Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - Campinas - PF TEK

Diário de cultivo problemático.
Primeiramente, Saudações a todos.

Como disse na minha apresentação, já iniciei meu 1º cultivo.
Escolhi, no site "ghkjh" o strain "Campinas" por simpatia (poderia ter escolhido qualquer outro, pela ignorância no assunto).

Comecei a estudar o cultivo pelo método "Esporos no Ar", enquanto aguardava o recebimento do carimbo.

Recebi os esporos com os seguintes dados:

Data - 04/16
Colonização - 28/30ºC
Frutificação - 23/26ºC

Preparando o terreno:

Caixa de isopor para incubação, já tinha, pintei de preto por dentro e por fora.

Termohigrômetro, achei esse: http://produto.mercadolivre.com.br/...gital-com-termmetro-cabo-e-sensor-externo-_JM (posso publicar o link?).

Termostato, casa de aquário - Esse foi um detalhe que não vi por aqui: Como o termostato fica isolado em sua "ampola aquática", resolvi fazer o seguinte:
Montei uma extensão com um potenciômetro, que tanto pode ser para lâmpada ou ventilador (minha escolha). O termostato tem a potência indicada de 25W, o potenciômetro de ventilador 500W, certamente um de lâmpada dá conta do recado. Então deixei o termostato no máximo e regulo pelo potenciômetro.
Lembrando que estou em Resende/RJ, onde a variação de temperatura dia/noite é bem considerável.
Detalhe importante: ao usar o potenciômetro, é bom que ele esteja ligado na "fase", para 110V. É só conferir com aquela chavinha de fenda que tem uma luzinha (chave teste).
Não dá merda se ligar ao contrário, só é mais indicado.

Vermiculita, achei o endereço por aqui (Rua Uruguaiana/RJ).

Arroz cateto.

E as coisas que já conhecemos: luvas, máscaras, material de limpeza/assepssia, etc.

Vamos ao trabalho:

Como o momento merecia, comprei copos novos, cônicos, para preparar os bolos. Six pack.
Ao lavá-los, quebrei um (isso é um sinal...).

06/07/2016:

Preparei o substrato seguindo as proporções do "Esporos".
Fiz a tampa com pp alumínio, lacrei com isolante e pus mais duas por cima.
Na hora de colocar na panela de pressão -Surprise!- os cinco couberam direitinho na danada.
50 minutos de pressão.
Ok, copos prontos.

07/07/2016:

Preparei uma caixa que usava como estufa, na ausência de uma glovebox.
Uma caixa de compensado, que borrifei com solução de água sanitária, deixei secar com a lâmpada e mais três borrifadadas com álcool 70%.
Pus uma placa de vidro como base (devidamente tratada).
Banho tomado, camisa de manga, luvas e um rolopac fazendo o isolamento (luva/manga de camisa/rolopac em volta).
Creio que o calor gerado pela lâmpada criaria uma atmosfera isolante.

Seringas/Inoculação:

Raciocínio: 5 copos - masomenos 2mLpor "furo" - 2 seringas de 20mL
Raspei os esporos (quase metade, o carimbo era menor do que eu imaginava, e só o abri na hora da ação) em 40mL de água destilada, misturei com os jatos da seringa.
Enchi as duas, embrulhei em alumínio e rolopac e pus na geladeira para preparar a inoculação.
Duas horas depois, estava pronto para inocular.
Como eram duas seringas, fiz o seguinte, para controlar:
2 copos - Seringa azul
2 copos - Seringa vermelha
Copo restante - metámetá.

Vou ficar devendo as fotos, porque eu tinha que dar um start no diário (em retrospectiva...).
Mas já fiz uma inspeção e estou achando o desenvolvimento muito lento.

Dois fatores que pensei:

Hidratação do substrato (pouca, eu acho).

Hidratação dos esporos - Minha dúvida principal, só depois vi que o normal é aguardar mais tempo com os esporos na seringa (o tuto que segui não comentava...)

Sei que as fotos são fundamentais, vou postar ASAP.

Se faltar algum dado a reportar, me avisem.

Abrax

Já editando, há o detalhe da temperatura, que vi aqui: os bolos tem uma temp de +/- 2ºC acima. Tenho mantido a caixa em +/- 27ºC (potenciômetro...).
Outro detalhe: não flambei as agulhas...
 
