Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

Completo 1° Cultivo Monotub

Diário de cultivo completo.
Raças
Mexican Dutch King - MDK
Inoculação
25/04/2021
Inoculação via
Cultura Liquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
13/06/2021
Terrário
Monotub
Técnicas
PFTEK, Monotub
Substratos
Arroz integral com vermiculita
Pó de coco com vermiculita
Ola pessoal!

Gostaria de publicar meu primeiro cultivo em monotub, em modo experimental, utilizando os recursos aprendidos aqui, com leves modificações;

Vou tentar descrever a sequencia dos passos.

1°) FORMAÇÃO DOS BOLOS: Elaborei os bolos pelo metodo PFTEK padrão, utilizando arroz integral e vermiculita. Utilizei copos de McDonalds de 500mL PP5, os quais couberam 4 em panela de pressão 4,5L. Esterilização por 1h.

2°) INOCULAÇÃO DOS BOLOS: Inoculação por CL da variedade MDK, cujo conteúdo eu ja havia proliferado anteriormente a partir de uma seringa de esporos adquirida. Incubação em caixa termica com temperatura controlada a partir de 25/04/2021.

3°) PREPARO DO MONOTUB: utilizei caixa plastica padrão, com furos e fita micropore. Realizei ascepcia com Lysol, e despois alcool 70. O substrato foi pó de coco com vermiculita e agua. Esterilização do substrato em panela de pressão utilizando tambem copos PP5. Distribuí o substrato pela caixa formando uma camada, e deixei algum material em reserva.

3.A) INOCULAÇÃO DO MONOTUB: Tirei os bolos de PFTEK dos copos em 23/05/2021. Os copos estavam com colonização em torno de 75%, e decidi abri-los porquanto já se passava quase um mes. Abri os copos e desmontei manualmente o bolo em partes menores, buscando não machicar em demasiado o micelio. Distribuí os pedaços tentando formar uma camada sobre a 1ª camada de substrato na caixa plastica, e cobri com uma 3ª camada, de substrato ja esterilizado.

3.B) PRESERVAÇÃO: Detalhe que não forrei o interior da caixa com plastico preto. A caixa é transparente, e elaborei o conteudo direto na caixa. A caixa com conteudo foi envolta em um saco de lixo preto, e colocada para proliferação (FOTO 0). Guardei em ambiente fechado, com temperatura controlada, em 23/05. A motivação para para a transparencia foi o interesse em observar a propagação do micélio ao longo do substrato, no tempo.

4) ANIVERSARIO: O monotub foi colocado para aniversario em 06/06/2021, em um quarto isolado, com iluminação natural e temperaturas ambiente, variando a normal ao longo do dia, mas fazendo frio a noite por conta da estação. Apesar disto, verifiquei que o ambiente nao ficou demasiadamente frio por conta do calor que recebeu durante o dia e manteve por estar fechado. No dia do aniversario, a parte inferior do bolo, na caixa, estava totalmente colonizada. A parte superior estava densamente colonizada nas periferias, havendo uma região central ainda com substrato não dominado.

5) PINAGEM: Pôde ser melhor observada em torno de 15-16/06 ao longo de todo tub. Foi tambem constatada pinagem lateral, como já esperado por conta da iluminação. Esta parte foi relativamente dificil, por quanto é minha primeira experiencia com monotub, e não soube exatamente o que fazer para conduzir a pinagem lateral. Em alguns casos, realizei um corte no bloco, expondo a lateral do micelio à luz.

6) 1° FLUSH: Na FOTO 2 é possivel obervar o flush vigoroso e pronto para colheira. Na FOTO 3 destaco uma das peças que recortei, com flush lateral denso e pronto para colheita.

7) COLHEITA: No total, o 1° FLUSH rendeu 220g, colhidos como na FOTO 4. Coloquei a FOTO 5 para ilustrar um inidivuo normal, saudavel. Ja na FOTO 6 destaco uma potencial anomalia, em que não soube identificar o que levou a um tipo de ressecamento que chegou a rachar o chapéu, tendo ocorrido apenas neste.

8) ATUAL: Após colheita, cortei gentilmente todo o tub em blocos e coloquei em COLD DUNK. Estão em processo. Hoje devo voltar para a caixa e reiniciar a luminosidade e temperatura, na expectativa de um 2° FLUSH.

Fico a disposição para perguntas e agradeço sugestões sobre como otimzar a tecnica.

Forte abraço!

FreeDoom.
 

Anexos

  • 0.JPG
    0.JPG
    1.2 MB · Visualizações: 241
  • 1.JPG
    1.JPG
    120 KB · Visualizações: 67
  • 2.JPG
    2.JPG
    1.8 MB · Visualizações: 64
  • 3.JPG
    3.JPG
    1.6 MB · Visualizações: 62
  • 4.JPG
    4.JPG
    1.6 MB · Visualizações: 56
  • 5.JPG
    5.JPG
    1 MB · Visualizações: 54
  • 6.JPG
    6.JPG
    856.8 KB · Visualizações: 61

Roraimense

Esporo
Cadastrado
30/04/2021
Mensagens
20
Reputação
0
Pontos de reações
12
Pontos
2
Muito bonitos daqui uns 5 meses vou tentar o meu primeiro ainda só nos estudos
 

Psilo

Hifa
Cadastrado
14/07/2016
Mensagens
8
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
17
Muito bom, hein @FreeDoom .

Uma ótima colheita.

Uma dúvida:

Onde você está faz muito frio?

Pergunto porque estamos no inverno, e irei estrear uma nova estufa para frutificação que é bem maior que a que eu estava utilizando.
E pensei em não fazer nenhum sistema de controle de temperatura, pois ela é grande e será difícil manter a temperatura.
Mas estou com receio que o clima atrapalhe a frutificação.

Aqui tá fazendo um pouco de frio. (Agora está 18 graus e são 08:00 horas.)

Agradeço a atenção.

Boa colheita. 🍄
 
  • Curtir
Reactions: YaZ

Similar threads

Respostas
4
Visualizações
549
Respostas
13
Visualizações
289
  • Artigo
Respostas
3
Visualizações
595
Respostas
6
Visualizações
271
Top