Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo - B+

Diário de cultivo completo.
Olá amigos.

Depois das minhas tentativas frustradas de receber carimbos da profungos eu comprei pela internet um print de PC B+, recebi um print na quarta-feira desta semana e já logo as hidratei em um pote esterilizado e coloquei na seringa e a deixei na glove box para inocula-la no sábado, foi onde tive um probleminha, os esporos se assentaram apenas de um lado da seringa, e fora de ter utilizado metade do print apenas para uma seringa. :(
Mas enfim, chegou sábado, inoculei metade do carimbo, tanto raspagem do print quanto a inoculação eu fiz em minha glove box DIY, fiz três potes com apenas grãos de centeio (estes pretendo fazer casing).
Não satisfeito, no domingo, a metade do print que sobrou, fiz mais uma outra seringa mas dessa vez usando apenas 1 cm² do print. Triturei trigo em grão+ vermiculita e fiz mais 2 potes só que para fazer a técnica PF.
Estão os 5 potes um saco preto, no armário. Estive tão ansioso que esqueci de tirar fotos do processo. Só espero que não haja contaminações, tomei muito cuidado com a higiene (chegou a ser quase neurótico e exagerado, agora que estou parando para pensar :cautious:). Fiz desde a seringa até a inoculação dentro da glove e desinfetando tudo antes de cada passo, sempre que visse uma possivel entrada de algum contaminante na glove.
o_O

Nos próximo 7 dias já deve aparecer algum micélio e posto fotos. Este é meu primeiro print e pretendo fazer tanto casing quanto PF pra ver qual tenho facilidade.:)

Meus "bebes" na "incubadora"
2mxmt7a.jpg

Última edição:
Cara, algumas considerações. Meio carimbo pra uma seringa é DEMAIS. 1 cm² é mais que o suficiente. Também não entendi o seguinte: "recebi um print na quarta-feira desta semana e já logo as hidratei em um pote esterilizado e coloquei na seringa". Como assim, hidratou e depois colocou na seringa? Também acho que esse atilho não é o suficiente pra isolar os potes. Fita isolante ou durex neles.

Por último, achei esses potes muito grandes. A colonização vai ser lenta, o que pode aumentar a chance de se desenvolverem contaminantes. Potes de 200 ~ 300 ml são ideais.

Última edição:
"recebi um print na quarta-feira desta semana e já logo as hidratei em um pote esterilizado e coloquei na seringa". Como assim, hidratou e depois colocou na seringa?

Eu faço isso tmb... Coloco num pote de analise clinica. Deixo os esporos em suspensão. Depois passo para seringa apenas o necessario na hora da inoculação. Se sobrar esporos ainda no pote fecho e levo para geladeira de novo.

A vantagem é que é muito mais fácil de misturar os esporos e deixar a solução bem homogenea. Na seringa os esporos tende a se depositar na base e depois fica muito complicado de agitar pela pressão atmosferica dentro da seringa ser bem maior.

Veja a forma que eu faço com mais detalhe:
https://teonanacatl.org/threads/disolução-dos-esporos.10015/#post-147121

Irmão Faustino, primeiramente gostaria de te dar os parabéns pelo início do seu cultivo, eu e minha companheira estaremos acompanhando e torcendo pra que tudo ocorra bem.Pelo que percebi voce tomou todos os cuidados com relação a assepsia, e também inoculou o substrato com toda atenção. Os únicos conselhos que eu lhe daria são os seguintes: reduza a quantidade de substrato dentro dos potes, dessa forma você irá deixar uma pequena área de oxigenação pro micélio se desenvolver, e isso fará bastante diferença no ritmo de colonização. Também acho interessante deixar uma superfície de vermiculita no fundo do pote, dessa forma qualquer acúmulo de água acaba sendo absorvido, e pra finalizar eu aconselharia fazer um selo de vermiculita por cima do substrato, pois assim reduzimos as chances de qualquer contaminante se misturar em meio ao substrato.

Os três potes que contem somente sementes de centeio, estes farei casing, nestes que utilizei meio carimbo (por deslize mesmo), já se encontra bem colonizado em relação com o vermiculita+trigo integra reduzido a pó, que apresenta uns pequenos pontos.

antes de tirar a foto, no momento que peguei o pote de centeio ele escorregou e quase caiu, o peguei a tempo, mas agitou seu interior, então aproveitei e já "sacudi" eles.

os três potes com centeio
2h6u3d0.jpg

dois potes centeio de perto
p3eko.jpg

Potes mistura de vermiculita + trigo
2r4u90x.jpg

pote com indicio de micélio
4tlee0.jpg

só uma pequeno deslize...
os potes com vermiculita, após colonizado reparei que não conseguirei tirar o bolo de dentro do pote:facepalm:
:cabecada:
Vou apenas abrir a trampa e por em condições de frutificação e ver no que dá!:unsure:

Frutificar dentro do vidro não é uma boa idéia. Vocë pode cortar a boca dos potes, para tirar os bolos, após a colonização total.

