Tamanho: Médio-Grande
Temperatura de Colonização/Frutificação: 28-30°C / 23-26°C
Substrato(s):
  • Esterco
  • Grãos
  • Solos Enriquecidos
Também conhecida como PF Redspore.

Esta é uma Strain original do Psilocybe Fanaticus, nomeada em homenagem a Robert McPherson (Psylocybe Fanaticus ou Professor Fanaticus), divulgador da PF Tek, que revolucionou o cultivo caseiro de cogumelos psicoativos.

Este Cogumelo é caractrizado por sua espessa base da Haste, às vezes quase comparável a de um boletus. Fortemente presa ao Substrato. Esporos extremamente férteis que podem Germinar em três dias. Segundo McPherson os Frutos ficam muito grandes se cultivados em grãos (Casing, Bulk) e muito potentes se cultivados em Farinha de arroz integral. Pode não frutificar tão bem quanto a média das outras Strains.

Uma imagem abaixo mostra as Lamelas de um Redspore, à esquerda, comparado com um cubensis típico, à direita. Essa Strain surgiu como uma mutação no laboratório do PF, por volta de 1996. McPherson planejava liberar essa Strain para os cultivadores em 2003, junto com uma muito aguardada versão do livro da PF Tek. Desafortunadamente o DEA (agência americana de combate às drogas) fez uma operação contra o Psylocybe Fanaticus em 18 de fevereiro de 2003. Nessa operação a coleção única de Esporos e genótipos de McPherson foi apreendida e posteriormente destruída. Entretanto algumas amostras se salvaram e foram enviadas para a Europa, como esta Strain.

A Mcphersonii mostra como é perigoso classificar espécies de cogumelos baseado em caracteres morfológicos visíveis a olho nú, pois já foi até considerada ser uma espécie do gênero Agrocybe, devido à sua aparência. Ao contrário disso as evidências são de que é a primeira Strain de cubensis com Esporos de coloração castanho-amarelado.

Também há em circulação um isolamento dessa strain, conhecido como Rustspore.