Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Gêmeos - Mórbida Semelhança (Dead Ringers, 1988)

Filme details

Pelo menos sob o aspecto do grotesco, o filme GÊMEOS, MÓRBIDA SEMELHANÇA (Dead Ringers, 1988) é um dos mais mansos filmes de Cronenberg. Se por um lado o filme não choca com as usuais imagens viscerais do diretor, de outro pode-se dizer que o filme dos GÊMEOS é possivelmente o seu mergulho mais perturbador no interior da consciência humana.

Esta é a história dos gêmeos (ginecologistas!) Elliot e Beverly Mantle (ambos interpretados, através de efeitos especiais, por Jeremy Irons), que são tão próximos que suas identidades parecem interligadas em uma espécie de "consciência conjunta".

Na verdade, eles se aproveitam de sua aparência idêntica para trocar de lugar um com o outros à vontade, se revezando em aparições públicas, na realização de cirurgias e, até mesmo, compartilhando as mulheres que se envolvem.

O arrogante e confiante Elliot se completa com o tímido e doce Bev, Na verdade, duas faces da mesma personalidade, completando um ao outro para formar uma pessoa inteira. E o mais assustador é que nenhum deles poderia realmente existir independentemente.

No entanto, Bev decide por tentar romper esse elo íntimo entre irmãos, quando ele se apaixona pela estrela de cinema Claire (Geneviève Bujold).

Esse romance começa como apenas mais uma das conquistas mútuas dos irmãos e como de costume, Elliot (mais confiante) primeiro seduz e dorme com ela para então permitir que Bev tome seu lugar na noite seguinte.

Mas quando o vínculo de Bev com Claire começa a ameaçar a ligação entre os irmãos, as coisas começam a dar errado.

O filme é um estudo sobre o pesadelo da dependência psicológica, das obrigações entre as pessoas saudáveis (simbolizado pelo sonho horrível em que Bev imagina ele e seu irmão, unidos por um cordão umbilical de carne, que Claire tenta morder).

Dead Ringers certamente traz algumas imagens com a indelével assinatura Cronenberguiana. Mas na maioria das vezes o seu "horror corporal" é mais psicológico e interno e menos expostos pelo sangue e a carne.

Quando Bev, enlouquecido pelo isolamento e pela dor, simplesmente revela o seu conjunto de instrumentos para operar "mulheres mutantes", sentimos um calafrio visceral e entramos numa das partes mais sombrias desse filme genial.

Ao localizar o horror do filme quase que inteiramente nas mentes dos gêmeos, Dead Ringers se torna um dos melhores exemplos do talento de Cronenberg, talvez a sua obra mais sofisticada.

Ok, quer ficar ainda mais assustado? O filme foi inspirado em um história Verdadeira: o caso ainda não solucionado de Stewart e Marcus Cirilo, gêmeos ginecologista de 45 anos de idade que foram encontrados mortos em seu apartamento em 1975. E eles, à época de suas mortes, se tornaram viciados em barbitúricos.

Eu pessoalmente gosto muito mais do diretor Cronenberg dessa antiga fase. Os filmes mais recentes do diretor, como "Marcas da Violência" e "Senhores do crime" são bons, mas estão por demais encaixados no cinema de mainstream , afastados das temáticas inquietantes que marcaram filmes como "Videodrome" e "A Mosca".


http://porquever.blogspot.com.br/2011/02/gemeos-morbida-semelhanca-1988.html

Informação do Filme

Categoria
Filmes
Added by
Ecuador
Visualizações
394
Última atualização

Mais em Filmes

Mais do(a) Ecuador

Share this Filme

Back
Top