Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Últimas dúvidas antes de começar

RUDR4

Cogumelo maduro
Membro Ativo
31/10/2006
52
69
51
Senhores,

Desde que me apresentei no fórum até agora, se passaram alguns meses. Mas, enfim terei como colaborar. Começarei meu 1º diário de cultivo nesta segunda-feira, pois finalmente fui carimbado (duende europeu). ;)

Porém tenho uma última dúvida antes de começar (e ter mais dúvidas depois). Existe algum problema se usar um umidificador de ar simples (desses de névoa quente) no terrário, além da óbvia mudança de temperatura?

Porque tenho um desses e no momento não tenho planos de adquirir um umidificador ultrasônico.

Pretendo fazer o terrário da seguinte maneira:
terrario.gif

Agradeço possíveis sugestões! :)

Esqueci de dizer: é um print de Golden teachers!

Abraços!
Falou!:pos:
 
Última edição por um moderador:
A fase de pinagem exige temperatura dentro da faixa 21º à 26ºC

Na fase seguinte, onde os frutos crescem, a temperatura deve está dentro da faixa 26º à 28ºC.

Se você conseguir manter essas temperaturas não há problema utilizar o seu umidificador.
 
Legal! Era o que eu estava pensando.

O termômetro que tenho aqui não é muito confiável, mas a temperatura ambiente tem oscilado entre 26°C e 29°C. Meu termo-higrômetro novo, deve chegar na terça feira aí vou poder aferir de maneira mais precisa.

De qualquer maneira o umidificador só irá ligar de tempos em tempos, pois vou usar um timer.

Enquanto os bolos estiverem colonizando, vou fazendo os testes de temperatura e umidade do terrário. Espero que dê tudo certo.

Mas você acha que a pressão gerada no interior do terrário pela entrada de ar quente é o suficiente para provocar a renovação do ar? Ou seria mais garantido eu acrescentar um cooler ao setup?

Obrigado Mauricio! :pos:
Abraços!
 
Um borbulhador de aquário é melhor que um cooler, pois promove trocar de ar e não retira tanto a umidade.

Dependendo do volume do terrário você usa 1 ou 2 borbulhadores

Como você vai fazer bolos e não casing é essencial uma umidade elevada e constante, isso é sem picos de alto e baixo.

Bolos são muito sensíveis a umidade.

Se a umidade for baixa a superfície seca ocorre overlay e não frutificam.

Se a umidade for muito elevada com muita condesação, encharga a superfície.
 
Um borbulhador de aquário é melhor que um cooler, pois promove trocar de ar e não retira tanto a umidade.

Vou fazer vários testes assim que meu termo-higrômetro chegar amanhã. Assim terei mais segurança. Devo estar fazendo as seringas hoje à noite. pretendo usar 1/4 do carimbo em 04 potes.

De qualquer maneira estou indo "às compras" agora, pra comprar o material que ainda falta. Veremos se consigo achar outras soluções no caminho...

Rudr4, faça o teste: ligue o umidificador e verifique se parte da névoa sai pelo filtro. Se sim, está OK. A tampa está totalmente fechada? O terrário é feito de vidro ou plástico?

O terrário é de plástico, Neuro. A tampa está fechada com aqueles "locks" plásticos da própria caixa. Acha que é interessante reforçar isso?

Vou fazer os bolos, e no período de incubação continuarei com os testes no terrário, tentando buscar o melhor setup pro meu caso e vou postando aqui os resultados.


Valeu! Abraços! :pos:
 
Fala Colega

Completando algo que Mauricio e o Neuro falaram...

Vc já parou pra pensar em usar algum sistema para resfriamento interno deste terrário?? Considero de grande valia, sendo que a temperatura ambiente da região onde vc se encontra seja quase limite para frutificação de cogumelos, e ainda por cima o umidificador vai injetar vapor quente, incrementando assim o parâmetro de temperatura.

Temperaturas não ideais para a colonização / pinagem / frutificação, realmente resultam em "demora", abortos e não-total desenvolvimento dos frutos. Vale a pena pensar.

Lindo croqui do terrário. Segue na empreitada!!

paz e luz
 
É verdade. Vou parar e dar uma repensada.
Talvez eu acabe investindo num Umidificador Ultrasônico. Realmente está muito quente por aqui, e esse vapor quente pode colocar em risco a temperatura do terrário.

O calor é tanto por essas bandas, que minha incubadora não precisará de nenhum dispositivo de correção térmica.

