

Senhoras e senhores, com muita satisfação, lhes apresento a Doutora Nise.
Interpretando o papel: Glória Pires
Um breve resumo desta senhora, conforme Wikipédia:
Nise da Silveira (Maceió, 15 de fevereiro de 1905 — Rio de Janeiro, 30 de outubro de 1999) foi uma médica psiquiatra brasileira. Reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, revolucionou o tratamento mental no Brasil. Foi aluna de Carl Jung.

Dedicou sua vida ao trabalho com doentes mentais, manifestando-se radicalmente contra as formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Nise ainda foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação de pacientes com animais.
O filme retrata suas atividades no Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro - RJ.
Para quem assistiu o filme Sucker Punch, vai se familiarizar com o cenário. A obra exibe o contraste entre o que seria um ambiente com condições favoráveis e a realidade, incluindo o descaso com o ser humano.
Ao mesmo tempo, acontece o brilho da arteterapia na ala de terapia ocupacional. No filme é possível ver a troca de correspondências entre a doutora Nise e o psiquiatra Carl Gustav Jung.
Recomendo muito a todos para apreciar esta obra brasileira que retrata um pouco a vida de alguém que deixou sua marca no mundo.
Aqui uma de suas frases:
"Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas.
É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade..." - Nise da Silveira
Ps. Um agradecimento a duas pessoas queridas aqui do fórum, @Priscillocibina e @Texugo