Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo TKSSS

Diário de cultivo problemático.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: TKSSS
PROCEDÊNCIA:Carimbo de esporos de um site de etnobotânica.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
(X) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)
Selo com Vermiculita
(X) Sim ( ) Não

GRÃOS:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
( ) Outro:_____

Método de preparação e esterilização do substrato:

Ontem a noite eu limpei toda a cozinha e preparei o substrato( 6 copos ), deixei na pressão por 1h. Após desligar a panela, deixei esfriar e fui para meu escritório preparar a seringa de esporos, o ambiente é totalmente fechado e sem corrente de ar, limpei tudo com alcool 70º, limpei minha glove box com alcool 70 tambem. Entretanto tive problemas pelo tamanho da seringa(20ml) e acabei tendo que fazer fora da glovebox, pra melhorar a situação, minha irmã abriu a porta do escritorio bem na hora que eu estava misturando os esporos na água destilada. Logo após terminar de fazer a seringa, limpei ela externamente com alcool 70 e a guardei. Fiz a inoculação hoje de manha, com o local limpo em alcool 70 e ambiente fechado.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 23 / 11 / 2018
-------------------------------------------------
(X) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
( ) Sim (X) Não

i7z9POd.jpg

O risco da seringa ter sido contaminada e eu perder os 6 copos é grande?
 
Última edição por um moderador:
Boa meu caro...

Tb fiz meu cultivo sem glovebox e tem rolado certinho... sobre o fato de ter aberto a porta do ambiente é mt relativo se teve corrente de vento e qt tempo, pra que possa ter levado alguma bactéria/vírus/outros fungos competitivos, acho q mt pouco provável uma contaminação desta forma. Tendo lido relatos de pessoas que fazer de formas mais grosseiras...

Acredito q tao quanto importante ou ainda mais que o abrir e fechar uma porta, é a higiene do local e sua que esta fazendo... um bom banho antes, mascara cirúrgica pra que vc não respire em cima, cuidados pra que nao caia cabelos/pelos (bone/toca), esterilização das mauns, bracos e bancada com álcool... acredito que para confecção da seringa seria mt bacana a ser feito.

Eu não me preocuparia tanto em um simples abrir e fechar de porta. Mas eh relevante.

Boa sorte em seu cultivo!
 
Boa meu caro...
Tb fiz meu cultivo sem glovebox e tem rolado certinho... sobre o fato de ter aberto a porta do ambiente é mt relativo se teve corrente de vento e qt tempo, pra que possa ter levado alguma bacteria/virus/outros fungos competitivos, acho q mt pouco provável uma contaminacao desta forma. Tendo lido relatos de pessoas que fazer de formas mais grosseiras...
Acredito q tao quanto importante ou ainda mais que o abrir e fechar uma porta, é a higiene do local e sua que esta fazendo... um bom banho antes, mascara cirurgica pra que vc nao respire em cima, cuidados pra que nao caia cabelos/pelos (bone/toca), esterilizacao das mauns, bracos e bancada com alcool... acredito que para confecção da seringa seria mt bacana a ser feito.
Eu nao me preocuparia tanto qm um simples abrir e fechar de porta. Mas eh relevante.

Boa sorte em seu cultivo!

Obrigado por me tranquilizar, acho que estou apenas paranoico mesmo, até já comprei mais seringas e um potinho de exame pra refazer tudo, pensando que todos vão dar errado.

Assim que aparecer sinal do micélio manterei o post atualizado

Tenho uma outra dúvida. Estou mantendo os copos dentro de uma caixa térmica fechada que foi esterilizada. Comprei um termostato que era pra ter chegado ontem, mas ainda não chegou. Tem algum problema ficar mais 1 ou 2 dias sem o termostato? Moro em MG e meu quarto sempre está muito quente.
 
Última edição por um moderador:
Tenho uma outra dúvida. Estou mantendo os copos dentro de uma caixa térmica fechada que foi esterilizada. Comprei um termostato que era pra ter chegado ontem, mas ainda não chegou. Tem algum problema ficar mais 1 ou 2 dias sem o termostato? Moro em MG e meu quarto sempre está muito quente.

Provavelmente não tenha problema. Eu não tenho incubadora e aqui as temperaturas oscilam entre 20 e 30 graus e costuma dar tudo certo. No máximo o micélio vai responder crescendo mais lentamente, mas não deve morrer.
 
Última edição:
Tenho uma outra dúvida. Estou mantendo os copos dentro de uma caixa térmica fechada que foi esterilizada. Comprei um termostato que era pra ter chegado ontem, mas ainda não chegou. Tem algum problema ficar mais 1 ou 2 dias sem o termostato? Moro em MG e meu quarto sempre está muito quente.

