Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tampopo

Tampopo

Filme details

Tampopo (Nobuko Miyamoto) é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do ramen - tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga ela recebe é orientada por Goro (Tsutomu Yamazaki), um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto.

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2857/

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É um filme difícil de classificar, às vezes parecendo non-sense, mas deve-se perceber a poesia por trás das palavras - Ecuador

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu adoro filmes japoneses. Acho que até hoje não me decepcionei com nenhum. Mas neste domingo assisti um que talvez seja um dos mais diferentes que eu já vi.

Tampopo – Os Brutos Também Comem é uma (talvez podemos chamar de) comédia de 1985 dirigida por Jûzô Itami. Ele foi chamado de o primeiro “Ramen Western”, uma jogada palavras e de marketing que faz referência aos filmes do spaghetti western (uma espécie de western europeu que esteve na moda nas décadas de 60 e 70). Ramen – que encontramos no supermercado como lamen – é um tipo de noodle/miojo de origem chinesa, mas que se come muito no Japão também, daí a jogadinha com as palavras.

O fio condutor da história é a relação entre um caminhoneiro, Goro, e seu copiloto e Tampopo, a dona de um restaurante de ramen. Um belo dia, os dois homens param em seu restaurante e acabam se envolvendo em uma briga com homens que estavam comendo, numa típica situação de confronto dos saloons. Tudo começou porque um dos caras estava insultando Tampopo dizendo que seu ramen era horrível e isso foi suficiente para incitar a ira de Goro.

Mais tarde, Goro confessa que o ramen de Tampopo realmente não estava lá grandes coisas e ela, então, pede para que ele seja seu professor de culinária. A história começa a desenrolar quando eles saem em busca da receita perfeita, numa sucessão de situações muito divertidas.

Como eu disse, essa é a linha condutora do filme. Porém, a busca de Tampopo e Goro é entrecortada por várias esquetes onde são mostradas as diversas relações que as pessoas podem estabelecer com a comida. Acreditem, tem de tudo. Comida como fetiche, remédio, ritual… Enfim, o filme é uma verdadeira obra dedicada aos prazeres gastronômicos e impossível assistir sem ficar com fome, hahaha!

Não podemos esquecer que é um filme japonês (sem querer julgar, mas já julgando), então é certo que vamos encontrar uma pitada de exagero em algumas situações. Mas isso tudo é compensado pela belíssima direção de Jûzô, que tratou de fazer planos lindos das comidas, além de conseguir passar das esquetes para a história central de uma forma tão suave que a gente nem percebe.

Podem confiar, se vocês estão sem ideia de filme pra assistir essa é uma ótima opção. O ranking do Filmow não me deixa enganar, haha! Mas não se esqueçam de levar alguma coisa pra comer, senão vocês vão sofrer!

Ah, todas as fotos acima são frames do filme. E aqui vai a foto de um ramen tradicional japonês, pra quem não conhece ;)

Au revoir!

http://umacadeiraporfavor.wordpress.com/2013/07/23/filme-da-vez-tampopo-os-brutos-tambem-comem/

Avaliações recentes

Prós
  • A história é boa e o filme flui...
Contras
  • nenhum
Tampopo é um filme descontraido, com belos personagens e ótima atuação. A história é divertida mas profunda pois mostra por várias perspectivas a comida do japão que no meu ponto de vista é linda. É um filme que mistura aventura com estômago e amor.

Informação do Filme

Categoria
Filmes
Added by
Ecuador
Visualizações
577
Watchers
1
Avaliações
1
Última atualização
Avaliação
5.00 strela(s) 1 avaliações

Mais em Filmes

Mais do(a) Ecuador

Share this Filme

Back
Top