Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1º Cultivo - B+ Akm - PF TEK

Diário de cultivo problemático.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+ Akm
PROCEDÊNCIA: Carimbo adquirido na Internet.

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Método: PF TEK ( arroz integral e vermiculita)
Proporção:
2 copos de 550ml da arroz + 2 copos de 550ml de vermiculita + 1/5 copos de 550ml de água. Selei com 1cm de vermiculita

Grãos:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz integral

Glove Box?
( ) Sim ( X ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
*dispensei uso de assepsia, apenas higiene normal de cozinha

Utilizei 6 copos sendo 5 de PP5 e um de vidro, tamanhos diferentes (3 de 550ml, 1 de 440ml, 1 de 300ml e 1 de 220ml)

Triturei o arroz no liquidificador juntei com a vermiculita e água em uma bacia

Com os copos limpos, joguei a mistura sem compactar selando com a vermiculita

Tapei todos com papel alumínio e de 6 copos: 2 copos foram totalmente lacrados, os outros 3 copos parcialmente lacrados e o menor, de 220ml "fechado" apenas com duas camadas de alumínio, afim de testar como vai ser a esterilização de diferentes modos. (Imagem 1)


INOCULAÇÃO: Data 09/10/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa com esporos.
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

Dia da inoculação - 09/10/20

Realizei procedimento normal: lacrei os copos que faltavam com fita isolante rapidamente depois de retirados da panela e fiz 1ml de esporos para cada 100ml de substrato.
Realizei a técnica de inocular em frente ao forno, esterilizando a seringa no fogão. (Imagem 2)

Incubação - 09/10/20
Utilizei uma caixa térmica para mantê-los no escuro e quando necessário (dias mais frios) ligava o termostato para manter temp. entre 26/28º, pois conheço sua temperatura de colonização como entre: 28 - 30 Celsius (

Evolução em 10 dias 19/10/20
Imagem 3 e 4. Os copos menores (de vidro e pote de requeijão) estão mais desenvolvidos.
Me recordei que não marquei nos copos quais estavam meio lacrados e quais não, apenas sei que o de requeijão levou apenas duas camadas de alumínio na pp e está evoluindo depressa.

Evolução em 25 dias 03/11/20
Penso que neste copo da imagem 5 o copo esteja contaminado, estou certa? (imagem 5).
Imagem 6 e 7 ambos copos com 100% tomado pelo micélio, aguardando 1 semana para ter ctza (isso é necessário? Ou posso aniversariar?)
Copos maiores demorando mais (imagem 8)

No mais, gostaria de saber se vale a pena neste primeiro momento fazer dunk...?
Eae o que acharam?

Valeu galera :D
 

Anexos

  • Imagem 1.jpg
    Imagem 1.jpg
    440.3 KB · Visualizações: 13
  • Imagem 2.jpg
    Imagem 2.jpg
    475.5 KB · Visualizações: 14
  • imagem 4.jpg
    imagem 4.jpg
    335.3 KB · Visualizações: 18
  • imagem 3.jpg
    imagem 3.jpg
    396.4 KB · Visualizações: 23
  • imagem 5.jpg
    imagem 5.jpg
    378.3 KB · Visualizações: 23
  • imagem 6.jpg
    imagem 6.jpg
    328.6 KB · Visualizações: 22
  • imagem 7.jpg
    imagem 7.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 16
  • imagem 8.jpg
    imagem 8.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 15
ATUALIZAÇÃO:
Aniversario de 2 bolos - 10/11/20

Aniversário copo 220ml e copo 300ml 10/11 (Imagem 9 e 12)
100% colonizados sem contaminação.
Técnica: Roll (Imagem 10)
 

Anexos

  • Imagem 11.jpg
    Imagem 11.jpg
    506.1 KB · Visualizações: 8
  • Imagem 10.jpg
    Imagem 10.jpg
    1 MB · Visualizações: 11
  • Imagem 9.jpg
    Imagem 9.jpg
    437.6 KB · Visualizações: 10
  • Imagem 12.jpg
    Imagem 12.jpg
    663.1 KB · Visualizações: 11
Última edição:
Boa noite!
Realmente aquele copo que citou aparentava estar contaminado.
Deu um fim nele ou ainda está mantendo ele? Se estiver mantendo manda mais fotos.
 
