Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo. PFTEK - Strain Ecuador.

  • Criador do tópico Merovingio
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Olá, bom dia.

Após anos, finalmente criei coragem (ou deixei a preguiça de lado) e decidi iniciar o meu cultivo. Meu primeiro contato com este fórum remete aos anos de 2005/2006 quando tive as minhas primeiras experiências com selvagens e outros psicodélicos e desde então sempre faço visitas esporádicas tanto para ler diários ou apenas "stalkear" postagens aleatórias, pois acho interessante tudo isso.

Talvez esta "demora" para iniciar um cultivo próprio tenha sido melhor, pois hoje já estou na "casa dos 30", com graduação concluída, independência e o fator principal, mais maturidade para tratar o assunto com o respeito e seriedade que ele merece!!

Então vamos lá, descrevei aqui neste diário todo o processo que farei nesta primeira tentativa, com erros, acertos, dúvidas e insights caso ocorram!

Soundtrack recomendada do dia : https://soundcloud.com/outsidersmusic/outsiders-exclusive-set-for-boom-festival


Após ler bastante diários e Guias de Cultivo, decidi experimentar 3 técnicas diferentes, que são :

- PF-TEK seguindo o Manual Postando pelo usuário @tup no Link ( e diga-se de passagem, merece todos os parabéns pelo excelente material) : https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/

- Sementes para pássaros, seguindo os procedimentos apresentados pelo usuário @RainSpirit em uma série de vídeos bastante esclarecedora no link :
- Milho para pipoca, com os procedimentos apresentados pelo usuário @Mauricio no link : https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/


Dia 09/09/12 :

- Com todos os materiais necessários para inoculação/incubação em mãos, decidi iniciar a minha primeira tentativa seguindo o material descrito pelo Tup, inoculando apenas um pote experimental para ter a certeza que procedi corretamente na etapa de esterilização do substrato e assim não perder vários potes de uma só vez. Após o resfriamento da panela de pressão, limpei toda a superfície do local onde faria a inoculação com álcool 99,8%, assim como todo o exterior da PP.

- A inoculação foi feita com uma seringa multi-esporos de 5mls adquiridas em um site nacional, flambada e limpa com álcool em cada furo feito. ( não sei se as regras permitem citar em qual site foram adquiridas).
- Como escolhi inocular apenas 1 pote, escolhi um relativamente grande e inoculei todo o conteúdo da seringa, já que no Manual do Tup diz 1ml por furo em um copo de uísque e o pote escolhido cabe aproxidamente 4x mais, tapei os buracos com fita microporosa.
- Procedi previamente a limpeza da caixa térmica de isopor, onde contem um termostato de aquário setado para 28º e um termômetro digital para acompanhar as variações de temperatura e coloquei o substrato inoculado para descansar.
- Envolvi o isopor em um saco preto e o coloquei em um lugar calmo e sem movimento do casa.
- Ansiedade. :D



Dia 12/09/14

- Aparecem os primeiros sinais de alguma coisa dentro do pote, tom branco, ainda não tenho certeza se é o Micélio ou alguma contaminação, mas fiquei feliz por saber que alguma mágica estar ocorrendo ali dentro, dei as boas vindas, recoloquei o pote em sua casa e fui viajar a trabalho e não acompanhei o desenvolvimento no fim de semana.

Dia 15/09/2014

- Tomei meu café da manhã com uma ansiedade que se assemelha à aquela que tive momentos antes de beijar pela primeira vez uma garota! :X3:
- Houston we have Mcelium!! logo ao abrir tive uma grata surpresa, pude notar vários pontos em um tom branco muito forte e várias "perninhas" ou "maozinhas" como preferirem (rizomorfia?). A foto segue em anexo.
- Feliz demais por tudo estar correndo como o esperado até agora, sem sinais de contaminação e ao que parece aos meus olhos de leigo o micélio parece estar bem saudável e forte.

- Ainda esta semana farei inoculação em Grãos de Milho e sementes para pássaros.


Encerro hoje por aqui o diário e me comprometo em postar updates sempre entre 1 ou 2 dias sobre o que está acontecendo por aqui! :).


Grande Abraço e muito obrigado à toda esta comunidade que fornece um material espetacular!!

Merovíngio.
 

Anexos

  • 20140915_100419.jpg
    20140915_100419.jpg
    93.9 KB · Visualizações: 21
- Como escolhi inocular apenas 1 pote, escolhi um relativamente grande e inoculei todo o conteúdo da seringa, já que no Manual do Tupy diz 1ml por furo em um copo de uísque e o pote escolhido cabe aproxidamente 4x mais, tapei os buracos com fita microporosa.


Você quis testar para ver se fez tudo certo e aí optou por um pote somente. Mas usou um pote grande, em que arriscou uma grande quantidade de substrato, e injetou toda a seringa nele? Já pensou em, da próxima vez que for testar, usar um um só pote, de tamanho normal? E só 1ml para inocular?