Há várias maneiras, mas como você não vai poder esquentar o vidro, terá que ser a frio. Usar uma serra pode funcionar (melhor se for uma serra circular, como uma retificadora, ou talvez até usando a serra numa furadeira).

Isso ou você despedaça o bolo e transforma em casings, já que vai ter bastante material.

Exatamente, não é impossível, mas não é uma boa idéia, dado os potes não terem sido preparados com esse fim em mente.

Se o objetivo é fazer uma PF-Tek, os bolos devem sair inteiros do pote de vidro. Se ele tiver a boca muito estreita, como eu já sugeri em outro post, basta enrolar o vidro em uma toalha grossa e dar algumas marteladas de leve, até sentir a força necessária para quebrar o vidro.

Caso não, o substrato pode ser quebrado sem problemas para a realização de casing e bulk, como apontou o Salamaleico acima.

Um dos vidros de grãos quase colonizado. Essa foto foi tirada a um tempinho, porem estava sem acesso a internet então não deu para envia-la antes, e a foto ao lado é o casing que fiz com este pote, e um copo com um resto que havia sobrado no pote. (este casing está normal? faz 3 dias e não vi sinal de fruto).
20qfl81.jpg
1zdt1yp.jpg
2a6mmbs.jpg
122nl07.jpg

Além deste que fiz a casing havia outros 2 vidros com grãos, eu os usei para fazer mais vidros. Além do casing possuo, agora tenho mais 6 vidros que futuramente também farei mais casing. Ou seja, com três potes fiz um casing e os outros 2 tirei para fazer mais 6 potes.
Seis potes que futuramente farei mais 5 casing e pegarei um para fazer mais 6 potes.:cool:

Reparem que os dois potes da esquerda não mostrou sinal de colonização! (n)
2pshrw7.jpg

Aé, tem tambem os dois potes que vou ter que quebrar os vidros para fazer o pf, estava em duvida se iria fazer casing pois não teria como retirar o bolo de dentro, até que o amigo RainSpirit sugeriu quebrar, vou tentar, se der certo no primeiro farei no outro também.
Eles estão colonizando bem mais lento se comparado com os potes que estou fazendo apenas com grãos de trigo ou centeio. o_O
2hqqiw9.jpg
2rvydkj.jpg

agora é eu ter paciência e esperar os frutos do meu primeiro casing, porque acho que meu primeiro PF vai demorar um pouco! :(

Um dos vidros de grãos quase colonizado. Essa foto foi tirada a um tempinho, porem estava sem acesso a internet então não deu para envia-la antes, e a foto ao lado é o casing que fiz com este pote, e um copo com um resto que havia sobrado no pote. (este casing está normal? faz 3 dias e não vi sinal de fruto).

Faustino, você poderia descrever o processo de confecção do casing? (proporção de substrato, como ele foi esterilizado, quanto tempo foi deixado colonizar…) e caso o mesmo já tenha ido para o terrário (creio que sim por causa das fotos), nos informe mais sobre umidade, temperatura e luminosidade).
Sua preocupação ainda não deve se depositar no tempo de frutificação, pelo menos não nesse momento, pois o micélio possui um ritmo de crescimento próprio, e embora seja um tanto quanto inevitável de contornar a ansiedade, o casing poderá apresentar os seus primeiros pins até cerca de 15 dias caso as condições de frutificação estejam sendo propicias ao seu desenvolvimento.
Observe atentamente o desenvolvimento dessa névoa sobre a superfície do substrato, pois a primeiro momento eu também tive a impressão de ter visto cobweb nas fotos. Uma dica que poderá servir para agora e também para futuros cultivos é o cuidado com temperatura, pois esse tipo de contaminação tende a se manifestar em ambientes com calor em demasia (a partir de 30 graus), e também quando há pouca troca de ar acontecendo. Sabe aquela água que a gente põe no fundo do terrário? Sugiro que adicione umas poucas gotas de água oxigenada junto a ela, e prepare uma solução com cerca 10 ml de H2O2 em 90 ml de água oxigenada. Essa mistura poderá ser utilizada pra aspergir sobre os seus casings, bolos, e também nas paredes do terrário.
Além deste que fiz a casing havia outros 2 vidros com grãos, eu os usei para fazer mais vidros. Além do casing possuo, agora tenho mais 6 vidros que futuramente também farei mais casing. Ou seja, com três potes fiz um casing e os outros 2 tirei para fazer mais 6 potes.
Seis potes que futuramente farei mais 5 casing e pegarei um para fazer mais 6 potes.:cool:
Você fez a transição dos grãos em glovebox? Pergunto isso porque acho muitíssimo arriscado expor eles mesmo em ambiente asséptico, pois os frascos vazios tem grande chance de contaminar a qualquer mínima exposição ao ar. Caso seja o seu objetivo perpetuar as colheitas, comece a investir na confecção de Cl`s,pois é fácil de confeccionar, e tanto o rendimento quanto a colonização ocorrem de forma mais efetiva do que com inoculações ME.Bom, a princípio é isso, acredito que eu tenha me estendido um pouco, mas o objetivo é simplesmente fornecer algumas informações para que os seus cultivos possam progredir cada vez mais. Abraço

