Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo B+ e Camboja em Balde

Diário de cultivo completo.
Ola Amigos.

Primeiramente gostaria de agradecer a todos do Cogumelos Magicos, porque sem ajuda de voces não conseguiria de forma alguma juntar tantas informações necessarias pra tentar meu primeiro cultivo, na minha humilde opinão sem sombra de duvidas este e o melhor site sobre cogumelos Magicos.

Gostaria tambem de agradecer antecipadamente a todos pela ajuda e atenção, dadas a mim, nesta caminhada que vou fazer apatir de hoje. :)

Vou buscar ser o mais economico possivel. Estou desempregado e a grana esta muito curta. :D

Vamos Lá....

Lista de Materiais :

COPO de 150 Ml = Valor R$ 0,50 Cada.
Copo1.JPGcopo2.JPG

Refil de Spray 500 ml = Valor R$ 1,00
Spray.JPG

Papel Aluminio 1 rolo = Valor R$ 1,00
p_alumitto.jpg

Hipoclorito de sódio 50 Ml = Grátis no Posto de Saúde
Hipoclorito 1.JPGHipoclorito 2.JPG

Luvas, Mascara e Toca = Grátis ganhei no meu curso técnico de analises Clinicas. Consegui uma caixa cheia de luvas, algumas mascaras e Tocas.

Balde de 7 e 10 Litros = Valor R$ 1,00 Cada
Balde azul.JPGBalde preto.JPG

Vermiculita 250 Gramas = Valor R$ 1,20
vermiculita.JPG

Arroz Integral Camil 1k = Valor R$ 2,99 Muito caro. Rsrsrs
5371606136317430038vb.png

Bem com Todo material, ontem de madrugada coloquei a mão na massa: Peguei o hipoclorito de sódio dissolvi em agua na proporção de Agua Sanitaria, " Fico com cheiro de cloro " feito isso coloquei no Spray, fui na cozinha de casa fechei as janelas e como anda abafado, de jeito nenhum ficou corrente de ar. Lavei as maos varias vezes, coloquei a luva, lavei a luva com agua sanitaria em seguida passei alcool Etilico 92.80 %, peguei Vasilha tambem fiz o mesmo procedimento lavei com agua sanitaria e Alcool Etilico 92.80 %, enquanto secava, bati o arroz no liquidificador na proporção de 1/4. Joguei Spray com Agua Sanitaria na cozinha e pia onde seria feito todo processo. Fervi a agua de torneira mesmo.Terminado peguei a vermiculita na proporção de 2/4 joguei na vasilha e em seguida joguei agua ate ficar bem humido, em seguida joguei aos poucos o farelo de Arroz integral ate a mistura ficar um pouco mais seca.
Peguei os copos e enchi com a mistura deixando uns 5 centimetros sobrando pra encher com vermiculita seca.

Copo + Fai.JPGCopo + Fai2.JPGCopo + Fai bo1.JPGCopo + Fai perto.JPG

Limpei a borda com Alcool e passei a dupla camada de papel aluminio e amarrei com linha de custurar, dando varias voltas ate ficar bem firme, depois coloquei mais camada de papel aluminio, feito isso em todos os copos coloquei 7 copos na panela de pressão enchi de agua ate mais da metade dos copos e quando a agua começou a ferver fechei a panela de pressão, quando pegou pressão começei a cronometrar, após 1 hora desliguei a pp e esperei esfriar naturalmente, tirei os copos e coloquei ainda quentes na pia pra esfriar. Apos esfriar coloquei os copos em um saco novo e limpo, e os guardei no armario.

Bem por enquanto e isso, hoje a noite faço as seringas, pois quando terminei a esterilização dos copos era mais de 3:00 da madrugada e estava morrendo de sono, sem animo pra mais nada...

Ixe.... Não devia ter tirado da panela!! E acho q usou muita vermiculita.
Se fosse deixar pra outro dia, deixava na panela... Possivelmente contaminou ou vai contaminar na inoculação...

