoforme com o print.:confused:

Bom, de qualquer maneira a seringa saiu de dentro do GB em zip para a geladeira. E esta la ate hoje. Sera muito tempo?

Para acabar com as duvidas fiz outra seringa hoje de manha, com meio print de B+. Tomei todo o cuidado do mundo. Fiz todo o procedimento seguindo os conselhos da galera. E usei so álcool 96o pra esterilizar o GB.

Os copos:

Em uma vasilha plástica limpa com alcool e papel toalha.

2 copos de vermiculita.
1 copo de farinha de arroz integral com casca
1 copo de agua purificada
1 colher de sopa rasa ( ou duas de cha) de cremogema
1 colher de calcario dolomitico.

Em uma bancada na cozinha toda limpa com alcool, e com luvas descartaveis de latex limpas com alcool tambem, misturei devagar todos os ingredientes.

Fiz um fundo de vermiculita seca e enchi praticamente 3/4 de cada copo com a mistura.
Limpei as bordas com papel toalha umidecido com alcool.
Fiz uma tampa de vermiculita seca, amassei com cuidado com uma colher pra ficar uniforme, mas nao cheguei a prensar.
Tapei com uma folha de papel aluminio, q fiz dois furos, virei do outro lado pras rebarbas dos furos ficarem para cima, depois outra folha sem furos.

Um paninho no fundo da panela de pressao. e 1 litro de agua, q deu quase 3 dedos dos copos.

E agora ta la. Fervendo. Faltam 10 minutos pra abaixar pra aumentar o fogo de novo para os ultimos 15 minutos.

Me desejem boa sorte galera.

Vou postar fotos assim q algo de interessante acontecer.
:cool:
 
Po valeu Lu!! Boa sorte pra vc tb!! Bolos estão na incubadora já ehhehehe!

vamos ver no que vai dar!
 
hum...vai dar tudo certo luviralata,pelo jeito vc fez tudo nos conformes
eu so fiquei meio assim pq vc fez o preparo do substrato na cozinha
e na cozinha foi constatado q aa mais bacterias doque no própio banheiro
mas vc esterelisou bem a bancada, tem problema nao.
boa sorte no seu cultivo.
 
e na cozinha foi constatado q aa mais bacterias doque no própio banheiro

sério? por quem? achei que no banheiro fosse pior pelos esporos de fungos dos mofos dos azulejos, explica ai ;) por favor
 
Pois é Emanulelle

vi uma entrevista d um perito em bacterias

no banheiro existe bacatérias, mas na cozinha a maior concentraçao delas

pq existe alimentos e elas gostam de se alimentarem néé.

eu fiquei meio assim, mas nao vou discutir com o homem das bactérias. (o cara manja)
 
hum...vai dar tudo certo luviralata,pelo jeito vc fez tudo nos conformes
eu so fiquei meio assim pq vc fez o preparo do substrato na cozinha
e na cozinha foi constatado q aa mais bacterias doque no própio banheiro
mas vc esterelisou bem a bancada, tem problema nao.
boa sorte no seu cultivo.
Tanto faz o lugar que você usa pra fazer seus bolos.
O que importa mesmo é a eficácia de esterelizaçao dos bolos em pressão, fato que só ocorre caso os bolos já estejam montados.
Depois de esterelizados os bolos devem ser herméticamente fechados, então também tanto faz aonde ficarem estocados.
Mas isso somente se os bolos forem feitos seguindo-se a risca a receita PF e principalmente os PROCEDIMENTOS tecnicos para a confecção do bolo sejam seguidos sem adaptaçoes.
99.99% dos erros nos cultivos ocorrem em dois momentos-chave
1- Manufatura da seringa de esporos
2- Manufatura do carimbo de esporos

