"Set and setting" descreve o contexto para psicoativos e particularmente experiências com substâncias psicodélicas: o estado mental e do ambiente em que o usuário tem a experiência. Isto é especialmente relevante para psicodélicos ou experiências alucinogênicas. O termo foi criado por Norman Zinberg e tornou-se largamente aceito por pesquisadores em psicoterapia psicodélica.

"Set" é o estado mental que a pessoa traz à experiência, como pensamentos, humor e expectativas. "Setting" é o ambiente físico e social. Redes de apoio social, têm se mostrado particularmente importantes no resultado da experiência psicodélica. Eles são capazes de controlar ou guiar o curso da experiência, ambos consciente e subconsciente. Estresse, medo ou um ambiente desagradável, pode resultar em uma experiência desagradável (bad trip). Por outro lado, uma pessoa relaxada e curiosa em um lugar aquecido, confortável e seguro é mais propensa a ter uma experiência agradável.

"Durante o curso, a dosagem da droga não produz a experiência transcendente. Ela age meramente como uma chave química — ela abre a mente, libera o sistema nervoso das suas estruturas e padrões comuns. A natureza da experiência depende quase inteiramente do 'set and setting'. 'Set' denota a preparação do indivíduo, incluindo sua estrutura de personalidade e seu estado de espírito no momento. 'Setting' é físico — o clima, a atmosfera social e do ambiente — sentimentos de pessoas presentes em direção ao outro; e culturais — visualizações prevalecentes sobre o que é real. É por esta razão que manuais ou guias são necessários. Sua finalidade é permitir que uma pessoa compreenda as novas realidades da consciência expandida, para servir como roteiros para novos territórios interiores que a ciência moderna tem feito acessível." (Timothy Leary, A Experiência Psicodélica: Um manual baseado no Livro Tibetano dos Mortos)​


* Agradecimentos ao @Cosmik pela redação e ao @CaioTinoco pela revisão.