Mas tô torcendo pra vc, gostei como fez com quase nenhum dinheiro.

Fala Joans blz.

Então velho havia pensado nessa possibilidade de estelizar e já usar ou poder esperar uns dias com o copo ja estelizado. Vi um topico do Mauricio >> https://teonanacatl.org/threads/esterilização-técnicas.1080/ e ele diz que apos o processo de PP a Validade da esterilização e de 7 à 15 dias. Então estava já adiantando um lado já deixando esterelizado os copos pra depois inocular. Eu sinceramente acho que o Mauricio tem razão neste ponto uma vez que apos a PP todas as formas de vida são mortas e o copo esta lacrado com Papel Aluminio que e inorganico, nao tem como entrar contaminação acredito eu, visto que estão lacrados e guardados em saco tambem esteril nunca utilizado bem fechados.

Pensando da forma que esta falando, então lhe pergunto se já tivesse inoculado os esporos o copo nao contaminaria tambem ? E não seria pior ainda porque já teria feito furos no papel aluminio dando uma porta de entrada de contaminantes ? Do jeito que esta, lhe pergunto: Como o contaminante poderia entrar no copo ?

Desculpe-me nao quero lhe ofender nem nada do tipo, sou apenas um iniciante que esta tentando entender seu raciocinio.

Voce tem total Razão coloquei muita vermiculita.. Acho que foi porque coloquei muita agua e depois fui colocando vermiculita a mais pra nao deixar muito molhada. Isso pode atrapalhar o andamento do micelio ? O micelio vai se desenvolver mesmo assim ? O que poderei estar perdendo se inocular neste substrato ? Se puder me dar uma esclarecida fico grato. Valeu

Dando continuidade no cultivo hoje fiz uma seringa de 10 Ml de Camboja e outra de 10ml de B+. Peguei um copo de casa lavei com sabão bem lavado, depois enchi o copo com agua sanitaria e dexei por uns 15 minutos, em seguida passei alcool 92.8 % e em seguida coloquei em agua fervendo por 15 minutos, esperei esfriar. Fervi mais um pouco de agua enchi a seringa de 10 ml, esperei esfriar joguei um pouco de agua no copo raspei o print e depois joguei o resto da agua em seguida puxei a agua de volta, repeti o processo e depois enrolei a seringa em papel aluminio e foi pra Geladeira.

Fotos dos copos apos PP.

1.JPG2.JPG

Vou buscar mais informaçoes sobre os copos e sua validade de esterelização, e sobre contaminaçoes e amanha continuo meu cultivo.

Última edição por um moderador:
E aí vando007sp.

Acredito que inocular logo após a esterilização (e resfriamento, é claro) é a coisa mais sábia a se fazer, pois inocula-se e tampa-se os furacos com durex enquanto a parte de fora do copo e papel alumínio ainda estão estéreis. Por isso, como um grande cultivador uma vez disse, na hora de inocular, :!:SEJA NINJA!:!:.

Mas se há um tópico dizendo que há um prazo de validade, então não tem problema. Só tenha certeza de esterilizar a parte externa do copo e do papel alumínio antes de inocular, e de fazê-lo em ambiente totalmente estéril... Eu faria no banheiro ao invés da cozinha.

Quanto à proporção de vermiculita, há uma proporção da qual não me lembro... Consulte a biblioteca... Mas você corre o risco de inocular e não haver comida o suficiente para a frutificação, quiçá até para uma colonização completa, posto que eles não se alimentam de vermiculita, que é mineral. Ela só serve para manter a umidade, creio eu.

Mas tente, se você tem os esporos, pode fazer mais de uma seringa com eles. Dá pra fazer até 40 seringas com um print.

Então tente, e leia e releia de cabo a rabo a biblioteca para iniciantes! As partes de esterilização e como fazer as seringas...

Bom, deixe-nos a par do progresso!
Boa sorte!

