Origem: Transkei - África do Sul
Dificuldade: Fácil
Tamanho: Médio
Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
Substrato(s):
  • Esterco
  • Grãos
  • Palhas
  • Solos Enriquecidos
Strain originária da África do Sul, algumas vezes chamada de African Transkei, Transkei/African ou mesmo South African. Foi a primeira Strain de origem africana em circulação. Os Esporos originais foram coletados em 01/2002 em Transkei, na região costeira leste da África do Sul. Os cogumelos que originaram a Strain cresceram em esterco bovino à sombra de árvores.

São cogumelos de tamanho médio (similares aos da Strain Argentino) e têm uma Haste bastante sólida e um pouco rugosa. Os cogumelos jovens têm chapéu laranja brilhante ou marrom, o qual mais tarde se torna pálido, quase branco. Por causa da cor púrpura dos Esporos os chapéus ficam com um padrão quase único branco/púrpura/dourado.

O véu permanece conectado ao chapéu por um longo tempo, até se romper e deixar pedaços remanescentes tanto no chapéu como na haste, ao contrário da maioria das Strains de cubensis, em que o véu fica na Haste.

O micélio é bastante rizomórfico. É um colonizador agressivo de crescimento rápido. O cultivo é como o de outras Strains, apesar de que deve-se esperar certa formação de "overlay". Cold-shock parece não ter efeito nessa Strain. O "overlay" torna o umedecimento do casing quase impossível, mas o crescimento descontrolado do micélio age como uma barreira protegendo o substrato de contaminação. Boa produção.

À medida que os cogumelos são colhidos do casing, eles abrem caminho no "overlay" possibilitando novamente o umedecimento. Mostram azulamento extremo quando danificados.