Outro detalhe, esse pote tem a boca mais estreita que o corpo? Porque me pareceu que não sim. Se a boca for mais estreita que o corpo do pote ou você vai ter que tirar o substrato colonizado em pedaços e fazer casing - o que não é uma boa escolha para um novato - ou vai ter que quebrar o pote para tirar o bolo inteiro.

E o álcool 99,8% não é o melhor para desinfetar. Use álcool 70.


Quanto à técnica do @Mauricio para milho, leia o que ele escreveu há uns dias atrás: https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/page-98#post-152550
 
Última edição:
Você quis testar para ver se fez tudo certo e aí optou por um pote somente. Mas usou um pote grande, em que arriscou uma grande quantidade de substrato, e injetou toda a seringa nele? Já pensou em, da próxima vez que for testar, usar um um só pote, de tamanho normal? E só 1ml para inocular?

Outro detalhe, esse pote tem a boca mais estreita que o corpo? Porque me pareceu que não. Se a boca for mais estreita que o corpo do pote ou você vai ter que tirar o substrato colonizado em pedaços e fazer casing - o que não é uma boa escolha para um novato - ou vai ter que quebrar o pote para tirar o bolo inteiro.

E o álcool 99,8% não é o melhor para desinfetar. Use álcool 70.


Quanto à técnica do @Mauricio para milho, leia o que ele escreveu há uns dias atrás: https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/page-98#post-152550

Realmente, você tem razão! Nas próximas farei desta forma que você sugeriu.

Sobre a abertura, a minha intenção com este pote ainda não é coloca-lo para frutificar e sim usa-lo para inocular outros potes com o mesmo. :)

Sobre o álcool, sério? Realmente não sabia. Eu possuo os 2 aqui, tanto o 99.8% que uso para outros fins e o 70%. Nas próximas a farei com o 70, obrigado!!

Vou ler o que o Mauricio postou! Novamente obrigado pelas dicas! :)
 
Sobre a abertura, a minha intenção com este pote ainda não é coloca-lo para frutificar e sim usa-lo para inocular outros potes com o mesmo.


É um outro procedimento arriscado para um cultivador iniciante. Mas, boa sorte.
 
É um outro procedimento arriscado para um cultivador iniciante. Mas, boa sorte.

Sim, tem razão, mas farei o procedimento dentro de uma GloveBox que confeccionarei em breve! :)

Farei também outros PFTEK em copos de uísque normal para frutificação no próprio bolo, minha intenção não é frutificar o mais rápido possível e sim experimentar as técnicas aqui expostas! ;)
 
1ml por pote = 0,25ml para cada furo (4 furos equidistantes).

Faz CL quando este pote ai estiver 100%.
 
1ml por pote = 0,25ml para cada furo (4 furos equidistantes).

Esse é o volume clássico de inoculação usado na PFTek, mas o @tupy realmente colocou 1ml por furo no guia ilustrado que ele fez. Para quem tem carimbo e pode fazer seringas à vontade não faz muita diferença, mas para quem só tem uma seringa é melhor mesmo injetar 0,25 ml por furo.
 
Sim, correto!! No guia postado pelo Tup diz 1ml por furo, total 4ml por pote!

Já estou providenciando carimbos para fazer as seringas eu mesmo! :)

Gostei da ideia de fazer uma CL @Arcturus , vou incluir na minha lista de coisas a fazer! ;)
 

Anexos

  • 4ml.png
    4ml.png
    140.6 KB · Visualizações: 17
Update:

Soundtrack recomendada do dia : https://soundcloud.com/djfadamusic/djfada-now-its-our-turn-winter-solstice2013

17/09/2014

- 8 Dias após a inoculação o pote está assim. Estou na dúvida se ali dentro realmente contém apenas o micélio de P.Cubensis. Meu olho de iniciante não me dá bases para definir se existe ali uma CobWeb ou não... analisei fotos de cultivos contaminados por Cobweb mas mesmo assim para mim continua "inconclusivo" apesar de eu estar inclinado a acreditar que realmente seja Cob (apenas por não ser experiente e por talvez ter deixado passar algo, apesar de ter seguido exatamente a risca o Manual do Tupy). Pois vi fotos que aspecto semelhantes ao meu em que cultivadores experientes diziam ser cobweb e vi outros semelhantes em que diziam estar tudo normal, ou seja... ainda não possuo o "olho clínico" que os mais experientes aqui tem e então peço ajuda... o que vocês acham?!

- Fotos de hoje pela manhã em anexo.

- Irei providenciar hoje o material necessário para confeccionar uma Glovebox caseira em caixa organizadora, assim que concluir posto aqui o resultado.

- Breve chegará um carimbo de TKSSS em que devo proceder inoculação em copos de uísque para frutificação no próprio bolo.


Abraços!
 