prepare uma solução com cerca 10 ml de H2O2 em 90 ml de água oxigenada.
Não seria 10 ml de H2O2 (água oxigenada) em 90 ml de H2O (água)?? Misturar H2O2 com água oxigenada, em qualquer proporção, só pode dar uma coisa: água oxigenada! :D

E infelizmente parece que é cobweb mesmo nos casings!

Última edição:
* Adiquiri o esporo por compra, coloquei o saquinho com o carimbo, um bisturi com a lamina ainda com lacre, seringa e agulha, um pote de coleta lacrado, água destilada e um frasco contendo alcool 70% dentro da glove box. Com a glove fechada, desinfetei as paredes e todos os objetos que iria trabalhar, depois de ter certeza de que tudo estava desinfetado e seco abri o carimbo, o raspei com a lamina de bisturi dentro do pote que estava com um pouco de agua destilada, raspei metade do carimbo ( :() e fiz a seringa, a deixei apenas tampada a agulha dentro da glove mesmo, antes de abrir a glove fechei o restante do print. guardei tudo, só a seringa permaneceu, fiz isto em uma quinta a noite, para inocular no sábado.
* em três potes. Coloquei "125 ml" de grãos de centeio + 100 ml de agua em um pote de vidro de 400 ml, cobri com um tampão de papel alumínio. Já em dois potes fiz o substrato para PF, com vermiculita + farinha integral de trigo (eu mesmo fiz, triturei trigo com casca)um orifício na tampa, e a cobri com um tampão de alumínio. Cozinhei na panela de pressão por uma hora, esperei ela esfriar naturalmente.
* Coloquei os potes esterilizados e o vidro de alcool 70 novamente para a glove, a seringa já se encontrava lá. fechei a glove, passei alcool 70 em tudo, e fiz a inoculação.
* os vidros ficaram em um armário que fica em cima da geladeira dentro de uma caixa envolvidos por um saco preto até que um dos vidros apresentou totalmente colonizado, eu os agitava de 2 em 2 dias para não colar os grãos.
* o pote que apresentou totalmente colonizado, fiz uma casing. Fiz o mesmo processo de esterilização dos substratos, porem om a vermiculita úmida somente. Coloquei o pote colonizado e a vermiculita na glovebox, junto com um recipiente de "quentinha", a esterilizei com alcool 70. coloquei + ou - 5 mm de camada de vermiculita, coloquei os grãos colonizados por cima, em seguida coloquei + ou - 15 mm de vermiculita por cima dos grãos.
* argila expandia um aquário (limpo e desinfetado com alcool 70), o fechei com papel filme e o coloquei em um local da casa que recebe luz indireta por 8 h/dia.

:cry: mas realmente, parece que está infectado com cobweb, possuo agora outros potes, um parece que está pronto, ou talvez tabem está com cobweb.

atualizando foto dos potes!

pote1 que acho que esteja bom para fazer a casing
2w3u89h.jpg

pote 2
2zf0qb8.jpg

pote 3
2ldd9wg.jpg

pote 4
j5v0iq.jpg

potes 5 e 6 estão iguais, os micelios aparentam estarem secos!(n)
112d5zn.jpg

e potes que vou fazer PF
suukra.jpg
29z53k5.jpg

exeto os dois vidros PF, os demais creio que estejam contaminados :cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry:
se identificarem codweb já descartarei todos os que seriam de casing e fico no aguardo a colonização dos dois vidros salvadores, PF.
acabei de compra um print de A+ albino. O print do B+ ja se foi todo, não tem nem o e-shop.:cabecada:

É, também acho que tá tudo contaminado menos os dois últimos. Tem vários contaminantes brancos que lembram o micélio, mas tem algumas diferenças cruciais. O micélio em si é branco, de tonalidade média a forte, esparso e com aspecto 'seco'; ainda, quanto mais rizomórfico, menos algodoado, mais saudável. Tonalidades muito fortes ou muito fracas, crescimento muito denso (não se vê nada do grão por baixo, apenas branco) ou com aspectos gelatinosos ou muito algodoados indicam contaminação. Ainda é interessante analisar a textura ao abrir o spawn. O micélio do psilocybe cria como se fosse uma teia, que deixa grãos grandes como milho levemente aderidos e forma algo semelhante a uma fibra de côco em vermiculita + FAI. Grãos grandes muito aderidos ou FAI com textura gelatinosa também indicam contaminação.

