Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Se inscrevam nesse canal, tem muita coisa sinistra.
Como assim não gostou Rommmmmmmmm???
Mas ele mesmo se expôs assim. Ele ficou rico escrevendo os livros e apresentando-os como pesquisa de campo, ao invés da ficção que eram
.E depois, nos últimos anos, ele já deveria ter dinheiro suficiente para viver confortavelmente, se esse era o desejo dele. Então, por que continuar coma vida pública? Ele queria ganhar ainda mais dinheiro? Queria mais mulheres junto a ele? Queria ser visto como um messias no grupo que o seguia? Hábito?
Embora, é claro, todas as pessoas que são enganadas pelos falsos gurus, profetas, pastores etc. estejam nessa por escolha. E alguns aprendem e se livram, como o casal que abandonou e depois investigou Castaneda.
Mas aí não poderíamos comentar nenhuma figura histórica. Teríamos que censurar as biografias e documentários sobre essas figuras. Porque para ser justo mesmo, nem comentários desfavoráveis, dos quais você reclama, nem os favoráveis deveriam ser publicados ...
E nessas biografias e documentários, pelo menos os que são abrangentes, multifacetados, todas essas figuras se revelam um mosaico cinza, mistura de luz e sombras, como nós mesmos somos, aliás. Nunca vi alguém que escapasse de uma visão crítica aqui ou ali. E o documentário sobre Castaneda nem é o pior que já vi em termos de apontar as falhas de uma pessoa.
O que na verdade me deixou triste no documentário foi o depoimento do índio Yaqui, reclamando que as pessoas vão a eles projetando uma visão que não tem nada a ver com o que eles realmente são. Esses índios não entraram nessa encrenca por escolha.