Anexos

  • 20140917_125238_resized.jpg
    20140917_125238_resized.jpg
    131.8 KB · Visualizações: 15
  • 20140917_125244_resized.jpg
    20140917_125244_resized.jpg
    75.5 KB · Visualizações: 14
  • 20140917_125251_resized.jpg
    20140917_125251_resized.jpg
    118.5 KB · Visualizações: 14
  • 20140917_125310_resized.jpg
    20140917_125310_resized.jpg
    127.6 KB · Visualizações: 14
  • 20140917_125329_resized.jpg
    20140917_125329_resized.jpg
    85.7 KB · Visualizações: 17
  • 20140917_125346_resized.jpg
    20140917_125346_resized.jpg
    81.8 KB · Visualizações: 15
  • 20140917_125348_resized.jpg
    20140917_125348_resized.jpg
    99.2 KB · Visualizações: 15
  • 20140917_125408_resized.jpg
    20140917_125408_resized.jpg
    70.3 KB · Visualizações: 14
Última edição por um moderador:
- 8 Dias após a inoculação o pote está assim.


Tem algo diferente no seu substrato. Normalmente o micélio germina e vai cobrindo a área do substrato em contato com o vidro.

Nesse seu pote o micélio parece estar vindo de dento do substrato. Você inoculou junto ao vidro ou no meio do substrato?
 
Tem algo diferente no seu substrato. Normalmente o micélio germina e vai cobrindo a área do substrato em contato com o vidro.

Nesse seu pote o micélio parece estar vindo de dento do substrato. Você inoculou junto ao vidro ou no meio do substrato?


Fiz 4 furos de 1ml apontando para o vidro, o 1ml que restou apontei para o centro do substrato. Isto é um problema @Ecuador ??
 
Fiz 4 furos de 1ml apontando para o vidro, o 1ml que restou apontei para o centro do substrato. Isto é um problema @Ecuador ??


Inocular assim não é um problema. O possível problema pode ser esse crescimento estranho.
 
O que mais achei estranho foi a vermiculita grudada no vidro, os meus potes não costumam apresentar isso. o_O
Alguém sabe o motivo? :huh: parece excesso de agua.
 
Última edição:
O que mais achei estranho foi a vermiculita grudada no vidro, os meus potes não costumam apresentar isso. o_O
Alguém sabe o motivo? :huh: aprece excesso de agua.

Percebi isso também Arcturus, mas acredito que seja pela granulação da vermiculita ser muito fina.

Ao preparar a mistura, fiz o teste e apertando com muita força saia apenas uma gota de água!

Mas pode ser excesso também, kkkk... mas não sei, só sei que foi assim... :roflmao:
 
Percebi isso também Arcturus, mas acredito que seja pela granulação da vermiculita ser muito fina.

Vermiculita fina não faz o substrato grudar no vidro. Pelo menos não nos meus cultivos. Tem algo diferente aí.

Compactação do substrato?
 
Vermiculita fina não faz o substrato grudar no vidro. Pelo menos não nos meus cultivos. Tem algo diferente aí.

Compactação do substrato?

Talvez @Ecuador! Mas acredito que não... se não é comum isso acontecer por conta de vermiculita fina então acredito que a causa mais provável seja mesmo água em excesso, talvez tenha entrado na esterilização na PP. Infelizmente não sei identificar se está muito compactado ou muito úmido, mas a mistura "se mexe" de uma forma que se parece solta quando eu pego o pote.
 
Pois vi fotos que aspecto semelhantes ao meu em que cultivadores experientes diziam ser cobweb e vi outros semelhantes em que diziam estar tudo normal, ou seja... ainda não possuo o "olho clínico" que os mais experientes aqui tem e então peço ajuda... o que vocês acham?!

Em minha opinião não se trata de cobweb. Pode ficar tranquilo, tenho quase certeza que é P. cubensis.

Como os amigos citaram acima, acredito que rolou um excesso de umidade combinado com a vermiculita muito fina. Esse aspecto da vermiculita é comum em meus cultivos quando estou preparando o casing para pasteurizar. Na próxima use/compre vermiculita um pouco maiores, ou você pode peneirar a que você tem agora, mas tome cuidado para não inalar o pó.
 
Em minha opinião não se trata de cobweb. Pode ficar tranquilo, tenho quase certeza que é P. cubensis.

Como os amigos citaram acima, acredito que rolou um excesso de umidade combinado com a vermiculita muito fina. Esse aspecto da vermiculita é comum em meus cultivos quando estou preparando o casing para pasteurizar. Na próxima use/compre vermiculita um pouco maiores, ou você pode peneirar a que você tem agora, mas tome cuidado para não inalar o pó.

Obrigado @Cosmik!!:)

Comprar outro tipo de vermiculita pode ser um pouco difícil por agora! Procurei bastante aqui na minha região e o único fornecedor que faz venda a varejo só possui a vermiculita fina em sacos de 100 Litros e o outro fornecedor que possui outras granulações só faz venda no atacado para construções e etc... e o pedido minimo são 100 sacos!! :roflmao:.

Na próxima vou peneirar esse trem e tomar mais cuidado na questão de umidade, pois tenho vermiculita fina "pro resto da vida" aqui ainda . :D
 
Uma ideia é misturar a vermi fina com pó de casca ou fibra de coco, aí o substrato fica mais arejado e os cubensis adoram!
 
Back
Top