Origem: Tulum, Mexico
Tamanho: Médio-Grande
Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
Substrato(s):
  • Esterco
  • Grãos
  • Solos Enriquecidos
Também chamada de Mexican Tulum, embora não seja propriamente uma Strain mexicana.

Um grupo espanhol de micologistas e botânicos com foco em bioquímica, o SANTOVIAJE, com ajuda de um xamã mexicano-espanhol e amigos ficou um ano vivendo no estado mexicano de Quintana Roo em 1999, tentando fazer um híbrido. A história é de que as espécies envolvidas foram Psilocybe baeocistys, Psilocybe cyanescens, a Strain Pink Buffalo de Psilocybe cubensis, e um Psilocybe mazateca, que não está claro o que seja, talvez outra Strain de cubensis (Mazatapec?).

O resultado da experiência foi um Cogumelo muito potente, embora não necessariamente um híbrido, apropriado para temperaturas mais frias como as europeias e para outdoors sem muitos cuidados. Eles chamaram a Strain de Tulum, porque foi desenvolvida nesse lugar. As culturas foram para a Espanha e a número 11 foi a melhor. De início poucas pessoas tinham a Strain, mas depois se espalhou via Holanda.

Robusta e resistente a contaminantes. Cresce bem em Arroz integral. Há relatos de que em condições favoráveis pode dar Frutos muito grandes.