Os outros 0.0001% que podem sair errado é conta do acaso.
Fazer um bolo requer o mesmo cuidado que fazer uma panela de comida pra sua família.
Inocular também - desde que seguidas as minimas normas de assepssia.
Afinal tomamos injeções num hospital cheio de bacterias fungos e germes, não dentro de uma glovebox.
o Importante mesmo é seguir os procedimentos, fazer CHEKLISTS (metodologia científica para não dar margem pra erro ou adaptaçoes) e ter segurança e rapidez em todos os procedimentos.
Treinar ANTES DE FAZER.
Ligar incubadoras pelo menos 24h ANTES de mandar os bolos pra dentro
Comprar materiais sempre em TRIOS.
Não se afobar e pular etapas essenciais NUNCA.
Sempre que tiver duvidas poste aqui e espere que alguém te ajuda.

outra coisa!
SEJA UM NINJA!
https://teonanacatl.org/attachments/100_2060-jpg.4146/

Amem irmãos?

até me emocionei com o meu proprio post anterior foi mal da poluiçao.
ehhehe
santa santa santa!
 
Última edição por um moderador:
doutor bactéria não vale, o cara é um bossal e tem coragem de falar q lavar ou tirar a casca dos alimentos de satanás tira os agrotochicos deles ...

agora, se foi alguem realmente sabido concordo, cita a fonte ai lindo ...

sorte lu, vai dar certo seu cultivo sim, é dó dar amor pra ele.s
 
Santa arrogância...

De que importa as fontes? Pra cada estudo "científico" constatando seja lá o que, existem 30 constatando exatamente o contrário. Fora que o método científico é plenamente questionável, visto que você pode "provar" uma coisa cientificamente e simplesmente não ser verdade.

Quer assepsia? Use glovebox limpinha que tu pode fazer inoculação até numa piscina de xurume...

Acho que o banheiro e a cozinha não são lugares legais para mexer com o cogus, ambos os ambientes são propícios a ploriferação de bactérias e fungos. Fatores:

- Umidade
- Temperatura elevada
- Nutrientes abundantes
- Pouca ventilação

Portanto se fez na GB direitinho, seguindo todos os procedimentos de assepsia, fica tranquilo, pode fazer dentro da pia ou em cima da privada...
 
Santa arrogância...

De que importa as fontes? Pra cada estudo "científico" constatando seja lá o que, existem 30 constatando exatamente o contrário. Fora que o método científico é plenamente questionável, visto que você pode "provar" uma coisa cientificamente e simplesmente não ser verdade.

Quer assepsia? Use glovebox limpinha que tu pode fazer inoculação até numa piscina de xurume...

Acho que o banheiro e a cozinha não são lugares legais para mexer com o cogus, ambos os ambientes são propícios a ploriferação de bactérias e fungos. Fatores:

- Umidade
- Temperatura elevada
- Nutrientes abundantes
- Pouca ventilação

Portanto se fez na GB direitinho, seguindo todos os procedimentos de assepsia, fica tranquilo, pode fazer dentro da pia ou em cima da privada...

Sim isto quando se está trabalhando com material previamente esterelizado.
tento ilustrar aqui que tanto faz se você confecciona seu bolo numa glovebox ou não, pois ele será ESTERELIZADO posteriormente.
E também de certa forma nao é necessaria uma assepssia 99.7% inócua para fazer a inoculação, pois o que entra pra dentro é apenas uma agulha (flambada claro) e o furo é imediatamente selado.
Nao quero criar polêmica nem discursar contra assepssia, só estou exemplificando que nao é necessario o re-trabalho.
:)
e você emanuele - eu nao entendi o que voce falou.
 
Então gente!

Enquanto eu viajava uma amiga inoculou os bolos ( nós estamos fazendo juntas) 3 com a seringa do B+, e 1 com a do Thai.

Eles agora estão numa caixinha de plastico selada coberta com saco plastico preto.

Mas como ainda não deu tempo de arrumar uma encubadora eles estão atras da geladeira.

Assim q eu voltar pra sampa vamos atrás do material pra encubadora e vamos fazer mais quatro bolos.

Agora é esperar pra ver oq acontece.

Essa semana também vamos começar o cultivo no agar.

Virão varias fotos.
Uma abraço e agradecendo a força.

