Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo, Thai koh samui

Diário de cultivo problemático.
Ano passado fiz estagio aqui na prefeitura minha cidade, e devido ao estagio ser justamente na prefeitura tive muito tempo livre, um dia pesquisando sobre Enteógeno vim parar nesse fórum, foi então que descobri que existia maneira de cultivar os cogu mágicos, fiquei bem feliz pois sempre tive vontade de experimentar e em minhas buscas nunca tive sucesso, devido a região onde moro ser um pólo da plantação da cana de açúcar, achar um pasto por aqui é bem difícil, e ainda ter a sorte de encontrar os cubensis então nem pensar.

Após dar umas lidas resolvi cultivar e desde intão venho juntando as coisas necessárias para o cultivo, dia 1° de março com tudo na mão dei inícios ao cultivo

Vou contar como que fiz e comentar algumas duvidas que tive durante o processo:

Arroz integral no liquidificador: li que tinha que tomar cuidado para que não triturar muito e não virar farinha , ok entendi mas e ai pensei Qual o tamanho certo que os grãos tem que ficar? nunca tinha visto o tamanho certo, dei uma triturada, uns grãos ficaram bens grandes e outros tinham virado farinha.

Misturei com a vermiculita e com água, coloquei no copo depois só vermiculita seca e fechei com o papel alumínio e passeia fita, fiz 4 copos de whisky e dois copos de tekila 1 para experiência mesmo e outro para ter uma contra prova da esterilização.

Tudo pra panela de pressão com um fundinho de água, 1:30 H depois desliguei o fogo.

Sou engenheiro ambiental formado e durante a faculdade tive aula de micro biologia e perdi muitos experimentos por contaminação. Quando chegou na hora de abrir o carimbo, raspar e colocar na água, já vi que era ali a maior chance de contaminação.

Comprei uma garrafinha de água congelei ela, depois coloquei em banho Maria e deixei descansando ate chegar a temperatura ambiente.

Com uma lata de ceva improvisei um bico de bunsen coloquei um potinho de recolher exame ao lado e com cuidado coloquei 20ml da água da garrafa dentro do potinho, raspei um pouco do carimbo para dentro, agitei bastante porem os flocos que caíram no carimbo não se desfizeram mesmo eu tendo deixado a pá que veio dentro do potinho, deixei descansando as 24 horas achando que quando eu voltasse iria sacudir novamente e os flocos iriam se desfazer, engano meu.

Dia seguinte agitei novamente o potinho retirei 4ml com a seringa e coloquei 1 ml por furo em cada copo sendo 4 furos por copo, passei a fita para tampar os buracos e coloquei para descansar

Conforme eu ia injetando nos copos fui numerando eles para se houvesse uma contaminação eu tentar descobrir onde que eu havia errado

Cheguei hoje da Soulvision fui lá conferir o andamento, e estão ai os resultados:

O copo numero 1 não tinha nenhum sinal: acho que isso aconteceu pois como havia muita água no potinho e os esporos estavam em flocos acabei puxando só água para a seringa.

Copo 2 foi o que tem melhor progresso por enquanto
Compo 3 e 4 com pontos de micélios

Estou com algumas duvidas sei que a galera não gosta que pergunte pois essas respostas estão no fórum e geralmente foi a pessoa que não procuro direito mas valos lá:

Quando pedi o carimbo na Profungo veio o Thai Koh Samui e um outro escrito assim: The Star Gazer, pesquisando na net descobri que é uma flor e no fórum é um usuário, alguém pode me da uma mão?

Sobrou 2ml no potinho recolhi com a seringa, tirei o ar, e deixei ela deitada, como o pote 1 não tinha sinal nenhum hoje resolvo injetar no copo 1. Tem algum problema?

E o esporos formaram um floco na seringa, estou com dificuldade em partir esses flocos, alguma dica ?
Irei postando algumas fotos que bati
Valew

AS fotos estavam grandes intão passei para o Imageshack
indisp.png
 
Quando pedi o carimbo na Profungo veio o Thai Koh Samui e um outro escrito assim: The Star Gazer, pesquisando na net descobri que é uma flor e no fórum é um usuário, alguém pode me da uma mão?

É uma strain como Thai Koh Samui que você recebeu.
http://fsre.nl/?page_id=165
...
Thai Ban Hua Thanon
Thai Ban Pang Ka
Thai Koh Samui
Thai Koh Samui – Super Strain
Thai KS T3
Thai Na Muang
Thai Lipa Yai
Thai Pink Buffalo KS
The Star Gazer
Transkei
Treasure Coast
...

