Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Xochipilli

corsarios

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/02/2010
8
49
Xochipilli era o deus asteca do amor, dos jogos, das beleza, da dança, da juventude, das flores, do milho e das canções. Seu nome deriva de duas palavras do idioma nahualt: Xochi(flores) e pilli (príncipe) assim sendo Príncipe das Flores.

Seu corpo está coberto por plantas psicotrópicas como tabaco, morning glory, sinicuichi e, claro, cogumelos (teonanacalt).

No link abaixo (em inglês) é possível ver uma escultura de Xochipilli em detalhes (é a divindade à direita nesta página).
http://www.getty.edu/art/exhibitions/aztec/interactive/index.html

Esta foto é de uma escultura de Xochipilli doada pelo governo do México ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, se alguém for lá e quiser vê-la a estátua fica próxima ao orquidário.
DSC06845.JPGxochipilli.jpg
 
Mas será que é uma estátua original ou réplica?

Alguém deveria assentar um patch de psilocybes ali por perto... ehehehehe
 
Mas será que é uma estátua original ou réplica?

Isso eu não sei, a placa só diz "Oferta do México ao Jardim Botânico ". Se eu for lá neste feriado vou ver se tem mais alguma informação. Na verdade quando eu tirei a foto eu nem sabia quem era Xochipilli, só depois pesquisando é que fui descobrir e achei o site acima.
 
Deve ser réplica mesmo, a plaquinha diz que é feito de pó de pedra e cimento e que foi doado pelo governo do México em 1935.
 
Deve ser réplica mesmo, a plaquinha diz que é feito de pó de pedra e cimento e que foi doado pelo governo do México em 1935.

Depois eu vi o absurdo do meu questionamento... Imagina que deixariam uma estátua original e tão rara exposta às intempéries, justo no Rio de Janeiro.... kkkkk Não por ser aí especificamente, mas por causa da maresia e do calor. Claro, como quase toda cidade grande, muitos vândalos também.

De todo modo, é bela e é mais velha do que o meu pai!

Canto bom para fazer uma meditação asteka grupal!!!
 
Cara, eu visitei o Jardim e nem vi a estátua.

Ainda bem, senão já estava curvado lá, adorando! :)
 
Os astecas eram grandes apreciadores de cogumelos.
Não acreditem nessas baboseiras de "um povo sanguinário", arrancador de corações.
ETNOCENTRISMO
 
Os astecas eram grandes apreciadores de cogumelos.
Não acreditem nessas baboseiras de "um povo sanguinário", arrancador de corações.
ETNOCENTRISMO


Desde quando uma condição impede a outra?

Não sejam simplistas ...
 
Qual povo não é sanguinário?

Não lembro a fonte agora, mas um conquistador questionou um rei asteka sobre os sacrifícios rituais e ele respondeu que ambas as nações - espanhóis e astekas - faziam a mesma coisa, só que os astekas só guardavam para depois.

Particularmente eu acho interessantes os sacrifícios que eles faziam (para não dizer "ó, que espetáculo!"), apesar de não negar que fosse um primitivismo, totalmente dispensável nos dias de hoje.
 
O povo Maia falava que para se conhecer os espíritos deveria se ingerir 2 cogumelos e estar em uma montanha.
 
Back
Top