- Cadastrado
- 18/08/2020
- Pontos
- 2
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: B+ Akm
PROCEDÊNCIA: Carimbo adquirido na Internet.
---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
Método: PF TEK ( arroz integral e vermiculita)
Proporção: 2 copos de 550ml da arroz + 2 copos de 550ml de vermiculita + 1/5 copos de 550ml de água. Selei com 1cm de vermiculita
Grãos:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz integral
Glove Box?
( ) Sim ( X ) Não
Método de preparação e esterilização do substrato:
*dispensei uso de assepsia, apenas higiene normal de cozinha
Utilizei 6 copos sendo 5 de PP5 e um de vidro, tamanhos diferentes (3 de 550ml, 1 de 440ml, 1 de 300ml e 1 de 220ml)
Triturei o arroz no liquidificador juntei com a vermiculita e água em uma bacia
Com os copos limpos, joguei a mistura sem compactar selando com a vermiculita
Tapei todos com papel alumínio e de 6 copos: 2 copos foram totalmente lacrados, os outros 3 copos parcialmente lacrados e o menor, de 220ml "fechado" apenas com duas camadas de alumínio, afim de testar como vai ser a esterilização de diferentes modos. (Imagem 1)
INOCULAÇÃO: Data 09/10/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa com esporos.
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________
Dia da inoculação - 09/10/20
Realizei procedimento normal: lacrei os copos que faltavam com fita isolante rapidamente depois de retirados da panela e fiz 1ml de esporos para cada 100ml de substrato.
Realizei a técnica de inocular em frente ao forno, esterilizando a seringa no fogão. (Imagem 2)
Incubação - 09/10/20
Utilizei uma caixa térmica para mantê-los no escuro e quando necessário (dias mais frios) ligava o termostato para manter temp. entre 26/28º, pois conheço sua temperatura de colonização como entre: 28 - 30 Celsius (
Evolução em 10 dias 19/10/20
Imagem 3 e 4. Os copos menores (de vidro e pote de requeijão) estão mais desenvolvidos.
Me recordei que não marquei nos copos quais estavam meio lacrados e quais não, apenas sei que o de requeijão levou apenas duas camadas de alumínio na pp e está evoluindo depressa.
Evolução em 25 dias 03/11/20
Penso que neste copo da imagem 5 o copo esteja contaminado, estou certa? (imagem 5).
Imagem 6 e 7 ambos copos com 100% tomado pelo micélio, aguardando 1 semana para ter ctza (isso é necessário? Ou posso aniversariar?)
Copos maiores demorando mais (imagem 8)
No mais, gostaria de saber se vale a pena neste primeiro momento fazer dunk...?
Eae o que acharam?
Valeu galera
DIÁRIO DE CULTIVO
==================
STRAIN: B+ Akm
PROCEDÊNCIA: Carimbo adquirido na Internet.
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
Método: PF TEK ( arroz integral e vermiculita)
Proporção: 2 copos de 550ml da arroz + 2 copos de 550ml de vermiculita + 1/5 copos de 550ml de água. Selei com 1cm de vermiculita
Grãos:
( ) Milho
( ) Centeio
( ) Trigo
(X) Outro: Arroz integral
Glove Box?
( ) Sim ( X ) Não
Método de preparação e esterilização do substrato:
*dispensei uso de assepsia, apenas higiene normal de cozinha
Utilizei 6 copos sendo 5 de PP5 e um de vidro, tamanhos diferentes (3 de 550ml, 1 de 440ml, 1 de 300ml e 1 de 220ml)
Triturei o arroz no liquidificador juntei com a vermiculita e água em uma bacia
Com os copos limpos, joguei a mistura sem compactar selando com a vermiculita
Tapei todos com papel alumínio e de 6 copos: 2 copos foram totalmente lacrados, os outros 3 copos parcialmente lacrados e o menor, de 220ml "fechado" apenas com duas camadas de alumínio, afim de testar como vai ser a esterilização de diferentes modos. (Imagem 1)
INOCULAÇÃO: Data 09/10/2020
-------------------------------------------------
(X) Seringa com esporos.
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________
Dia da inoculação - 09/10/20
Realizei procedimento normal: lacrei os copos que faltavam com fita isolante rapidamente depois de retirados da panela e fiz 1ml de esporos para cada 100ml de substrato.
Realizei a técnica de inocular em frente ao forno, esterilizando a seringa no fogão. (Imagem 2)
Incubação - 09/10/20
Utilizei uma caixa térmica para mantê-los no escuro e quando necessário (dias mais frios) ligava o termostato para manter temp. entre 26/28º, pois conheço sua temperatura de colonização como entre: 28 - 30 Celsius (
Evolução em 10 dias 19/10/20
Imagem 3 e 4. Os copos menores (de vidro e pote de requeijão) estão mais desenvolvidos.
Me recordei que não marquei nos copos quais estavam meio lacrados e quais não, apenas sei que o de requeijão levou apenas duas camadas de alumínio na pp e está evoluindo depressa.
Evolução em 25 dias 03/11/20
Penso que neste copo da imagem 5 o copo esteja contaminado, estou certa? (imagem 5).
Imagem 6 e 7 ambos copos com 100% tomado pelo micélio, aguardando 1 semana para ter ctza (isso é necessário? Ou posso aniversariar?)
Copos maiores demorando mais (imagem 8)
No mais, gostaria de saber se vale a pena neste primeiro momento fazer dunk...?
Eae o que acharam?
Valeu galera
Anexos
-
Imagem 1.jpg440.3 KB · Visualizações: 12
-
Imagem 2.jpg475.5 KB · Visualizações: 14
-
imagem 4.jpg335.3 KB · Visualizações: 18
-
imagem 3.jpg396.4 KB · Visualizações: 23
-