Boa noite!
Realmente aquele copo que citou aparentava estar contaminado.
Deu um fim nele ou ainda está mantendo ele? Se estiver mantendo manda mais fotos.
Bom dia!
Estou mantendo. Ainda não identifiquei qual contaminante é e confesso, não parei para pensar o que fazer com ele, se tiver dicas, aceito. IMG_20201117_085732671.jpgIMG_20201117_085737662.jpgIMG_20201117_085741657.jpgIMG_20201117_085745452.jpg
 
Atualização:
Evolução em 39 dias - 17/11/20

Copo de 550ml apresenta alguns pins em sua base, apresenta também uma parte do selo de vermiculita mais aparente (não entendi bem o porquê, talvez tenha ido menos substrato nesta parte), mas uma pequena parte no fundo do copo com 1% não colonizada (isso porque esperei bem essa colonização quase completa).
Estou querendo aniversariar ele hoje ou no máximo amanhã. Tudo ok, né, Teo? Questiono principalmente pq em outros deixei quase 1 semana a mais depois da colonização aparente completa.
IMG_20201117_085754042.jpgIMG_20201117_085757837.jpgIMG_20201117_085801034.jpgIMG_20201117_085804630.jpgIMG_20201117_084633975.jpg
 
Atualização:
Evolução em 39 dias - 17/11/20

Copo de 550ml apresenta alguns pins em sua base, apresenta também uma parte do selo de vermiculita mais aparente (não entendi bem o porquê, talvez tenha ido menos substrato nesta parte), mas uma pequena parte no fundo do copo com 1% não colonizada (isso porque esperei bem essa colonização quase completa).
Estou querendo aniversariar ele hoje ou no máximo amanhã. Tudo ok, né, Teo? Questiono principalmente pq em outros deixei quase 1 semana a mais depois da colonização aparente completa.
View attachment 195431View attachment 195430View attachment 195429View attachment 195428View attachment 195427
Bota no terrário mano! Deixa esses pins se desenvolverem, vão ficar lindões.
Se começou a pinar significa que a colonização se completou, não se preocupe se ficou 1 semana a mais ou a menos.

Bom dia!
Estou mantendo. Ainda não identifiquei qual contaminante é e confesso, não parei para pensar o que fazer com ele, se tiver dicas, aceito. View attachment 195422View attachment 195421View attachment 195420View attachment 195419
Normalmente eu deixo meus potes que contaminaram em outra caixa por um tempinho e observo o desenvolvimento, já tive bolos que venceram e frutificaram normalmente, outros não conseguem e eu descarto mesmo.
 
ATUALIZAÇÃO DOS PRIMEIROS 2 BOLOS ANIVERSÁRIADOS E UM POSSIVEL PROBLEMA - 19/11/20:
Aniversario de 2 bolos - 10/11/20
Bom, hoje eles completam 9 dias no terrário. Estive aguardando ansiosamente pelos 10-15 dias de frutificação (essa info procede?).
Então hoje identifiquei em um dos bolos o que me parecem primórdias, MAS um ponto verde. Estou preocupada, pois penso com quase toda certeza que seja uma contaminação, o que vocês acham? Confirmado? Agora, se for isso mesmo, como proceder: Tiro essa parte com uma colher desinfetada, enterro esse bolo em vaso, jardim???
PS. Ainda não reparei nenhuma primórdia no outro bolo, apenas esses brancos mais "fofos" parecidos com esses do bolo da foto.
IMG_20201119_122044139.jpgIMG_20201119_124159197.jpgIMG_20201119_124203570.jpg

Bota no terrário mano! Deixa esses pins se desenvolverem, vão ficar lindões.
Se começou a pinar significa que a colonização se completou, não se preocupe se ficou 1 semana a mais ou a menos.
Valeu Bro! Os pins realmente já estão desenvolvendo lindos no terrário. Inclusive, no outro bolo que aniversariei com pins desenvolvendo in vitro também já fiz uma colheita de 2 cubensis maduros.
Deixei-o no terrário porque ainda tem outros pins desenvolvendo (não são abortos, ctza). Talvez seja normal esse desenvolvimento desordenado, devido ao tamanho do copo (porque o micélio coloniza menos homogeneamente o substrato, né?), pretendo trabalhar com menores na próxima. rs
Normalmente eu deixo meus potes que contaminaram em outra caixa por um tempinho e observo o desenvolvimento, já tive bolos que venceram e frutificaram normalmente, outros não conseguem e eu descarto mesmo.
Boa! Instintivamente acabei fazendo o mesmo, estou deixando, mostro ele dps... Meu foco agora está nessa ultima atualização, aproveito seu comentário para pedir seu conselho sobre o assunto.
Abs.
 
Última edição:
Estou preocupada, pois penso com quase toda certeza que seja uma contaminação, o que vocês acham? Confirmado? Agora, se for isso mesmo, como proceder: Tiro essa parte com uma colher desinfetada, enterro esse bolo em vaso, jardim???
aproveito seu comentário para pedir seu conselho sobre o assunto.
Então, esse verde na base é Trichoderma... Você pode tentar remover com uma colher limpa como disse, pode tentar enterrar e tb pode deixar ele terminar esse ciclo de cogumelos (vc disse estar pinando ne?) e depois enterrar.
 
Back
Top