Após uma boa pesquisada, e ter perguntado a pessoas mais experientes, tive a confirmação de que o copo esterelizado em PP e bem selado, pode ficar por um tempo sem ser inoculado e sem a presença de contaminantes futuramente.

Então dando continuidade no meu cultivo inoculei os 7 copos com o Camboja, amanha começo o processo de esterilização nos copos e vou fazer a seringa de esporos de B+.

Bem e isso assim que aparecer alguma novidade torno a postar.

Está tudo bem encaminhado, com alguns exageros, mais com grande chance de acerto.
Os exageros são comuns nos primeiros cultivos, depois com o tempo deixamos algumas coisas de lado, por exemplo gastei muito dinheiro com lysol, hoje não mais. Para preparar os copos não precisa nenhum cuidado, só local adequado, pois os copos serão esterilizados, então dai em diante é que merece mais atenção.
Comece sempre preparando a seringa, pois quanto mais tempo os esporos ficarem mergulhados n'água reagem mais rápido quando inoculados.

O selo de vermiculita deve ter 1cm no máximo, senão quando você furar e penetrar a agulha a ponta não atravessa o selo, e toda carga de esporos injetada fica na vermiculita que é inorganica, pode acontecer de não colonizar, pois os esporos não atingiram o substrato.

Do preparo da seringa em diante, basta uma caixa plástica grande para fazer todos os procedimentos dentro.

Hoje eu preparo seringa, inoculo, preparo casings, dentro da caixa.
A caixa é transparente, sem tampa, fiz uma capa com 2 braços e prendo circulando um elástico, para ficar fixa. Então enfio os braços com luvas e preparo tudo dentro completamente isolado do ambiente.

Faltaram as fotos dos carimbos de B+ e CAMBODIAM na galeria de fotos.
Belo trabalho !!!!!

Hoje, quase 48 horas após inocular os copos, decidi dar uma olhada nos copos e ver se existe algum contaminante e se apareceu sinal de micelio.

Nos 7 copos esterelizados em PP não tem contaminantes e ainda não apareceu sinal do micelio, acredito estar tudo normal ate agora.

Sem querer acabei fazendo um teste bem intereçante, quando estava preparando o substrato, fiz substrato de mais e acabei utilizando 2 copos a mais, totalizando 9 copos, como minha panela de pressão só suporta 7, decidi então guardar os outros 2 copos e esterelizar no dia seguinte, acabei ficando com falta de tempo e hoje após quase 48 horas fui pegar o copo e estava cheio de contaminantes.

De um lado o copo sem PP, e do outro o copo com PP 60 minutos. Ambos foram enchidos com o mesmo substrato no mesmo dia e hora.

1.JPG2.JPG3.JPG4 copo com pp.JPG5 copo sem pp.JPG

Observando o diferença total entre os copos acabei chegando a conclusão que se tivesse que contaminar já tinha contaminado, o que foi o caso do copo sem pp.

Conforme o Mauricio comentado estou tambem postando a fotos dos prints que recebi de um colega, achei estranho que nao veio em ziplock.

a.JPGb.JPGc.JPG

Mauricio realmente tinha isso em mente, quando for fazer os copos, nao precisa de muitos detalhes, porque depois vai tudo ser esterelizado na Panela de Pressão, acredito que se deve ter um minimo de cuidado, já o print tem que ser tomado o extremo cuidado com tudo porque não vai ser esterelizado depois que nem os copos. Seu comentário veio a confirmar minha suspeita.

Em 1 dos copos fiz uma camada muito grossa de vermiculita e quando fui inocular tive dificuldade porque peguei um ponto onde tinha um pedaçao grande de vermiculita, estava realmente tentando furar a vermiculita. Hahaha. Mas consegui dar um jeito.

O Copo sem PP esta com contaminantes de coloração: Azul, Verde, amarelo e branco. Alguem se arisca a me dizer qual e. hahahaha :p: :D

Daqui a pouco vou jogar o substrato fora, lavar o copo e depois fazer novamente, mas vai pra PP na mesma hora. Rsrsrsrs.

