Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Primeiro cultivo sério

Depois de algumas experiências com casings comprados, finalmente criei coragem de começar um cultivo inoculando o fungo. Começando com o PF da massa kkkkkk
Diário de cultivo em andamento.
Boa tarde aos camaradas. Hoje sinto que perdi contra mãe natureza, ja se passou mais de um mes, o copo melhor colonizado tem uma manchinha de substrato que parece não colonizar nem a pau, enquanto os outros colonizaram metade da superficie dos copos e no selo de vermiculita estão formando bolhas densas de micélio, acredito que o pote por estar muito cheio e ser hermético com apenas dois furos de agulha cobertos com fita microporosa não dão conta da troca gasosa. Vou esperar e ver, até pensei em quebrar os bolos e fazer casing só que como eu não identifiquei a genética nos copos isso vai ficar limitado a casings de 500ml
Boa noite companheiros. Hoje vim falar dos PFs. Eu tinha 10 bolinhos de 500ml inoculados, um deles eu vi um micelio algodoado no selo de vermiculita e descartei pensando ser cobweb, mas percebi que é normal crescer micelio no topo do PF. e agora estou com um bolinho que tem dois riscos com uma cor levemente verde na lateral dos bolos, e um risco esverdeado também no micelio no topo do bolo, acredito ser algum tipo de estresse por falta de oxigenação pq ele continua a se desenvolver mas as manchas estacionaram o crescimento, mas também tenho medo de ser contaminação.

WhatsApp Image 2024-01-10 at 19.34.22.jpegWhatsApp Image 2024-01-10 at 19.34.23.jpegWhatsApp Image 2024-01-10 at 19.34.23 (1).jpeg

Também tem um bolinho que está crescendo devagar e no fundo ele cresce rizomórfico, e nas laterais e topos está crescendo mais algodoado, mas esse acredito estar Ok.

WhatsApp Image 2024-01-10 at 19.34.24 (1).jpegWhatsApp Image 2024-01-10 at 19.34.24.jpegWhatsApp Image 2024-01-10 at 19.34.23 (2).jpeg

Também vou deixar fotos dos bolinhos mais desenvolvidos.

WhatsApp Image 2024-01-10 at 19.34.22.jpeg Esse do canto inferior esquerdo falta apenas colonizar aquele canto, enquanto os outros estão mais ou menos desenvolvidos.
Boa noite a todos. venho noticiar que as CLs aparentemente deram certo, tinha feito 300ml, mas no fim colhi apenas 200ml por falta de seringas, consegui 20 seringas de 10ml do B+AKM. Durante 2024 esta será a cepa que irei usar em outros cultivos. Sepa amanhã eu posto alguma foto dos PFs (um contaminou, provavelmente era cobweb), sobraram 9.
Bom dia aos camaradas aqui do fórum, e boas festas a todos. Então turminha a parada é a seguinte, alguns PFs deram sinal de vida (tudo indica que é o meu fungo kkkkk), as CLs também parecem ter vingado. E agora estou esperando terminar a frutificação de 2 casings de Albino Penis Envy no meu terrário para aniversariar os PFs. Aconteceu também que eu não rotulei os potinhos com as cepas que foram inoculadas, mas como foram Penis Envy e B+AKM vai dar para distinguir muito facilmente kkkkkk. E é isso turma, vou deixar também algumas fotos, tanto dos PFs, como do terrário. Fiquem na paz e inté mais ver pessoal.

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-12-23 at 10.44.09.jpeg
    WhatsApp Image 2023-12-23 at 10.44.09.jpeg
    182.6 KB · Visualizações: 37
  • WhatsApp Image 2023-12-23 at 10.44.10.jpeg
    WhatsApp Image 2023-12-23 at 10.44.10.jpeg
    207.2 KB · Visualizações: 38
As 3 horas da madrugada do dia 17/12 terminei de inocular os PFs que ficaram faltando, aproveitei o resto da seringa de CL para inocular outras duas CLs. Eu tinha comentado que ia tirar fotos depois desse ultimo processo, mas vou evitar mexer na incubadora por uma semana mais ou menos. Como esse é a primeira vez que faço isso vou evitar de ficar mexendo.
Boa tarde aos camaradas. Hoje dia 16/12 eu fiquei pensando sobre inocular os 3 PFs que faltaram com a seringa de esporos de Puerto Rico, e cheguei na conclusão que é melhor usar a CL de B+AKM, e os 2,5ml que devem sobrar eu vou usar para inocular 2 CLs estéreis que fiz com 4% de mel, no total são 300ml de CL, como acabei de preparar vou deixar descansar umas 3 horas antes de esterilizar. Quando eu for por elas na pressão eu aproveito e tiro umas fotos.
Um bom dia a todos. Dito e feito, as 3 horas da manhã do dia 16/12, de banho tomado, ambiente previamente sanitizado, luvas e mascaras, fui inocular a CL nos bolos, me atrapalhei todo com a tampa dos bolos, até entortei uma agulha kkkk. o problema foi que faltou CL para 3 potinhos por cagada minha, mas agora vou fazer uma seringa de esporos de um carimbo de Puerto Rico que eu guardei do meu primeiro cultivo e vou mandar ver multi esporos nos 3 bolos estéreis. acredito que em até uma semana algum dos potinhos vai dar sinal de vida (tomara que seja o meu fungo 🙏). Agora só pretendo postar atualizações quando tiver novidades. Inté mais ver turminha kkkk
Boa noite camaradas, hoje dia 15/12 eu terminei de esterilizar os copos. Ontem quando eu estava fazendo o PF, eu tinha intenção de fazer 8 bolos de 500ml. Porém a receita que eu fiz deu para 10 potinhos. Eu usei 1 litro de FAI, 1,5 de vermiculita, e 1,5 de pó de coco, a agua eu comecei com 500 ml mas dever ter ido mais de um litro, ao todo rendeu 5 litros de PF. quando fui esterilizar tive problemas com uma panela de pressão que não estava vedando direito. acabou que tinha apenas uma panela e só cabia 2 potes por vez. mandei ver uma hora de pressão neles, mas 4 potinhos tive que esterilizar novamente pq 2 abriram e 2 eu abortei a missão por causa do cheiro que estranhei. acredito que o pano molhado no fundo da panela fez um cheiro que me assustou, mas como estava tudo certo só tive que recomeçar o processo. Cansativo demais, preciso comprar um panela de pressão de 10 litros se quiser continuar com esse hobby, pq foi muito estressante nesse calor ficar acompanhando a panela por medo de entupir a válvula (iniciante atrapalhado kkkkk). E agora pretendo inocular a CL neles dia 16/12 lá para as 3 ou 4 horas da madrugada. Não pretendo tirar nenhuma foto da inoculação, então eu volto a postar alguma foto dos bolinhos quando eles mostrarem algum sinal de vida. Uma boa noite aos camaradas aqui do fórum.
Última edição:
Back
Top