Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Australia - PF TEK e Milho

Diário de cultivo completo.
Iniciei meu primeiro cultivo mês passado e vim compartilhar com vocês o que estou usando e planejando fazer.

Tudo foi feito na minha humilde glove box de papelão forrada com plástico de encapar caderno. Os copos são os de requeijão.
O carimbo é da strain Australia que pedi na PróFungos.
Por enquanto são 4 copos de PF Tek e 3 copos de milho que vão pra geladeira enquanto eu estiver viajando no final do mês, e vou fazer mais copos até lá.
Esterilizei o milho com a técnica do @Mauricio .
A PF TEK eu segui o Guia de Cultivo Ilustrado PF TEK 2012.
Fechei os copos com 3 camadas de papel alumínio, sendo as 2 de baixo com furos e a de cima com furos tampados com micropore, tudo fechado com fita isolante. Fiquei com medo de contaminar o cultivo, então eu fiz a tampa com os furos e o micropore separada, fervi na água, passei álcool 70 e coloquei no forno pra secar, até agora está sendo um sucesso aparentemente.
A incubadora é uma caixa de papelão, só com termo higrômetro. A temperatura tem oscilado bastante entre 24-29ºC, quando fica muito alta eu geralmente coloco um gelo na caixa.

Os copos de PF TEK foram pra incubadora dia 23/12/13, 5 dias depois já apresentavam bastante micélio, mas estavam bem diferentes do micélio que eu conheço do esterco e das fotos dos cultivos que vejo por aí, o que me deixou com medo de ser contaminação. A galera do grupo Cogumelos Mágicos do Facebook me ajudou a identificar e me aconselharam a fazer os furos pra troca de ar, que segundo o guia era pra ser feito após 10 dias de incubação, eu fiz com 6.
11.jpg
Depois de 1 dia com furo, o micélio já começou a ficar rizomórfico. ;D
22.jpg 33.jpg
Hoje, 14 dias depois, a parte externa está 100% colonizada, agora vou esperar mais um pouco antes de colocá-los pra hibernar.
44.jpg

Coloquei nos copos com milho vermiculita no fundo e vermiculita por cima, ficaram mais de 1 mês guardados na geladeira, e foram inoculados dia 29/12/2013, e já coloquei direto a tampa com micropore pois recebi dicas de já colocar a tampa desde a esterilização. Até agora o micélio parece saudável, mas eles não parecem tão rizomórficos como o micélio da PF TEK, mas pelo que vi nas fotos por aí parece que é assim mesmo com milho. Tem 8 dias na incubadora e está bem colonizado.
55.jpg

Estou na dúvida ainda de como vou fazer na frutificação. Eu vi várias técnicas legais pelo fórum: bulk em balde, bolo pf na garrafa pet, casing no frasco grande de vidro, terrário tradicional. Estou com bastante material aqui em casa pra tentar todas essas técnicas e vou inocular mais bolos com milho e arroz + vermiculita. Fico com um pouco de receio já que sou iniciante e não quero abusar demais e acabar perdendo meus bolos, então pretendo deixar os bolos pf frutificarem normalmente por enquanto e fazer casing ou bulk com o milho já que ele exige isso. ^^

tudo certo por ai, micélio saudável. Vá de bulk em balde com o milho e com os copos de arroz, o PF tradicional, coloque pra frutificar. Boa iniciativa.

A galera do grupo Cogumelos Mágicos do Facebook me ajudou a identificar e me aconselharam a fazer os furos pra troca de ar, que segundo o guia era pra ser feito após 10 dias de incubação, eu fiz com 6.

Essa página do facebook não tem nenhuma relação com o nosso fórum. Recomendo que você fique longe dessas páginas, onde não há nenhum controle de segurança ou privacidade. Aproveite o nosso fórum, que é especialmente dedicado ao anonimato dos nossos usuários. :teo_ninja:

Estou na dúvida ainda de como vou fazer na frutificação. Eu vi várias técnicas legais pelo fórum: bulk em balde, bolo pf na garrafa pet, casing no frasco grande de vidro, terrário tradicional.

Se você tem alguma caixa que sirva de terrário, então vá pelo método simples usando perlita ou argila expandida no fundo do terrário. Bulk, casing e outras técnicas mais complexas é aconselhável que deixe para quando tiver um pouco mais de experiência.

Bom, meio caminho já está andado, logo mais terá cogumelos sorrindo para você. Sucesso! ;)

Se você tem alguma caixa que sirva de terrário, então vá pelo método simples usando perlita ou argila expandida no fundo do terrário. Bulk, casing e outras técnicas mais complexas é aconselhável que deixe para quando tiver um pouco mais de experiência.

Bom, meio caminho já está andado, logo mais terá cogumelos sorrindo para você. Sucesso! ;)

Como eu citei no post, eu coloquei milho pra colonizar também além dos bolos PF, então eu tenho que fazer um casing ou um bulk pra eles, o que vai me ajudar a avançar nos estudos mais rápido sem colocar todo meu cultivo em risco. ^^

Eu não apostaria nesses 3 copos de milho, aparentemente estão bem comprometidos, já os tiraria de jogo.

O milho começou a apodrecer pelo jeito. :(

Tenta um outdoor. Além de diminuir os riscos em contaminar a sua casa, você pode ser presentada com belos frutos "selvagens".

Bom, fiz o Dunk & Roll e fiz os terrários de garrafa pet. Coloquei argila expandida no fundo, porque não achei pó de fibra de coco. A umidade não passava de 85%, nem borrifando. Desisti e arrumei um balde, forrei de argila expandida e coloquei os bolos e tô borrifando, agora a umidade já chegou a 93%. xD A temperatura que estava altíssima e praticamente impossível de controlar mesmo com gelo no terrário agora diminuiu um pouco.
1.jpg 2.jpg
Esse bolo da foto encontra-se isolado. Acho que o roll dele não ficou muito bom, e ele está coberto por um micélio que parece uma névoa branca, bem diferente dos outros bolos que o roll ficou melhor. Eu li que isso poderia ser normal pela falta do roll, então gostaria de saber se ele está saudável e pode ficar junto com os outros bolos.
3.jpg 4.jpg

Desisti e arrumei um balde, forrei de argila expandida e coloquei os bolos e tô borrifando, agora a umidade já chegou a 93%.

Coloque mais argila expandida ou coloque menos água no fundo do balde-terrário.

A temperatura que estava altíssima e praticamente impossível de controlar mesmo com gelo no terrário agora diminuiu um pouco.

Colocar gelo no terrário tende a diminuir a umidade relativa. Uma alternativa é colocar garrafas PET com água congelada em volta do balde.

Eu li que isso poderia ser normal pela falta do roll, então gostaria de saber se ele está saudável e pode ficar junto com os outros bolos.

Sim, está saudável. Good to go! :)

O primeiro pin!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E só... =\
Umidade a 92% no máximo, isso porque coloquei mais argila expandida no fundo e borrifo todo dia. A temperatura já baixou bem, mantendo por volta de 25ºC, agora está chovendo por aqui. ^^
Mais alguma dica pra aumentar a umidade? =\
DSC09701.JPG

Back