Assim que aparecer o micelio eu retorno.

Abraços a Todos... Ate breve...

e ae Vandooo7sp
dar pra ver que vc ta se dedicando bem ao cultivo
nao se esqueçe de lavar bem esse copo que se contaminou
te acosselharia lavar e ferver ele depois pra garantir que ele ta 100%
to acompanhado daqui, boa sorte :pos:

pelos carimbos terem vindo de casing, eu nao inocularia sem antes proceder isolamento em petri ou milho, ou papelao.
viu, como assim teve dificuldade em furar vandao?
vc nao fura rente ao copo?
ja leu sobre a inoculacao?
a gente costuma inclinar o copo 45 graus e picar rente ao vidro, uma gotinha apenas suficiente pra escorrer pelo vidro mesmo ate la em baixo.
nao foi assim que voce fez?

Vando, quanto ao descarte de bolos contaminados, sugiro que faça o seguinte:

Não abra os copos, deixe-os lacrados! Jogue na pp e esterilize por duas horas.
Se você abrir, vai espalhar os contaminantes do ar, que grudam em você, principalmente a trichoderma (verde). Ela gruda em você, na sua roupa, cabelo, pele, e arruina seus futuros bolos....

Então mate-a antes que se espalhe, ok?

Quanto à prints infectados, é possível (mas não muito fácil nem rápido, mas nada 'infazível' considerando as opções.... é isso ou possivel contaminação) fazer uma cultura em ágar a partir dos esporos, e depois que se desenvolve o micélio e possivelmente outras contaminações, pega-se uma fatiazinha de micélio saudável e coloca-a pra colonizar outra placa, e assim suscetivamente até não se desenvolverem mais contaminantes. Então, usa-se essa cultura para inocular seus bolos.
Não tenho certeza se existe algo a respeito na bilbioteca... eu pelo menos nunca vi.

Não abra os copos, deixe-os lacrados! Jogue na pp e esterilize por duas horas. Se você abrir, vai espalhar os contaminantes do ar, que grudam em você, principalmente a trichoderma (verde). Ela gruda em você, na sua roupa, cabelo, pele, e arruina seus futuros bolos....

Ja era. :) . Abri um saco cortei o papel aluminio, joguei os bolos dentro amarrei e joguei na lixeira, subiu um cheiro horrivel de algo fermentando. Contaminante e fogo. Joguei no copo agua sanitaria, escorri, joguei mais agua sanitaria, deixei de molho o copo com agua sanitaria, depois passei alcool. Depois lavei bem lavado com sabao e depois utilizei novamente.
pelos carimbos terem vindo de casing, eu nao inocularia sem antes proceder isolamento em petri ou milho, ou papelao.

Não sabia que teria de fazer este procedimento, então inoculei direto, mas graças a Deus nao apareceu nenhum contaminante, em nenhum copo inoculado.

viu, como assim teve dificuldade em furar vandao?
vc nao fura rente ao copo?

Coloquei uma camada muito grossa de vermiculita dai quando fui furar, pegou bem na vermiculita e nao queria descer, dai fiz outro furo e consegui inocular o copo. Não me atentei ao lance de inclinar o copo 45 graus, mas deu certo da mesma forma.

Hoje tirei os copos pra observar. Nenhum contaminate. Em 6 copos já apareceu micelio, sendo em 3 copos de uma forma bem visivel. Apenas 1 copo esta mais devagar a ponto de não conseguir ver o micelio.

Aproveitei o tempo livre e já esterelizei mais 7 copos pro B+.

Segue fotos dos 3 copos, com micelio mais evidente.

Copo 3 = micelio maior.
Copo 3.JPGCopo 3 lado A2.JPGCopo 2 lado B.JPG

Copo 2
Copo 3 lado A1.JPGCopo 2 lado A.JPG

Copo 1
Copo 1 lado A.JPGCopo 1 lado b.JPG

Obrigado pela ajuda de todos. Aparecendo novidades torno a postar.