Uma boa dica eh colocar cada copo dentro de um saco plastico desses de frutas e fechar bem com nó (nao é necessario troca de ar para micelio crescer).. após dentro de uma caixa de sapato(papelao) em cima da geladeira encostado na parede ao fundo..... o calor da serpentina e do motor da geladeira sobe... fazendo com que ajude aumentar a temperatura... ja vi alguns relatos de cultivos que foram feito desta forma e ocorreram mt bem...
Como informado, a baixa temperatura so vai fazer q cresca lentamente.
 

Anexos

  • ABD77967-97C4-419F-81D2-399F3134027A.jpeg
    ABD77967-97C4-419F-81D2-399F3134027A.jpeg
    385 KB · Visualizações: 10
==================
ATUALIZAÇÃO 30/11 e 03/12
==================

Fiz como Mrrn recomendou até o dia 30/11, entretanto após postar a imagem do resultado no sub reddit Shroons, todos os comentários me informaram que o micélio realiza troca gasosa, e deixar fechado gera lentidão no processo e pode até prejudicar o micélio. Após isso, retirei o saco plastico e as duas folhas de papel alumínio adicionais, já que tenho um selo de vermiculita.

4 dos 6 copos apresentam micélio, sendo que apenas 1 está grande, outros 3 estão pequenos mostrando um micélio saudável. Postarei apenas 2 imagens do copo que está mais avançado, pois esqueci de tirar dos outros.

Está bom? me disseram que talvez ela linha amarelada seja por que suprimi a troca gasosa.

30/11 - 65d46791-af2a-46fa-8366-d861ff3da70b.jpg

03/1278824f6d-c125-4c98-ae2b-d5a1cf7d0fcf.jpg


O cheiro dele está normal, mas por segurança deixei isolado dos outros.
 
Aqui imagem dos outros 3 bolos com micélio, e nenhum sinal de colonização nos outros 2, o que faço com eles caso não colonizem?

5ab6b637-64c0-44d0-8f91-1d19c5e3e150.jpg 44ce3b76-26bb-49af-93c0-2dfac52142ae.jpg b0eac4e0-dfdd-402e-9f84-f0439e54c955.jpg
 
==================
ATUALIZAÇÃO 05/12
==================

Fiquei com medo de todos os copos estarem contaminados, então comprei Lysoform, seringas novas e um potinho de exame novo. Limpei todo o escritório com o lysoform, alcool 70 e acendi algumas velas. Fervi a agua destilada, abri o potinho ao lado do fogo e enchi com a agua destilada fervendo(30ML) e já a guardei dentro da glovebox, esperei a agua esfriar e usei a outra metade do carimbo que eu tinha para fazer 3 seringas de 5ML. limpei o exterior delas com alcool 70, limpei o papel aluminio com alcool e embrulhei as 3 em papel aluminio, e tbm o potinho com os 15ml restantes.

Preparei 4 bolos com selo de vermiculita em copos de whiskey. esterilizei na panela de pressão por 1h e deixei virar a noite com a panela fechada.

==================
ATUALIZAÇÃO 06/12
==================

Hoje pela manha tomei banho com protex, limpei todo o quarto novamente, a panela de pressão, todo material que iria usar e acendi as velas.

Inoculei os 4 copos com 4 furos equidistantes colocando cerca de 0,6ml em cada furo, passando a agulha pelo fogo e alcool a cada furo e tapando imediatamente com fita microporosa. Terminando o procedimento os coloquei em uma caixa de papelão e guardei em cima da geladeira.

Agora irei esperar alguns dias pra verificar esses 4 novos copos, enquanto torço para que os outros 6 não estejam contaminados.
 
Olá @Naske

Parece estar tudo ok com os copos das fotos publicadas.
Lembrando de controlar a temp. da incubadora o qto mais preciso, melhor.

Sobre os copos que não colonizaram, se por ex. ficarem mais longe da fonte de calor, caso haja alguma, demora mais o desenvolvimento do micélio.

E caso não tenha colonizado, qdo vc for aniversariar algum deles, faça o G2G > Grain to grain

Boa Sorte.
Abraços!
 
==================
ATUALIZAÇÃO 13/12
==================

Perdi 2 copos por contaminação.

683e7be0-f0ed-4060-8843-3053559bf1a5.jpg
73bdf3e2-5ddc-4b5f-89b9-d5deceef5e1a.jpg

Enquanto isso os outros 4 estão saudáveis, sendo que 1 deles está quase completo, outro pela metade, outro com pouco micélio, e um apesar de parecer não ter, em um pequeno ponto dele da pra ver micélio dentro do bolo, deve ser um dos copos que eu errei e não injetei na parede do copo e sim mais pro meio do bolo.