Ah!
Tem essa.
Ela não flambou as agulhas.
Mas achoq não pega nada, pq ela inoculou td dentro da GB, e a agulha tava na embalagem estéril ainda. E ela limpou tudo com alcool e lysol antes de colocar lá dentro...
 
Última edição por um moderador:
Ah!
Tem essa.
Ela não flambou as agulhas.
Mas achoq não pega nada, pq ela inoculou td dentro da GB, e a agulha tava na embalagem estéril ainda. E ela limpou tudo com alcool e lysol antes de colocar lá dentro...
Acho que se tudo foi bem limpo e acabado de tirar da embalagem é sussa =]
 
Ah!
Tem essa.
Ela não flambou as agulhas.
Mas achoq não pega nada, pq ela inoculou td dentro da GB, e a agulha tava na embalagem estéril ainda. E ela limpou tudo com alcool e lysol antes de colocar lá dentro...

Na verdade vc vai contar com a sorte, pq vc tem q flambar agulha depois q inocular cada pote, para evitar contaminação cruzada. Imagina se algum dos potes não esterelizou direito?
 
Então gente!

Enquanto eu viajava uma amiga inoculou os bolos ( nós estamos fazendo juntas) 3 com a seringa do B+, e 1 com a do Thai.

Uma seringa somente para um bolo? É isso?

Mas como ainda não deu tempo de arrumar uma encubadora eles estão atras da geladeira.

Tem que ver a temperatura que vai atingir atrás da geladeira Lu!!!!
Pode acabar comprometendo o teu cultivo.
A temperatura deve oscilar na casa máxima de 28º.C
Se possível, mante-la constante, melhor ainda.
 
não, ela usou só 2 ml em cada copo... suponho eu.

Na verdade vc vai contar com a sorte, pq vc tem q flambar agulha depois q inocular cada pote, para evitar contaminação cruzada. Imagina se algum dos potes não esterelizou direito?

Pois é... Eu volto hj, vou atras das coisas pra fazer uma encubadora bacana no isopor, vou fazer outra seringa com o carimbo do b+ e vou fazer mais 4 bolos.

assim q fizer td de novo posto aqui.

Alguem sabe qual a melhor potencia pro aquecedor de aquario?
200w?
 
Última edição por um moderador:
Dependendo da temperatura que está fazendo na região, basta enrolar em cobertores para manter a temperatura ideal.
Se você conseguir que fique por volta de 27º, oscilando 1º pra baixo, 1º para cima está bom
 
Pois é... Eu volto hj, vou atras das coisas pra fazer uma encubadora bacana no isopor, vou fazer outra seringa com o carimbo do b+ e vou fazer mais 4 bolos.

assim q fizer td de novo posto aqui.

Alguem sabe qual a melhor potencia pro aquecedor de aquario?
200w?
100 W = 100 litros

A potência relacionada com o volume do terrario/incubadora.
 
POUTZ! Contaminaram todos!:(

Coloquei uns copinhos novos pra esterelizar na panela...
Essa semana vou fazer mais uma seringa e vamos fazer mais quatro copinhos...

e isso ai.
 
tava acompanhando seu cultivo,pena q deu errado:

boa sorte nesses q viram agora!:pos:
 
POUTZ! Contaminaram todos!:(

Coloquei uns copinhos novos pra esterelizar na panela...
Essa semana vou fazer mais uma seringa e vamos fazer mais quatro copinhos...

e isso ai.
o primeiro cultivo é sempre uma emoção, a tensão eo medo de errar são males destrutivos, como já foi citado no seu próprio diáro tanto faz onde serão feitos os bolos, desde que haja bom senso no que diz respeito a assepsia, é importantíssimo a assepsia total na confecção da seringa e na inoculação. quando for retirar os copos da panela, espera até que esfrie completamente, limpe com alcool antes de abrir, tire um copo e imediatamente lacre-o com fita, cada vez que tirar um copo feche a panela, pois o papel aluminio só está em cima do copo, mas não está lacrado, depois do copo lacrado então pode respirar.
boa sorte no próximo.
 
Back
Top