Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Esporos Selvagens - Mix de técnicas: esporos no ar x terrário balde (Pernambuco)

Diário de cultivo problemático.
Olá! Venho aqui criar meu primeiro diário de cultivo de meu primeiro cultivo. Não dispunha de muitos recursos ou aparelhagem de controle de incubadora ou terrário aqui então tentei usar o que tinha e simplificar o máximo na medida do possível.

Esporos: Cubensis Selvagens (carimbo feito em julho do ano passado(17), esporos imergidos em água mineral e aspirados, seringa guardada na geladeira por 2 dias antes de inocular)

Substrato e copo: Pf tek padrão, 2 vermiculita + 1 Farinha de arros integral +1 de água, misturados e colocados em 3 copos desses de tomar cerveja em bar safado (1 real cada). Selo de vermiculita apenas na parte de cima do copo espessura de um dedo mindinho, e mais a mesma distancia pra boca do copo sem nada. Cobertos com papel alumínio e fechado com fita isolante. Uma segunda camada de papel alumínio solta foi colocada por cima.

Esterilização: A esterilização do substrato foi feita em autoclave e os mesmos passaram 2 dias dentro do grau cirúrgico (envelope usado pra esterilizar em autoclave) antes de serem inoculados.

Inoculação: Sem glove box, sem círculo de velas, aqui na mesa do computador, com os materiais limpos com álcool 70º. Agulha nova e estéril. Inoculação em 4 pontos 3 nas bordas e um mais no centro do copo. Nos copos 1 e 2 foi inoculado 1 ml em cada furo, no copo 3, 2 ml em cada furo. Os furos foram tampados com micropore e a camada de papel alumínio solta reposicionada.

Incubação: Caixa de isopor pequena (3 copos pequenos apertados) sem nenhum tipo de controle de temperatura. Guardada em um quarto inabitado em cima de uma cama. Temperatura local variando de 24 a 29 graus, em alguns momentos de 19 a 24.

Dia 5:
Copo 1: crescimento tímido com possível presença de contaminação cinza.
Copo 2: crescimento igual ao copo um porém sem presença de contaminação
Copo 3: Crescimento considerável e saudável do micélio (copo de 2 ml por furo) tomava 20% do copo já.

Dia 12:
Copo 1: Confirmada contaminação porém o micélio ainda se desenvolvia, foi retirado da incubadora pra um local separado (dentro do armário kkk)
Copo 2: desenvolvimento do micélio aumentou, porém parecia acontecer mais na parte interna do substrato que na periferia. Ausência de contaminação visível
Copo 3: 60% do copo tomado pelo micélio ainda saudável.

Dia 16:
Copo 1:
Copo 2: colonização continua progredindo internamente sem tocar muito as paredes do copo ainda
Copo 3: 90% colonizado faltava apenas o fundo do copo

Dia 20: (fotos)
Copo 1: Ainda aguardando.. talvez eu tente aniversariar mesmo contaminado em um terrário mais simples separado.
IMG_7904.JPG IMG_7905.JPG IMG_7906.JPG IMG_7907.JPG
Copo 2: Colonizado +- 80%, presença de linhas amareladas/amarronzadas que não sei se já configura contaminação, porém são poucas.
IMG_7893.JPG IMG_7894.JPG IMG_7895.JPG
Copo 3: Copo totalmente colonizado sem contaminações visíveis, porém quando tirei notei também poucas linhas amarelas. Decidi que seria aniversariado no dia seguinte e levei pra um coldshock na geladeira por cerca de 12 horas e meia.
IMG_7885.JPG IMG_7887.JPG IMG_7889.JPG IMG_7890.JPG IMG_7891.JPG IMG_7892.JPG

Dia 21:
Aniversário do copo 3

Terrário: usado um balde de suplemento equino com capacidade de aproximadamente 10 litros, 8 furos feitos com ferro de solda, 4 na parte inferior (aproximadamente 4 dedos acima do fundo e 4 mais em cima, todos cobertos com micropore por dentro e por fora. O balde foi limpo extensivamente com álcool 70º, uma camada de argila expandida no fundo (tendo passado 12 horas imergida em água com água sanitária) coberta com água mineral. Sobre a argila foi posto uma bandeja (tampa de pote plástico redondo). Em cima da tampa camada fina de vermiculita (estéril) encharcada(não em excesso).

O bolo foi retirado do copo e partido na metade. as duas metades polvilhadas de camada fina de vermiculita seca e em seguida toda a parte interna do terrário e os bolos humidecidos com um borrifador com água mineral.
IMG_7900.JPGIMG_7898.JPGIMG_7897.JPGIMG_7899.JPGIMG_7896.JPG

O terrário foi todo coberto com papel filme (livrando os furos com micropore) e colocado em cima da cama pra evitar variação térmica do azulejo do chão. A luz é indireta e vem dos vidros da janela.
IMG_7902.JPG IMG_7901.JPG

Temperatura ambiente hoje variando dos 19 aos 24ºC.

Atualmente aguardando a pinagem pra postar aqui.
 
Dia 22

Ao olhar a incubadora com o copo 2 (único que ainda permanecia lá) notei um caldo preto escorrendo por fora do copo e melando o piso do isopor, quando tirei o pedaço de papel alumínio de cima, surpresa! contaminação massiva (creio que bacteriana) junto com pedaço de micélio, parecia um ovo frito sem gema e com shoyu, com um cheiro forte também. Então acho que tive de tudo na primeira tentativa de cultivo e domesticação.

Acredito que foi por causa do micropore (unica parte não estéril nem descontaminada) acho que devia ter esterelizado os copos ja com os pedaços de micropore no lugar mesmo que tivesse que furá-los e cobri-los com outros pedaços depois da inoculação. o_O

Copo 1: contaminação fungica
Copo 2: contaminação bacteriana
Copo 3: aniversariado (aguardando)

WhatsApp Image 2018-04-22 at 15.45.26.jpeg
 
Que doidera esse cultivo amigo, eu ansioso pelos resultados... Veio bruto esse copo 3 em !!! hahahahaha Noix !!
 
Vai que vai!! Acompanhando por aqui meu caro. Tomara que dê tudo certo nessa domesticacao, tbm gostaria de tentar com carimbo selvagem
 
Todo início é desafiador. E é muito bom poder acompanhar do Diários de Cultivo aqui. Suas descrições e narrativas ajudam muito. São tantas variáveis envolvidas que é importante cada percepção de todas as etapas. Estou com um cultivo iniciado. Em tempo abrirei um post. Aqui na expectativa dos novos capítulos de sua senda. Valew.
 
Todo mundo curioso!
Acho que deu certo, e está admirando o cosmos ainda!
 
Acredito que foi por causa do micropore (unica parte não estéril nem descontaminada) acho que devia ter esterelizado os copos ja com os pedaços de micropore no lugar mesmo que tivesse que furá-los e cobri-los com outros pedaços depois da inoculação. o_O
Vc diz na hr de inocular? se sim ... faz os furos equidistantes, põe o selo de alumínio, inocula nos potes e volta o selo. Nos paranaues da vela e asséptica num precisa de microporosa. Só num ficar mexendo. A microporosa vem esteril tbm. Já tava contaminado pq são selvagens.

Agora esse 3° copo promete ...
Se vingar é uma media excelente pra selvagens...
 
Back
Top