89b8e12b-1d73-42f7-88c9-178c9dd69b50.jpg
d5114513-d22e-4493-823d-d3abc36b33b1.jpg

Os copos que eu inoculei semana passada, no dia 6, também estão tendo bons resultados.

1d791f08-1520-4e45-86d5-da66b6aa604c.jpg
 
==================
ATUALIZAÇÃO 13/12
==================

Semana passada eu aniversáriei 3 bolos, todos os 3 bem saudáveis e bonitos, com cheiro agradável.

IMG_20181227_084214267.jpg IMG_20181227_083524492.jpg IMG_20190101_192250873.jpg IMG_20190101_192555726.jpg IMG_20190101_192540409.jpg IMG_20190101_192600608.jpg

Estou utilizando para umidificar, um borrifador que minha mãe usava com amaciante para dar cheiro no sofá, e por isso a água dentro ficou com um cheiro suave de amaciante. Agora toda vez que abro a caixa, está com um cheiro estranho, minha namorada diz ser cheiro de coisa integral com amaciante, mas eu estou achando um cheiro desagradável.

Pego cada bolo individualmente diariamente e cheiro, e o cheiro está completamente normal, assim como o micélio está bem branco e saudável, apenas ainda não tem pins.

Devo me preocupar com esse cheiro? tem algum tipo de contaminação que não é visível?

Pretendo melhorar essa caixa assim que for aniversariar os outros 5 restantes que ainda estão colonizando os bolos, assim como trocar o borrifador.
 
Com o terrário tão úmido quanto parece estar (com as paredes suadas por dentro) não acho que precise ficar borrifando hehe

Tem contaminações mais difíceis de visualizar sim, mas, quanto ao mal cheiro, já li alguns diários em que melhorar a ventilação reduziu ou acabou com o mal cheiro. Então talvez valha fazer mais buracos no terrário e/ou aumentar os buracos que já existem e tapá-los com lã de vidro e/ou abanar mais vezes (umas três vezes ao dia se possível)

Quanto a cheirá-los individualmente, eu aprecio a dedicação, mas acho que isso talvez aumente o risco de contaminação haha

Lembrando que são só sugestões hehe e, no mais, me parece que seu culivo vai dar certo sim, a julgar pelas fotos!

Abraço!
 
Com o terrário tão úmido quanto parece estar (com as paredes suadas por dentro) não acho que precise ficar borrifando hehe

Tem contaminações mais difíceis de visualizar sim, mas, quanto ao mal cheiro, já li alguns diários em que melhorar a ventilação reduziu ou acabou com o mal cheiro. Então talvez valha fazer mais buracos no terrário e/ou aumentar os buracos que já existem e tapá-los com lã de vidro e/ou abanar mais vezes (umas três vezes ao dia se possível)

Quanto a cheirá-los individualmente, eu aprecio a dedicação, mas acho que isso talvez aumente o risco de contaminação haha

Lembrando que são só sugestões hehe e, no mais, me parece que seu culivo vai dar certo sim, a julgar pelas fotos!

Abraço!

Obrigado pelas dicas.

acabou que os dois bolos menores realmente estavam contaminados, assim que retirei eles no terrário e enterrei no jardim, o terrário parou com o cheiro estranho. Acho que porque com os menores eu não esperei 7 dias para consolidar após colonizar 100%.

Agora estou esperando para ver o que será do bolo maior, enquanto estou com mais 2 bolos 100% colonizados há 10 dias.
 
Você colocou uma garrafa com gelo? Está mantendo a temperatura em quanto?
Não tenho nada para poder medir a temperatura, mas nos períodos mais quentes do dia, minha cidade está passando dos 30º, ai quando sinto que está muito quente, coloco uma garrafa de gelo.
 
acabou que os dois bolos menores realmente estavam contaminados, assim que retirei eles no terrário e enterrei no jardim, o terrário parou com o cheiro estranho.
Que pena que estavam contaminados, mas que massa que passou o cheiro hehe

Já enterrei bolos contaminados num vaso com plantas e cobri cobri com cerca de 1cm de terra e folhas secas por cima(secas, no sentido de não estarem verdes, não de não estarem úmidas haha), mantendo a terra sempre úmida (minha vó rega as plantas quase todo dia hehe). Deu bastante certo, mas como eu estava viajando quando eles frutificaram, só encontrei um punhadão de cogumelos pretos e moles haha.

Então boa sorte e não esqueça de dar uma olhada onde vc enterrou os bolos de vez em quando hihi
 
Back
Top