Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° Cultivo - Golden Teacher

Diário de cultivo problemático.
Fiz o substrato com arroz integral e sementes de pássaro.
Fiz 4 copos, eterelizei por mais de uma hora.
Esperei esfriar completamente.
Um dos copos quebrou, porque ficou batendo durante a esterilização. Sobraram 3.
Tomei banho com protex. Joguei lisol em tudo quanto é lugar. Preparei as seringas usando luvas, mascara. Fiz tudo o mais rápido possível
Infelizmente não li direito e não deixei as se
Injetei o conteúdo da seringa, fazendo quatro furos em cada copo. tambei s buracos com fita isolante limpa com lisol. Fiz os processo copo a copo.
Coloquei os copos dentro de uma caixa limpa e manti-a sempre fechada.
Todo dia olhava uma vez, para vez como estava. Sempre batia lisol no quarto antes de olhar. Até o quinto dia não apareceu nada.
No outro dia começaram aparecer pontos verdes e pontos brancos na direção dos furos em dois copos. 70% dos pontos eram verdes. Crescem a cada dia. Somente 1 copo não apareceu a contaminação, mas também não apareceu micélio.

ai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04077.jpgai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04080.jpg

Dia 21 o copo que restou apresentou uma área dominada por micélio do tamanho de uma moeda de um real. Hoje a área é um cículo de 5cm. Amanhã posto as fotos.
 
Fala NeoRamza

Sempre se adquire algum aprendizado, não desista!

1- as famosas "orelhas" que eu condeno tanto: ao lacrar os copos, seja rápido e não deixe algum vestígio do tampão utilizado. Dá pra perceber as orelhas que você deixou à vista, principalmente o filtro de café utilizado. Ele absorve facilmente umidade do ar, e com ela, inúmeros possíveis contaminantes de sua cultura. É uma porta de entrada "escancarada" para contaminações.

2- faça uma espécie de ambiente fechado para inocular os copos, uma espécie de glovebox. Coloque todo material limpo lá dentro, espirre lisol e aguarde alguns minutos, enquanto faz sua higiente pessoal. A cada furo inoculado, limpe a agulha no algodão com álcool e flambe com chama de isqueiro, volte a resfriar a agulha no algodão. Limpe as tampas dos copos com algodão + alcool, ou pode utilizar algodão + solução com água sanitária.

3- utilize o mesmo sistema para preparar a seringa com esporos, com o máximo de assepssia.

Use a abuse: lisol, água sanitária, álcool, sabonete protex.

Reinicie novo cultivo com maior cuidado, logo você terá um cultivo de sucesso.

good vibes!:pos:
 
Filtro de café? Não usei filtro de café. Se ta falando da segunda foto é uma contaminação que começou a sair por baixo do papel alumínio. O mais estranho é que esse é o único copo que não foi contaminado por dentro.
 
Filtro de café? Não usei filtro de café. Se ta falando da segunda foto é uma contaminação que começou a sair por baixo do papel alumínio. O mais estranho é que esse é o único copo que não foi contaminado por dentro.

Cuidado com isso então!!

e, fortifica a realidade de que seus copos não estão lacrados:(

Porque o contaminante viveria fechado em um copo com baixo nível de oxigênio, se ele pode vir para fora?:eek:

Reinicie todo processo amigo, e cuidado ao manipular esses copos contaminados. Descarte o material no lixo ou melhor, enterre-o longe de seu material de cultivo.
 
Dos 3 copos restantes um eu descartei. Estava muito contaminado.
O segundo está de vagar e sempre:
indisp.png

O terceiro estava contaminado, mas parece que o micélio está crescendo e a contaminação parada:
indisp.png

Este final de semana começo um segundo cultivo em paralelo.
 
Como eu não encontrei o aquecedor de aquarios que desliga automaticamente fiz uma incubadora improvisada. Enrroli os copo em papel aluminio para proteje-los da luz, e coloqueos em uma caixa de isopor. Coloquei uma lampada de 25W de 220V ligada em uma tomada de 110V, na pratica a lampada ficou com 12,5W. Dentro da caixa de isopor coloquei um copo com a água, para eu poder colocar um termometro e medir a temperatura a água. Para ajustar a temperatura dentro da caixa eu abria mais ou menosa tampa da caixa. Regulei a incubadora em 27°C.

Agora é esperar, e ver se o micélio cresce mais rápido.
 
Fala NeoRamza

O crescimento está lento devido a baixa temperatura nesta fase de incubação do fungo.

Porém, se já dá para perceber que o micélio está germinando, é um bom sinal.

Já tive cultivos que demoraram 60 dias para colonizar 100% um copo, devido a baixa temperatura, e eu estava com meu terrário ocupado por outro cultivo, então não tinha alternativa para aqueçer os copos, senão utilizar uma lâmpada, assim como você fez.

Preste muita atenção quanto trabalha com energia elétrica, faça tudo de uma maneira de não haver riscos de choques ou acidentes relacionados.

Estou testando um sistema com resistências agora, e ficando satisfeito com elas, porém faltam ajustes. Quando estiver funcionando bem, eu posto aqui a construção.

