Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

X cogumelo decompõe Y

Kynolab

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
89
71
Sabemos que cada fungo tem funções de decomposição e/ou simbiose com a matéria de outro ser vivo diferente no seu ambiente natural, criando uma interação entre ambos em seus ciclos de existência. Portanto gostaria de criar este tópico com o intuito de montarmos um banco de dados contendo cada espécie onde cada cogumelo exerce suas funções. Assim, poderemos diminuir e aumentar nossas margens de erro e acerto na identificação e procura de cogumelos. Acredito que esta lista ajudaria muitas pessoas em suas intuições e associações intelectuais a respeito dos cogumelos observados.

A idéia seria listar o nome do cogumelo e o outro ser com o qual ele faz essas interações no seu ambiente natural, podendo enriquecer com fotos de ambos, pois muitos cogumelos não serão identificáveis, mas o interesse ficará justamente no tipo de matéria onde é encontrado. Assim, quando a identificação for difícil, as pessoas poderão associar a característica do achado através da interação que tá acontecendo no local. Portanto já seria válido simplesmente uma foto de um cogumelo e a matéria onde foi encontrado. Quando alguém souber o nome de algo desconhecido, atualizamos a própria mensagem para não postar denovo.

Começando:

Amanita muscaria - Pinheiro Pinus
aimg129.imageshack.us_img129_22_amanitamuscaria2200506025ea.th.jpg

Psilocybe cubensis - Dejetos de mamíferos, como bois e vacas.
aimg153.imageshack.us_img153_4610_a7sc.th.jpg

Desconhecido - Árvore mangueira e a outra não reconheci o nome ainda.
aimg19.imageshack.us_img19_715_20060531cogumelosefolhas12se.th.jpg
 
O Psilocybes decompoe fezes de animais de medio porte da america do sul... (veado..)
 
E ai Kurix,
Amanita e Psilocybe são diferentes nesse aspecto ai. Amanita são fungos micorrízicos, fazem associações simbióticas com a raízes de plantas vasculares, eles recebem água e nutrientes das plantas e em troca liberam hormônios reguladores e protegem as plantas contra possíveis patógenos (por isso "quase" impossíveis de cultivar). "quase" só pra incentivar nosso amigo Mortandelo (torço pela sua pesquisa). Se voce conseguir, pode se considerar um cara RICO $$$$$$$$$$$$!!!!! As famosas e caras $ trufas fazem parte desse grupo de fungos.
Já os Psilocybe sao saprófitos, isso quer dizer que sao decompositores de materias orgânicas, como por exemplo as fezes de animais, restos nao digeridos, troncos de arvores e etc...
Mas nao quer dizer que possamos diferencia-los pelo ambiente de ocorrencia:pos:
Certamente os amanitas estarao em regioes de plantas vasculares inferiores (coníferas etc...) e os Psilocybe em regioes de pasto. ;)
 
É Verrrrdade!

Amanita muscaria num decompõe partes mortas dos pinheiros, mas sim vive em mutualismo com eles...
 
Ish, eu não possuo ainda esses conhecimentos mais aprofundados da biologia dos fungos... :eek:

:!: Porém espero que vocês tenham sacado a idéia principal do tópico e seria legal se todo mundo ajudasse. Assim poderiamos traçar padrões e mapas de identificação e caçada de várias tipologias dos fungos comestíveis, venenosos, psicoativos, etc. com mais facilidade e segurança.

Editei a introdução do tópico baseado nas informações que vocês me passaram. É assim que as construções de conhecimento vão evoluindo...
 
amanitas MUSCARIA: fica ESPECIFICAMENTE na palha do pinnus e nas LASCAS DE CARVALHO.
amanitas DEATH AnGEL - PINNUS MORTOS (extremamente venenosa) e em alguns casos nas cascas de sequóias tambem(só nos EUA, em washington)
amanitas FORMOSAS- palha de pinnus, casca de carvalho , lascas de sequóias(JUNTO COM AS VERDINHAS ASSASSINAS) e em palha de ARAUCÀRIAS(nao sei a grafia correta)
(tipo de amanita eu acho) = (cogumelo branco do sol) dá em fezes de cavalo que estão ENTERRADAS e sao MUITO grandes.

COGUMELOS LARAnJAS GIGANTES - nascem em bostas de vaca SECAS e ENTERRADAS, nao sei se sao comestiveis, venenosos ou ativos.
 
Back
Top