Agora vou deixar os copos em paz inoculando. Vou deixar pelo menos 5 dias sem abrir mexer, etc. Vou começar a me dedicar aos copos de B+.

E que venham os cambojianos que serão bem vindos. :D

cade o vando?
que que anda acontecendo meu velho?

E as novidades cara? Hoje faz um mês após seu último relato Vando... Deu certo?

Boa noite pessoal. Peso desculpas a todos infelismente tive de ficar ausente por um longo tempo, devido ao novo trabalho, estudo, etc. Infelismente alguns problemas tiraram minha atenção a meu cultivo. :( Infelismente a vida e assim nem todo sai como previsto.

As coisas estão melhores atualmente, então vou poder dar continuidade ou iniciar um novo cultivo, porque por incrivel que pareça ate hoje todos os copos inoculados, nenhum ficou 100 %, acho que deve ser minha mão que nao esta acertando a mistura adequada, estou pensando em iniciar um novo cultivo mas desta vez com milho, acho que deve ser mais dificil de errar, visto que vai apenas milho, sem correr o risco de errar mistrura. O que o pessoal acha ?

Bem vou tirar dos copos pra mostrar como esta.

Abraços a todos ate breve

Pessoal desculpe-me novamente pela ausencia do forum.

Todos os copos pararam de crescer com 30 a 55 % de colonização. Não entendo o que fiz de errado...:(

Bem decidi fazer um teste em 2 copos que tinha parado de crescer micelio, abrir os copos e fiz o processo no qual se mergulha os bolos em agua e deixa na geladeira, bem deixei umas 16 horas, percebi que os bolos ate ficaram bem pessados, absorveram muita agua. Depois que tirei da geladeira fiz um terrario dentro de um balde, meio desanimado só pra ver o resultado.

Simplesmente o bolo começou a colonizar de novo, e quando ficou 100% colonizado começou a aparecer tipo um algodão branco por todo bolo, e o mais feliz de tudo sem nenhum contaminante.

Depois de 10 dias saiu cogumelo... :)

O copo com o B+ apareceu cogumelo primeiro eram 2 medios, depois apareceu os do copo de camboja, eram mais de 10..

Era um copo de B+ e outro de Camboja que estavam com o micelio totalmente parado, depois desse resultado peguei todos os outros bolos parados e fiz o mesmo procedimento e ja começou a crescer micelio novamente.

Vou postar as fotos apenas do camboja, porque o B+ eu não tive tempo de bater.
1.JPG2.JPG3.JPG4.JPG5.JPG6.JPG

Depois desse resultado me bateu umas duvidas.

1- Porque o chapeu do cogumelo rachou ? Sera que e porque ele no crescimento por falta de espaço encostou no balde ? Ou seria algum contaminante ? Nas fotos 5 e 6 eu dei um zoon na foto.

2-Porque o chapeu do camboja ficou tão humido ? O do B+ era meio seco, ja o do camboja e meio molhado, o aspecto do B+ era de seco.

3- Outra diferença que percebi era que o B+ so de pegar nele ficou meio escuro, quase que preto, e quando cortei o chapeu pra fazer um print, o talo ficou totalmente preto, ja o camboja escureceu quase nada, será que esta diferença e da psilocibina que no B+ e muito mais concentrada ?

A primeira foto e do talo do camboja depois que cortei o talo, ja a segunda e do camboja tambem porem mostra como ficou o talo dos B+ bem escuro.
a.JPGcor.JPG

Já ia me esquecendo, usei o secar que e vendido no supermercado e sequei o b+ a ponto de quebrar igual biscoito, ficou 4 dias secando em um saco fechado com o secar.

Agora estou me preparando e lendo bastante pra consumilos, vou esperar ter 2 dias seguidos de folga pra poder usar sem preocupaçoes. Depois posto a esperiencia.

Obrigado pela força de todos.

Última edição por um moderador:
Back