Enrolar sua caixa de incubação com um cobertor também é aconselhável, auxilia para uma menos perda térmica com o exterior.

good vibes!:pos:
 
Pois é, mas o micélio só apareceu em um dos pontos de inoculação, e até o momento só tomou metade do copo, e ja tem mais de um mês. Se os outros pontos tivessem germinado o copo já estaria todo tomado. Junto com ele coloquei mais outros 4 copos inoculei a 8 dias e até agora nem sinal de micélio. Quanto aparecer abro um outro diário.
 
Consegui comprar um aquecedor de aquário e melhorei minha incubadora. Os copos ficam dentro de um saco ermeticamente fechado para não pegarem umidade. A água entra em contato com o saco, e está a temperatura de 28°C. Revesti a caixa de isopor para extrar o mínimo possível de luz dentro da caixa.

ai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04494.jpgai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04495.jpg
 
Olha qeu ficou BONITO ficou viu.
mas e os copos contaminados la, deu um jeito?
 
boa ideia coloca a agua na incubadora
eu acabei colocando o aquecedor num pote de vidro pq eu num tenho isopor, ai ta tudo numa caixa de sapato, to conseguindo uns 29ºC

boa sorte ai com o cultivo
 
Quando vi aquele "ser" saido por debaixo do aluminio me deu até medo, me deixe longe disto, já basta as histórinhas de monstro do armário, monstro em baixo da cama, etc agora tem mais um em baixo da tampa de alumínio...

Crianças, este é real!

Ranza, revise suas teks, anote tudo o que faz, assim da próxima vez o erro não se repete.

O contaminante apareceu nos próximos aos furos de inoculação? se sim, provavelmente o principal erro foi no preparo da seringa, OU o seu carimbo já estava contaminado, 70% dos pontos de inoculação contaminados, é uma porcentagem muito alta, tendo em vista que o correto é não ter algum contaminante nos pontos de inóculo.

As dicas do irmão Muilok, parecem lógicas!

sobre este contaminante verde, não pensaria duas vezes... enterraria bem fundo...
o monstrengo do aluminio, nem me pergunte pq isso é meleca!

Boa sorte ai, não desista de novas tentativas nunca!:)
 
Joguei os contaminados fora. O único copo que sobrou foi o que tem o "montro do alumímio", mas ele não possui nada de contaminação. Junto com esse único copo está 4 outros copos do meu cultivo de B+ inoculados dia 30, que até agora não deu sinal de micélio. Talvez eu tenha realmente tenha matada os esporos como disse em outro tópico
 
Todo esse tempo e nenhum sinal de micélio, pode ser que vc tenha os destruido sim:(

Neo, pode informar qual a temperatura ambiente, a temperatura que vc tem conseguido atingir, e a potência do aqueçedor que você está ulitizando?

Essa informação vai me auxiliar em algumas pesquisas que venho fazendo.

Saudações fúngicas meu irmão!:pos:
 
A temperatura ambiente é de 24°. Estou mantendo o interios a 28,5°. O aquecedor é de 25W e quase nunca liga, pois o isopor evita o resfriamento.
 
A temperatura ambiente é de 24°. Estou mantendo o interios a 28,5°. O aquecedor é de 25W e quase nunca liga, pois o isopor evita o resfriamento.

Beleza irmão!!!

Essa ainda é a melhor maneira de se manter a temperatura de incubação, com o termostato.

Fiz testes aqui com aqueçedor de 10W dentro de uma garrafa pet, e T.ambiente de 15º, acaba passando dos 30º no interior, e a garrafa chega a quase 50º, o que considero perigoso demais.

É meio cabuloso, mas na minha situação vou ter que utilizar 3 aqueçedores e termostatos, pois a caixa a manter a temperatura é grande.

Sucesso amigo, agora vai de vento em popa:pos:
 
É meio cabuloso, mas na minha situação vou ter que utilizar 3 aqueçedores e termostatos, pois a caixa a manter a temperatura é grande.

Quantos litros? Vai produzir pra estocar? :p:

Um dos copos do segundo cultivo deu sinal de micélio. Um cículo do tamanho de uma moeda de 50c, e só em um dos pontos de inoculação. Os outros copos até agora nada. Assim que tiver tempo posto outro diário.

Mas depois de ver o novo cultivo, percebí que a textura do micélio está diferente, do 2° cultivo está mais parecido com as fotos que vejo aqui. To começando a suspeitar que o copo do primeiro cutivo tá é com algum contaminante branco.
 
Um dos copos do segundo cultivo deu sinal de micélio. Um cículo do tamanho de uma moeda de 50c, e só em um dos pontos de inoculação. Os outros copos até agora nada. Assim que tiver tempo posto outro diário.

Mas depois de ver o novo cultivo, percebí que a textura do micélio está diferente, do 2° cultivo está mais parecido com as fotos que vejo aqui. To começando a suspeitar que o copo do primeiro cutivo tá é com algum contaminante branco.

Fala Neo,
Deixe evoluir mais um pouco, e se possível poste fotos pra gente ajudar a identificar.

Se não for cintilante como o micélio, e o aspecto é meio acizentado e com os rizomas finos como uma teia, é contaminação:(
 
Aqui está o único foco de micélio que apareceu nos quatro copos do 2° cultivo.

ai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04496.jpg

O copo do primeiro cultivo está com uma consistencia muito deiferente, parecendo um algodão de linhas estremamente finas, e não parece nada úmido.

ai195.photobucket.com_albums_z123_NeoRamza_DSC04457.jpg
 
Última edição por um moderador:
Back
Top