Sobrou 2ml no potinho recolhi com a seringa, tirei o ar, e deixei ela deitada, como o pote 1 não tinha sinal nenhum hoje resolvo injetar no copo 1. Tem algum problema?
Faz uma CL com o que restou, assim se os potes não vingarem você terá mais material para inocular.

E o esporos formaram um floco na seringa, estou com dificuldade em partir esses flocos, alguma dica ?
Irei postando algumas fotos que bati
Valew
Espirra e suga num pote estéril várias vezes
 
Alguns copos aparentam estar contaminados, já outros estão com um desenvolvimento bem satisfatório. É certo que terá bons resultados.
 
AS fotos estavam grandes intão passei para o Imageshack
Sobre a questao do tamanho das fotos, tente usar algum software que diminua.
Ex: Picasa é free e fácil(reduz todas ao mesmo tempo).;)

Também encontrei algumas dificuldades com essa strain (TKS), alguns copos precisei inocular com CL(mel, vide biblioteca)... Mas o resultado final é muito satisfatorio!

Sucesso no cultivo!!
 
Obrigado a todos pelas dicas
vou fazer o CL hoje
abrass
 
As primeiras tentativas sempre são frustadas
mas nada dq muita pratica não se resolva.
mas te desejo boa sorte.

Paz e luz.
 
01/03/11 – preparo dos esporos e dos copos

02/03/11- inoculação dos copos

10/02/11- quando vi os copos já estavam com micélios, uns de cubensis outros de contaminação (no inicio achei muito legal pois não sabia que era contaminação e eles cresciam bem rápidos, em 2 ou 3 dias tomaram o copo)

12/02/11- para acelerar a colonização dos contaminantes tirei o papel alumínio dos copos condenados e coloquei o filtro de cafe por cima, para não desanimar resolvi olhar pelo lado bom da coisa, pelo menos agora eu tinha visto como que era essa contaminação, e senti o cheiro, que foi de pêssegos em calda.

15/02/11- fotos dos copos contaminados / dos copos sadios, porem surgiu uma duvida no copo 3, uma manchinha do lado oposto da onde cresce o micélio do cubensis.

Alguém podia da uma luz ? Uma opinião se é ou não contaminação, fiz 4 furos por copo e essa mancha surgiu bem embaixo de um dos furos, vou observar o comportamento,velocidade de crescimento, formato e textura.

Obs: O copo 4 foi o que ficou com o resto da solução que continham os esporos, foi injetado uma quantidade maior em relação aos outros copos (de esporos, não de solução, tipo mais concentrada)

Os copos sadios estão pode se dizer que hermeticamente fechados,os furos para a inoculação forma fechados com fita crep, devo abrir algum orifícios, para a troca gasosas?

Tem algum motivo de uns micelios ficarem mais rizomórficos do que outros?

Bom to mais chato que o Zequinha fazendo perguntas vou parar por aqui
Abraços, PLUR:)
 

