Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º cultivo - Puerto Rico

Diário de cultivo problemático.
Bom dia galera

Já venho acompanhando o fórum dês do ano passado, mas recentemente foi que tomei a iniciativa de cultivar os benditos.
Pois bem, no dia 19/03/16 terminei o trabalho e estou esperando os copos inocularem.

Os copos estavam sem saída de ar, só ontem q fiz um furo e coloquei um filtro de algodão.
A temperatura aqui fica em torno de 27º C , já estão a mais de um mês inoculando, 1 mês e 4 dias.
Dois dos copos estão com uma aparência estranha, como se formassem uma teia branca, diferente dos outros dois copos onde o micélio está bem mais denso e uniforme.
Coloquei as fotos aqui p saber o que vocês acham.

Valeu!

Anexos

• DSC01214.JPG
    DSC01214.JPG
    88.9 KB · Visualizações: 26
  • DSC01215.JPG
    DSC01215.JPG
    101.8 KB · Visualizações: 26
  • DSC01216.JPG
    DSC01216.JPG
    95.1 KB · Visualizações: 27
  • DSC01217.JPG
    DSC01217.JPG
    88.3 KB · Visualizações: 27
Dois dos copos estão com uma aparência estranha, como se formassem uma teia branca, diferente dos outros dois copos onde o micélio está bem mais denso e uniforme.
Coloquei as fotos aqui p saber o que vocês acham.

O micélio de cubensis tem um tom branco brilhante típico, o que permite diferenciá-lo de algum possível contaminante, mas nem sempre aparece de forma nítida nas fotos.

Para mim esses seus dois copos com micélio difuso parecem suspeitos. Verifique se o tom de branco deles é o mesmo dos copos com micélio denso. Se não for é contaminante.

Realmente eles apresentam um branco mais opaco e levemente amarelado.
Eu já estava pensando em me desfazer deles, mas queria a e opinião de alguém com mais experiência.
Grato!

Pela minha pouca experiência, os contaminates se se apresentam pelas cores verde, vermelho e marrom.... Mas contaminação com a cor branca é possível mas é rara!
AconselhoAconselho encubar por mais uma semana e estabilizar a temperatura em 29c para ter um crescimento mais otimizado! Por isso a demora de um mês para colonizar a metade dos copos!

Eu também pensei que não estivesse contaminado por ser branco, talvez não esteja. Mas é muito estranho a forma como ele cresceu, apareceu depois de algum tempo quase todo copo branco opaco diferente dos outros copos que começavam de cima e desciam de uma forma que mostrava a borda do micélio se espalhando.
Sobre a demora dos copos eu estou achando que foi porque apertei o substrato para caber nos copos, ia sobrar um pouco então resolvei comprimir todos.

Compactar o substrato e um dos maiores erros que podemos cometer! Pois sem espaço dentro do copo vc enfrentará falta de oxigenação e dificuldade para ele crescer!

Realmente estava muito lento, resolvi que ontem fiz mais 3 copos p inocular.
Agora pouco resolvi tirar o micélio de um dos copos, mesmo não estando o copo completo.
No primeiro instante senti o cheiro característico do cogumelo, logo depois q fui tirando a parte mais de baixo estava com um cheiro de queijo!
Com certeza ele foi contaminado, havia uma parte levemente amarelada que eu removi.
Coloquei o que sobrou num recipiente, será q ele vai aguentar ou a infecção deve tomar conta?

Realmente estava muito lento, resolvi que ontem fiz mais 3 copos p inocular.
Agora pouco resolvi tirar o micélio de um dos copos, mesmo não estando o copo completo.
No primeiro instante senti o cheiro característico do cogumelo, logo depois q fui tirando a parte mais de baixo estava com um cheiro de queijo!
Com certeza ele foi contaminado, havia uma parte levemente amarelada que eu removi.
Coloquei o que sobrou num recipiente, será q ele vai aguentar ou a infecção deve tomar conta?
Se a parte do micélio q você tirou estiver sadia daria pra colonizar outro copo! Mas acho difícil, pois vc disse estava com cheiro de queijo com cor amatelada q caracteriza contaminação! Se eu fosse você não perderia tempo com isso. Canalize sua força a uma nova cultura!

Luz e paz!

Canalize sua força a uma nova cultura!
Foi o que fiz.
O segundo copo estava na mesma condição uma parte saudável e outras partes amarelando, então resolvi tirar pedaços do micélio até chegar na parte fedida. Foi ai que parei e descartei o restante.
Essa parte que foi salva eu não arrisquei colonizar outros copos pq ela também pode estar contaminada, mas como não estava fedendo eu peguei essa pequena quantidade e coloquei no terrário. Se brotar vai ser bem pouco, mas vai servir para eu conseguir mais esporos.
A minha ultima seringa de esporos usei num novo cultivo, inoculei no dia 23.
Me desejem sorte :)

Sorte no seu novo cultivo meu amigo! Faça todos os procedimentos como reza na cartilha que logo logo terá seus filhotes lindos e saudáveis!

Muita luz e paz!

Pela minha pouca experiência, os contaminates se se apresentam pelas cores verde, vermelho e marrom.... Mas contaminação com a cor branca é possível mas é rara!

Oi, @cecel_psy. Então, essa a parte que me levou ao discordei na sua postagem, agora pela minha também pouca experiência. :p

Bem, nos meus cultivos tem sido muito comum uma contaminação a qual costumo chamar de "parece poeira", caracterizada por um micélio mais pra cinza (que confunde com branco) quase transparente. Ela anda bem frequente aqui em casa e também observei em alguns poucos diários nesse ano. :coffee:

----------------------

A melhor forma de diferenciar do micélio do cubensis é como o @Ecuador disse:
O micélio de cubensis tem um tom branco brilhante típico, o que permite diferenciá-lo de algum possível contaminante

E outro indicador é observar que um micélio bem rizomórfico e branco pare de crescer subitamente obstado por um micélio bem mais claro.

Não é bom fazer isso, porque se não houvesse contaminação, passaria a haver. :)

Normalmente se espera dentro do copo pra saber se o micélio vai vencer ou não. Vamos ver o resultado. :bigode:

Realmente removi apenas a parte saudável, os pins já estão aparecendo :)
O rendimento vai ser bem pequeno, mas assim vou conseguir mais esporos e tentar novamente.
Valeu pessoal!

Back