Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

É possível um cultivo contaminado dá frutos saudáveis?

LuizBurton_

Primórdia
Membro Ativo
02/05/2011
69
33
32
Manaus, Amazonas
Bom, meu cultivo contaminou com um outro fungo "peludinho" e tmb branco como o micélio, mas só que BEM MAIS BRANCO e MAIS PELUDINHO. Aí tudo bem, está na estufa e bla bla bla. Como é meu primeiro cultivo do ZERO eu resolvi deixar pra ver no que dava, aí eu observando, tem cogumelos crescendo e estão cada vez ficando maiores e bonitos. É possível que o micélio de P. Cubensis não tenha morrido totalmente com o contaminante e dado um jeito de frutificar assim mesmo?
:unsure:


É possível isso acontecer e se eu posso usar os cogumelos sem problema algum? o_O

Por favor, me tirem essas duvidas. ;)

:teo_seta_direita: Ps: Strain B+ , Substrato > sementes de pássaro + vermiculita, humos de minhoca por cima do substrato colonizado nas bandejas e pá.
 
É possível isso acontecer e se eu posso usar os cogumelos sem problema algum? o_O

É possível sim, e também é seguro comê-los. Se sentir-se inseguro, basta fazer um chá.
 
Upvote 0
Obrigado e enquanto ao outros Flushes, será que terei? Será que esse fungo morrerá um dia e sobrevirá somente o P.C.?

Hmm... :coffee: Impossível determinar o que acontecerá no futuro. Porém é óbvio que uma dia ele morrerá, não acha?!

Aguarde.
 
Upvote 0
Eu não acho muito boa essa idéia, ainda mais se a contaminação estiver perto dos cogus. Não sei, mas imagino que esses fungos produzam substâncias tóxicas. Não os cubensis, os outros, hehehe. Eu sinto isso no cheiro, e não acho nada apetitoso.
 
Upvote 0
Eu não acho muito boa essa idéia, ainda mais se a contaminação estiver perto dos cogus. Não sei, mas imagino que esses fungos produzam substâncias tóxicas. Não os cubensis, os outros, hehehe. Eu sinto isso no cheiro, e não acho nada apetitoso.

O individuo teria que comer uma boa quantidade de contaminantes indoor (talvez maior do que a dose padrão dos cubensis) para sentir algum sintoma negativo.

Qualquer um que já comeu cogumelos vendidos em mercados, também já comeu cogumelos que veio de substratos com mofo. Porque em cultivos comerciais eles não jogam fora substratos contaminados, nem as secretárias de saúde de qualquer país os obriga a fazê-lo. Quem já comeu queijo, também já comeu "mofo verde".

Contaminantes de cultivo indoor são apenas prejudicial ao micélio, e não aos órgãos sexuais do micélio, a não ser que o cultivador seja muito relaxado e deixe cobwebs ou verticillium subir por todos os frutos, o que leva muitos dias após o contaminante ficar visível.

Mesmo que os aspergillus flavus estejam presentes no substrato (o que é MUITO incomum, já que eles preferem ambientes secos e quentes), levam um tempo maior do que o ciclo dos cogumelos para produzirem aflatoxinas. Normalmente nós jogamos o substrato fora no primeiro sinal de mofo para proteger os futuros cultivos. E não há evidências de que as toxinas seriam transferidas para frutos. Fungos simplesmente não funcionam dessa forma. Os cogumelos não tem sistema vasculares que coletam água e nutrientes da mesma forma que as plantas fazem.

Repito mais uma vez, se a paranoia for grande demais (micofobia?), então faça um chá e bon voyage! ;)
 
Upvote 0
Back
Top