Obrigado, mais uma vez. Vou continuar na empreitada. :pos:
 
Não to querendo ser chato nem ensinar nada pois ainda to na fase de aprendizado.....mas se vc vai fazer a seringa ainda, leia e releia agora o metodos de confecção da seringa, substrato e inoculação.....depois disso vc vai ter tempo pra resolver o terrario!!!!
O principal é a paciencia, pois os fungos andam a seu proprio tempo!!!

Calma que a coisa vai!!!! no começo fiquei paranoico mas depois comecei a entender o processo e adquirir mais paciencia pra deixar nosso amigo fungo completar seu ciclo!!!

Abraço e otimas vibrações pra vc e seu cultivo estamos na torcida!!!!:pos:
 
Hehehehe! Valeu a força VICTOR. Toda ajuda é boa. :pos:

Nem se ligue em estar sendo chato por ensinar. Estou aqui para aprender mesmo! :D Se for pra ser chato, seja! ;)

Já tô bem informado dos processos iniciais, só ainda não coloquei eles por aqui porque na verdade abri o post só pra falar do terrário e tirar algumas dúvidas que não puderam ser solucionadas com os meus estudos. A eficiente construção dele depende de uma série de fatores climáticos e contextuais para poder ser elaborado e executado da melhor forma e sem exageros.

Já mudei completamente meu setup, só com as dicas que o pessoal postou aqui, e tem mais coisa ainda vindo por aí!

Pretendo abrir um outro thread com o Diário de Cultivo em si, tão logo esteja com os bolos prontos e inoculados.

Valeu a força, os conselhos e as vibes!!!
Abração!
 
Perguntei sobre o terrário porque algumas caixas plásticas têm uns buracos por onde escapa a névoa, fazendo um ciclo de pressão positiva bem mais eficiente. Se a sua caixa tiver esses buracos, cubra-os com aquelas esponjas de lavar carro pra evitar um escapamento excessivo de névoa.

O MuiLok falou sobre resfriar o terrário, eu não sei se vc verificou temperaturas muito altas durante a umidificação, mas seria interessante vc atentar pra isso, já que o ar quente é menos denso que o ar frio e talvez isso possa acarretar em um escapamento maior de ar úmido do seu terrário.

Sorte!
 
Perguntei sobre o terrário porque algumas caixas plásticas têm uns buracos por onde escapa a névoa, fazendo um ciclo de pressão positiva bem mais eficiente. Se a sua caixa tiver esses buracos, cubra-os com aquelas esponjas de lavar carro pra evitar um escapamento excessivo de névoa.

Opa, Neuro!
Não cara, o meu não possui essas aberturas, ele é inteiriço mesmo. A abertura será feita na própria caixa com estilete. Acho que criará um único fluxo de ar. Se verificar alguma falha na tampa, tentarei usar algo vedar.

O MuiLok falou sobre resfriar o terrário, eu não sei se vc verificou temperaturas muito altas durante a umidificação, mas seria interessante vc atentar pra isso, já que o ar quente é menos denso que o ar frio e talvez isso possa acarretar em um escapamento maior de ar úmido do seu terrário. Sorte!

Pois é, cara! Meu termo-higrômetro acabou de chegar. E constatei uma temperatura de 28° praticamente constantes no terrário. Como ainda não fiz o buraco, não pude testar ainda a circulação de ar, mas de qualquer forma, abortei a idéia de usar o umidificador de vapor quente. Inviabilizaria qualquer tentativa de frutificação, pois elevou a temperatura do terrário dos 28° medidos para 31° de média, com picos de 32°.

Acho que vou acabar investindo no umidificador ultra-sônico, e enchê-lo periodicamente com água gelada, talvez assim eu consiga baixar a temperatura uns 2° dos 28° iniciais, indo para 26° - limite de temperatura para frutificação dos Gt´s: https://teonanacatl.org/showcase/golden-teacher.128/ (só conjectura, tenho que testar ainda). Aí eu colocaria a entrada da névoa num ponto mais alto e deixaria a saída de ar num ponto mais baixo, do outro lado do terrário, para fazer com que o ar mais frio (mais pesado) ganhe uma ajudinha da gravidade para promover a circulação de ar.

Pergunta 01
Acho que assim eu resolvo o problema da umidade, da temperatura e da circulação de ar com um único aparelho. Estou certo? :confused:

Pergunta 02
A propósito, existem alguns desses ultra-sônicos que dizem ser ionizantes, que matariam bactérias, mas será que esses íons todos também não fariam mal ao micélio? Ou é melhor nem arriscar e partir para o ultra-sônico comum?

Será que alguém tem alguma informação a respeito? :confused:

Valeu! Abraços! :)
 
Última edição por um moderador:
Back
Top