Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo - Selvagens (Panaeolus Cyanescens)

Diário de cultivo problemático.
Boa tarde galera da comunidade CM!,sempre me ajudando nos cultivos e conhecimentos,quero compartilhar com todos esse meu 1° cultivo de selvagens cyanescens.Os carimbos forão coletados em um pasto de vacas(Mimosa) ao lado do Rio Grande, Uberaba-MG,onde eu e meu amigo de vez em quando pescamos alguns Tucunarés:cool:.Com todo cuidado peguei os cyanescens e coloquei em uma vazilha de plático pequena com tampa.Os aspectos dos cyanescens são bem diferentes dos cubensis que costuma ter muitos no pasto tâmbem.Por exemplo: Os cyanescens tem o talo mais fino com coloração escura, o chapéu é branco e na ponta é levimente dourado e o azulamento é mas rapido e forte tomando todo o cogumelo.Diferentes dos cubensis que tem os talos mas troncudos com grossura média,os chapéus são maiores e tem a coloração dourado-marrom, as vezes mas claros com pequenos pontos brancos, e tem o azulamento mais lento.
Então no dia 13/05 comecei o meu 1° cultivo de cyanescens.

STRAIN:
Selvagem (Panaeolus Cyanescens).
TÉCNICA: PF Bolos Padrão. Arroz Integral(50%)+Vermiculita(25%)+Serragem Fina(25%).
INOCULAÇÃO: 2 Copos de Vidro 350ml(13/05/2015).

No dia 13/05 confeccionei uma seringa de esporos,usei os dois carimbos de consegui retirar,por que já estavão ficando secos e tinha poucos esporos nos dois chapéus.Após a confecção coloquei a seringa em um plástico e á deixei repousando por 7 horas.
Seringa de esporos Selvagens(Panaeolus Cyanescens).jpg Seringa de esporos Selvagens(Panaeolus Cyanescens) (2).jpg (Seringa de esporos Selvagens(Panaeolus Cyanescens).

Enquanto a seringa repousava eu preparava o substrato.1° fervi o arroz inteiro, com água filtrada por 10m e o deixei encharcar por 5m, depois lavei com água corrente e coloquei para escorer por 2h e depois deixei secando em um pano limpo.Após estarem secos eu os misturei em uma vazilha grande com vermiculita mais a serragem até ficarem no ponto, bem humida sem deichar água sobrando.
Pré - Esterelização do arroz integral inteiros. (2).jpg Encharcando o arroz com a propria água que ferveu por 5m..jpg Lavando o arroz com agua corrente.jpg (preparando o arroz)


Com o substrato pronto completei os copos com a mistura,primeiro coloquei 1,5cm de vermiculita seca na parte inferior e na superior de cada copo e tampados com duas folhas de alumínio em cada copo, em seguida os coloquei na panela de pressão por 60m em fogo alto.Após a panela está fria,retirei os copos sem abri-los e passei uma fita em volta da boca de cada copo e recortei as rebarbas do alumínio, e os inoculei com 4 furos injetando 0,5ml de esporos em cada copo.Celado os copos,eu guardei em uma caixa de papelão junto com outros cultivos e os coloquei no fôro para a germinação dos esporos.Hoje(19/05)quando fui da uma conferida no progresso do cultivo,observei que o micélio está se expandindo rapidamente em apenas 6 dias após a inoculação,outra diferença comparado com os cubensis que demoram até 20 dias para a germinação dos esporos.
Após 6 dias os cyanescens já crescendo forte!..jpg Copos Cyanescens crescendo fortes!..jpg (Após 6 dias os cyanescens já crescendo forte!)
1° copo após 6 dias da inoculação o micélio já aparece em crescimento.jpg (1° copo)
2° copo após 6 dias da inoculação o micélio já aparece em crescimento.jpg (2°copo)

CONTINUA!!.....
 
Não da pra ver direito nesses copos mas parecem ser micelio mesmo, boa sorte pra você amigo, dessa raça ai q eu nunca vi, vou acompanhar seu diario:D
Paz.
 
Peço desculpa pela demora, eu perdi todo esse material...algo deu errado,acho que eu compactei de mais o substrato,então o micélio não consegui desenvolver e também o local onde estava para germinar os esporos variava muito a temperatura entre 18 e 35g°, e ventava muito também.Desculpa logo mais trarei outros cultivos:)
 
Back
Top