O lado positivo é que pra mim esses contaminantes brancos são tranquilos. Não costumam se espalhar muito e não são tão agressivos. Tenho medo dos contaminantes escuros :blackalien:

* em três potes. Coloquei "125 ml" de grãos de centeio + 100 ml de agua em um pote de vidro de 400 ml, cobri com um tampão de papel alumínio. Já em dois potes fiz o substrato para PF, com vermiculita + farinha integral de trigo (eu mesmo fiz, triturei trigo com casca)um orifício na tampa, e a cobri com um tampão de alumínio. Cozinhei na panela de pressão por uma hora, esperei ela esfriar naturalmente.

Consideração 1: uma hora pode não ter sido o suficiente. Geralmente eu deixo 1:30 ~ 2, numa panela de pressão power e usando potes bem menores, com 180 ml de substrato. Com potes grandes o calor demora mais pra chegar ao centro, pode ser que tenham restado esporos.
Consideração 2: além de usar potes menores e deixar mais tempo na pressão, tem que dar acabamentos mais dignos ao fechar esses potes. Minha sugestão é usar excesso de alumínio, cortar com uma tesoura pra emparelhar totalmente e fechar com fita isolante.

* os vidros ficaram em um armário que fica em cima da geladeira dentro de uma caixa envolvidos por um saco preto até que um dos vidros apresentou totalmente colonizado, eu os agitava de 2 em 2 dias para não colar os grãos.

Isso é desnecessário e estressa o micélio. Agite somente duas ou três vezes, sutilmente, durante a colonização, para espalhar os grãos e acelerar o processo. Digamos ao colonizar o primeiro 1/5, depois 1/3 e depois metade, por exemplo. Quando for usar, pode sacudir vigorosamente que os grãos descolam.

Última edição:
Não seria 10 ml de H2O2 (água oxigenada) em 90 ml de H2O (água)?? Misturar H2O2 com água oxigenada, em qualquer proporção, só pode dar uma coisa: água oxigenada! :D

E infelizmente parece que é cobweb mesmo nos casings!
Exato Pedori, escrevi o post na parte da manhã e estava com um bocado de pressa, obrigado pela correção. O que eu quis dizer foi "10ml de H2O2 + 90 ml de água destilada. hehehehe :p

Estive ocupado por um tempo e o cultivo está muito lento, não fiz uma estufa de incubação.

A um tempo notei que os dois últimos potes que restaram de B+ sem contaminantes estava parado, até aparentava que o micelio esta morrendo. Fiz uma marcação nos potes onde estava o limite do crescimento do micelio e aguardei uma semana, e foi o que suspeitava, não desenvolveu nem um milímetro.
Como os potes estam em uma mistura de vermiculita+farinha e esta até a boa, e são potes grandes, suspeitei que talvez tinha acabado o oxigênio, resolvi retirar a fita que estava lacrando os buracos da tampa dos pontes, e por cima da tampa apenas peguei um mascara cirúrgica e "lacrei a tampa com a mascara. E esperei mais uma semana. Quando fui verificar, o micelio voltou a se desenvolver. Desta vez acho que vai, só que está muito lento, como disse, está na temperatura ambiente e já entramos no inverno.

a marca azul é a que fiz para ver o desenvolvimento da cultura.
2mdjh2q.jpg

2d7v5o4.jpg

Estou torcendo aqui Faustino! Com um pouco de respiração eles certamente irão colonizar o resto do substrato - a aparência do micélio parece bem saudável!

Finalmente, neste domingo o meio que estava mais avançado se mostrou 100% colonizado, porem estou esperando até amanha para colocar ele no aquario, para garantir que está todo colonizado mesmo e não estou mais conseguindo achar argila expandida em minha cidade!

será que cacos de telhas serve para elevar a umidade?
medo que de também cobweb nesta colônia, vou seguir a recomendação dso amigos acima e colocar um pouco de agua oxigenada na água.
Amanha assim que montar tudo aqui posto fotos!

Back