Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo: MDK

Diário de cultivo problemático.
Ola amigos, depois de ler um pouco decidi começar meu 1º cultivo
vamos lá

Strain: mexican dutch king
Fonte esporos: prófungos :)
Técnica: PK tek (arroz integral e vermiculita)
Cidade: Brasília - DF

Li vários diários de cultivo, mas minha fonte principal foi o manul de cultivo da livraria aqui do fórum

Ontem (dia 12/10) preparei os bolos e enquanto esterizara fiz a seringa
(obs: não preparei a seringa na glove box, mas tomei os cuidados q pude, usei luvas, limpei tudo com alcool...)
meu pote com o carimbo tá parecendo uma água suja, é assim mesmo?
vi em outros diários, fotos diferentes do meu

potes prontos (e a bagunça depois)
pote1.jpg

na panela de pressão
pote2.jpg

1h00: começou a ferver
1h38: parou de bater (não tinha mais água mesmo)
7h30: abri a panela, tampei os potes, e guardei na geladeira

vou inocular hoje (13/10)
 
Última edição:
E ai Johnn_Queste blz? Comecei a cultivar tem uns 2 meses só mas acho que posso dar umas dicas! Pelo q vi estudou bastante a biblioteca antes de começar e escolheu a melhor tecnica pra começar, além de ter conseguido o carimbo na Prófungos :) ! Se vc não tiver uma glove bem feita é melhor fazer sem mesmo, a minha foi um desastre, tive que abrir e comprometer tudo na 1 vez!

Uma dica que já me deram aqui, deixe o alumínio "meio solto" (ajuda o vapor esterilizar o bolo), sem furos (não deixa o bolo exposto até a inoculação) e corte as bordas pra ficar "certinho" (mais fácil pra visualizar e vedar). E coloque um "suporte" pros copos na panela, vc vai conseguir esterilizar 1h sem acabar a água.

Masss como vc já viu aqui cada um faz + ou - de um jeito. E o seu vai dar certo acredite, conta ai como foi a inoculação ontem!!! Good vibeS :alien: !!!!!!!
 
E ai Johnn_Queste blz? Comecei a cultivar tem uns 2 meses só mas acho que posso dar umas dicas! Pelo q vi estudou bastante a biblioteca antes de começar e escolheu a melhor tecnica pra começar, além de ter conseguido o carimbo na Prófungos :) ! Se vc não tiver uma glove bem feita é melhor fazer sem mesmo, a minha foi um desastre, tive que abrir e comprometer tudo na 1 vez!

Uma dica que já me deram aqui, deixe o alumínio "meio solto" (ajuda o vapor esterilizar o bolo), sem furos (não deixa o bolo exposto até a inoculação) e corte as bordas pra ficar "certinho" (mais fácil pra visualizar e vedar). E coloque um "suporte" pros copos na panela, vc vai conseguir esterilizar 1h sem acabar a água.

Masss como vc já viu aqui cada um faz + ou - de um jeito. E o seu vai dar certo acredite, conta ai como foi a inoculação ontem!!! Good vibeS :alien: !!!!!!!
opa, obrigado
esse eu já esterilizei
mas as dicas serão muito úteis pros próximos

não consegui inocular ontem
cheguei muito tarde do trabalho
vou inocular hj :)
 
Parabéns pela iniciativa irmão!!!

E que vc tenha muita prosperidade com os cultivos por aí!

BOa sorte! Acompanhando!
 
obrigado gente!

consegui inocular ontem de noite (14/10)
acho q fiz tudo certo

o micélio os esporos
mdk.jpg

a seringa
seringa.jpg

os potes depois de inoculados
pote3.jpg
(segui parte da dica do Z-Boo e tirei o excesso de papel alumínio do pote)

dúvida: os potes continuam fechados? ou eu tiro a fita q cobre os 2 furos no papel alumínio?
 
Última edição:
dúvida: os potes continuam fechados? ou eu tiro a fita q cobre os 2 furos no papel alumínio?

Retirar a fita é abrir as portas para contaminantes.

E se eu fosse você não confiava tanto nesse barbante. Passe fita isolante para garantir que os copos fiquem bem fechados: ela é elástica e vai fazer com que o papel alumínio fique muito bem grudado nos copos.
 
Última edição:
Retirar a fita é abrir as portas para contaminantes.
Se eu fosse você não confiava tanto nesse barbante. Passe fita isolante para garantir que os copos fiquem bem fechados.
obrigado

eu apertei tanto o barbante que achei que ia quebrar o copo :ROFLMAO:
mas vou passar a fita isolante, melhor prevenir
passo por cima do barbante mesmo?
pq se eu tirar o barbante, mesmo q seja rápido, pode contaminar, né
 
obrigado

eu apertei tanto o barbante que achei que ia quebrar o copo :ROFLMAO:
mas vou passar a fita isolante, melhor prevenir
passo por cima do barbante mesmo?
pq se eu tirar o barbante, mesmo q seja rápido, pode contaminar, né

Passe um pouco acima do barbante. :)
 
Que beleza, bom lhe ver por aqui, e, já iniciando um cultivo, boa sorte nesse caminho mágico :)
 
Que beleza, bom lhe ver por aqui, e, já iniciando um cultivo, boa sorte nesse caminho mágico :)
Tup, és a mesma Tup do PE? que legal :LOL:

--------
atualizando o tópico
comprei perlita, já pensando o próximo passo
brasília é muito seca
 
10 dias da inoculação
c/ flash
pote4.jpg

s/ flash
pote5.jpg

apareceram essas manchas em TODOS os potes
pote6.jpg
creio q seja contaminação, mas o bem está prevalecendo :)

agora o que eu achei super engraçado foi q até o 6º dia não tinha nem sinal de micélio
nadinha, aí no dia 7 já apareceu, e foi só multiplicando

outra coisa: achei muito bonito os potes, muito bonito mesmo
coisa q não consegui transmitir nas fotos, parece meio sem graça
talvez pq a câmera do celular seja ruim
talvez pq essa beleza seja pra ser vista ao vivo
vai saber...
 
Última edição:
olha, fui ver hj e apareceram umas "marcas"
pote7.jpg pote9.jpg pote10.jpg
é contaminação?
na biblioteca, não achei nada parecido,
mas vi algo parecido no cultivo do kgmj

já as manchas pretas estão diminuindo (o micélio tá indo pra cima :p)
pote6.jpg pote8.jpg
 
tá crítico isso ai, contaminação dominando todos os teus copos.
 
Back
Top