Anexos

  • copo-3-001.jpg
    copo-3-001.jpg
    19.6 KB · Visualizações: 10
  • copo-3-002.jpg
    copo-3-002.jpg
    19.5 KB · Visualizações: 9
  • copo-3-003.jpg
    copo-3-003.jpg
    23 KB · Visualizações: 8
  • copo-3-011.jpg
    copo-3-011.jpg
    25.9 KB · Visualizações: 6
  • copo-3-012.jpg
    copo-3-012.jpg
    26.9 KB · Visualizações: 6
  • copo-3- 006.jpg
    copo-3- 006.jpg
    27.5 KB · Visualizações: 6
  • copo-3- 007.jpg
    copo-3- 007.jpg
    23.7 KB · Visualizações: 7
  • copo-3- 008.jpg
    copo-3- 008.jpg
    23.1 KB · Visualizações: 6
  • copo-4-013.jpg
    copo-4-013.jpg
    21.7 KB · Visualizações: 10
  • copo-4-014.jpg
    copo-4-014.jpg
    22.5 KB · Visualizações: 6
  • copo-4-015.jpg
    copo-4-015.jpg
    22.6 KB · Visualizações: 7
  • copo-4-016.jpg
    copo-4-016.jpg
    22.8 KB · Visualizações: 7
  • copo-4-017.jpg
    copo-4-017.jpg
    23.6 KB · Visualizações: 11
  • copo-4-018.jpg
    copo-4-018.jpg
    23.7 KB · Visualizações: 7
  • copo-4-019.jpg
    copo-4-019.jpg
    21.5 KB · Visualizações: 8
  • copo-4-022.jpg
    copo-4-022.jpg
    22.5 KB · Visualizações: 7
  • copos-4-021.jpg
    copos-4-021.jpg
    23.6 KB · Visualizações: 4
  • copos 023.jpg
    copos 023.jpg
    28.5 KB · Visualizações: 10
  • copos 025.jpg
    copos 025.jpg
    25.3 KB · Visualizações: 8
  • copos 026.jpg
    copos 026.jpg
    24.2 KB · Visualizações: 6
  • copos 030.jpg
    copos 030.jpg
    25 KB · Visualizações: 9
  • copos 031.jpg
    copos 031.jpg
    26.1 KB · Visualizações: 6
  • copos 033.jpg
    copos 033.jpg
    26.5 KB · Visualizações: 10
  • copos 035.jpg
    copos 035.jpg
    24 KB · Visualizações: 10
O copo 3 esta parecendo micelio mesmo!
Não foi uma boa ideia abrir esses copos extremamente contaminados por ai!
Sucesso!
 
Ao que eu vejo há contaminação nos copos (conforme numero da figura) 23,25,26,30,31 e 33.
Os outros copos devem te dar bons frutos!
Sucesso!
 
Bom galera vamos dar uma atualizada nisso
Como os micélios estão crescendo na forma algodoada levou mais tempo para a colonização total
15/04 colonização total
22/04 dunk de 24 horas
23/04 coloquei no terrario
Terrario = 1 assadeira, 1 tijolo no meio, cacos de tijolo em volta, deixei tudo submerso em água por 1 dia, escorri a água, e coloquei dentro da caixa plástica, para finalizar coloquei 1 filme plástico(esses de tampar a comida antes de colocar na geladeira) em cima do tijolo para não ter contato direto com o bolo
03/05 surgimento do primeiro pin
04/05 estava achando que meu terrario não estava tendo umidade e troca gasosa suficiente, coloquei agua em volta da assadeira e coloquei um termostato programado para operar a 25°c e uma bombinha de ar de aquário
06/05 surgimento de vários pin
09/05 agora quando cheguei em casa para fazer horário de almoço o chapéu já estava aberto então retirei para carimbar
Duvidas
Depois de eu colocar o bolo no terrario o micélio continuou crescendo e apareceu uma manchinha mais escura por dentro do micélio, agora eu não sei se é contaminação ou sombra, a mancha esta do mesmo tamanho já faz uma semana. Parto para um bolo novo ou não?
Caso contaminação seja confirmada, posso carimbar ou ira contaminar o carimbo?
postando as fotos da mancha
do meu primeiro cogu ex-situ
e o eu terrario (confesso esta bem porco, deveria ter feito algo melhor)
Abras
Vá de bike, simplifique sua vida!
 

Anexos

  • enrugado.JPG
    enrugado.JPG
    28.3 KB · Visualizações: 13
  • mancha3.JPG
    mancha3.JPG
    28.8 KB · Visualizações: 14
  • terrario.JPG
    terrario.JPG
    27 KB · Visualizações: 14
  • mancha1.JPG
    mancha1.JPG
    24.3 KB · Visualizações: 12
  • mancha2.JPG
    mancha2.JPG
    23.4 KB · Visualizações: 21
  • primeiro.JPG
    primeiro.JPG
    12.5 KB · Visualizações: 16
  • IMGP0220.JPG
    IMGP0220.JPG
    26.3 KB · Visualizações: 13
  • IMGP0222.JPG
    IMGP0222.JPG
    24 KB · Visualizações: 9
Essa mancha azulada?

Ou você machucou o bolo na manipulação ou falta umidade no terrário.

Compare com o azulamento dos cogumelos colhidos. É a mesma reação.

Parabéns pela colheita.
 
cara, parece q ta meio amarelado em cima do bolo pode ser q vc ta dexando gotejar agua em cima, eu acho q isso xtressa o micelio e pode retardar a formação de primordias/pins( eu acho )
c for da um jeito nisso ae =D
vamo q vamoo!!!
 
Back
Top