Última edição:
Hidratação do substrato (pouca, eu acho).
Se seguiu a receita da PFtek, ela deve estar perfeita. O substrato deve aparentar mais pra seco mesmo.
Tenho mantido a caixa em +/- 27ºC
Está bom. Tente não passar disso.
Qual a porcentagem de colonização dos copos? Segure a ansiedade, se não há sinais de contaminação já está no lucro. Aguardamos as fotos. :)
 
Vamos às fotos!
Começando pelo destaque do desfile, o carimbo:
Carimbo.jpg
A câmara que eu preparei (com o controle remoto enrolado no rolopac, pra acompanhar o processo...).
Camara.jpg
Caixa de incubação:
Caixa I.jpg Caixa II.jpg
Tiradas hj (27/07)
Seringa azul:
Az 1.jpg Az 2.jpg
Seringa Vermelha:
Vm 1.jpg Vm 2.jpg
Mix:
Mix Ft 1.jpg Mix Ft 2.jpg Mix Ft 3.jpg

Como visto, devo mudar o nome do Mix pra Frank! Ou Alien! Descarto imediatamente? Impressionante o que aconteceu com ele!
Os outros parecem bem.
Então, aguardo opinião e conselhos dos amigos.
Abraços.

Edit: as fotos dos copos não ficaram "em pé", como as originais. Sem tempo agora para corrigir. Se alguém me passar o bizu, agradeço.
 

Anexos

  • Az 1.jpg
    Az 1.jpg
    60.7 KB · Visualizações: 13
  • Az 2.jpg
    Az 2.jpg
    65.9 KB · Visualizações: 12
  • Vm 1.jpg
    Vm 1.jpg
    65.5 KB · Visualizações: 11
  • Mix Ft 2.jpg
    Mix Ft 2.jpg
    59.4 KB · Visualizações: 10
Eu calculei sempre para hidratar um dia por cada mes o dois meses na antiguedad do carimbo..
Nao e regra.. mais ajuda..
Blz ?
Gteach
 
Eu calculei sempre para hidratar um dia por cada mes o dois meses na antiguedad do carimbo..
Nao e regra.. mais ajuda..
Blz ?
Gteach
Valeu a dica, vou aplicar no próximo cultivo.
E o que achou das fotos?
Abrax
 
Minha opiniao ?
Screenshot_2016-07-27-17-10-28.png contaminaçao
Screenshot_2016-07-27-17-10-18.png contaminaçao
Screenshot_2016-07-27-17-10-09.png contaminaçao.
Nao sou experto no veredito final.. mais sei cuando alguma coisa nao esta bem;)!!
Blz ?
Gteach:cool:
 
Pois é, disso eu não tenho dúvida :morto:.
Esse copo é o do final das seringas.
Eu estou impressionado é com a diferença do desenvolvimento em relação aos outros.
Certamente a contaminação é responsável, gostaria de entender como.
Valeu.
Edit: Aliás, ele voltou pra estufa isolado num plástico, aguardando outros comentários.
 
Última edição:
A contaminação parece ser bacteriana e portanto há alguma chance do micélio combatê-la. Eu aguardaria e assistiria a luta comendo pipoca. :D.
 
Observando o crescimento do micélio. Ou eu entendi a pergunta de forma errada?[/QUOTE]
Dos outros copos, eu estou achando devagar pra 20 dias.
Devo retirar as "tampas" e deixar apenas a que está com os furos fechados com micropore?
 
eu estou achando devagar pra 20 dias.
Quando você encheu os copos você forçou o conteúdo pra dentro, compactando? Você pode deixar só com os furos cobertos pelo micropore, sem problemas, desde que esteja com as bordas bem vedadas, mas talvez a lentidão não seja por falta de oxigênio. Tenha paciência!
 
Quando você encheu os copos você forçou o conteúdo pra dentro, compactando? Você pode deixar só com os furos cobertos pelo micropore, sem problemas, desde que esteja com as bordas bem vedadas, mas talvez a lentidão não seja por falta de oxigênio. Tenha paciência!
Creio ter feito tudo conforme o figurino.
Paciência faz parte...
Grato pela sua!:)
Edit: Vc tinha citado antes "se vc estiver usando uma (incubadora)".
Eu postei fotos, vc viu?
 
Última edição:
Back
Top