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Artigo CABOCLOS, CRISTÃOS E ENCANTADOS

Artigos & Livros details

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Museu Nacional
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

CABOCLOS, CRISTÃOS E ENCANTADOS:
Sociabilidade, Cosmologia e Política na Reserva Extrativista Arapixi - Amazonas

Marina Guimarães Vieira
Tese de Doutorado
Rio de Janeiro 2012


Resumo

O objetivo desta tese é descrever a trajetória de formação e os projetos futuros da comunidade São José. Seus moradores são hoje adeptos da doutrina do Santo Daime e se vêem como cristãos, categoria que carrega os significados de humanidade e civilização, em contraposição aos “caboclos” (indígenas) considerados selvagens, com quem seus antepassados, migrantes da Região Nordeste do Brasil, mantiveram relações conflituosas ao chegar na Amazônia. A apreciação conjunta da literatura sobre a colonização da região Juruá-Purus e das narrativas de histórias de vida dos moradores da comunidade nos permite compreender o funcionamento do sistema de aviamento da borracha sob diferentes pontos de vista. Enquanto relatos de cronistas, como Euclides da Cunha, apresentam os migrantes nordestinos que foram trabalhar como seringueiros na Amazônia como vítimas impotentes da servidão por endividamento, etnografias recentes e relatos nativos revelam as conexões entre relações de trabalho e relações de parentesco. A análise do chamado parentesco ritual (apadrinhamento e compadrio) nos leva à compreensão dos modos de transformação de relações potencialmente perigosas, marcadas pela exploração desregrada, pela raiva e pela selvageria, em relações civilizadas que, mesmo tendo um caráter assimétrico, são caracterizadas pela reciprocidade de deveres e direitos, marcadas pelo respeito mútuo. A análise da concepção, do resguardo pós-parto e dos cuidados
dispensados às crianças nos leva à compreensão das concepções de pessoa, alma, corporalidade e humanidade. São abordados os processos de amansamento e iluminação de humanos e não humanos nos rituais, através da luz do Santo Daime. Os sujeitos descritos nesta tese se empenham em alcançar a iluminação e a civilização, nos níveis cosmológicos e sociológicos, através da adoção do modelo religioso, social e político de organização na forma de comunidade, que está relacionada à adesão ao Santo Daime. A perseguição de um modelo de vida comunitário e ambientalmente correto, proporcionado pelos ensinamentos do daime sobre o amor à criação divina (que inclui a floresta, o rio e seus habitantes) e pela relação com os ambientalistas ligados à doutrina daimista, concorre para a garantia de permanência dessas pessoas nas terras que ocupam há gerações, através da conquista da Reserva Extrativista.

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Ecuador
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