Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Vou à minha segunda caça.

Giuliano

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/12/2010
245
46
São Bernardo do Campo - SP
Olá, caríssimos!


Fiz minha primeira caçada num pasto perto de paralaeufuimasnunhaxei no dia 24 (véspera de Natal), mas não achei nehuma espécie mágica (P. Cubensis, é o que eu procuro)

Tenho a pretenção de ir (e provavelmente vou) à parelaeuqueroachá domingo para uma caçada.
De acordo com a previsão do tempo:
sexta - MAX 27,5ºC ~ MÍN 16,5ºC vai chover razoavelmente a tarde
sábado - MAX 26ºC ~ MÍN 19,5ºc vai chover mais que sexta e
domingo - MAX 24ºC ~ MÍN 20ºC, o dia que eu pretendo ir, vai chover bastante.

Prentendo iniciar a caçada às 10:00 AM de domingo (02/01/2010) (na chuva msmo ;P).


O motivo do meu post é a busca pela resposta da seguinte pergunta: de acordo com os eventos climáticos discritos acima, encontrarei o cogumelo se lá existir pasto com dejetos inoculados?

Ou seja, quero saber se entre sexta e domingo de manhã já podem ter nascido e crescido os cogumelos que procuro (tempo de desenvolvimento dos P. Cubensis).



Obs.: Este é meu primeiro post.



Obrigado
e
Feliz Natal
e
Próspero Ano Novo
a
TODOS!!!
 
Primeiro você tem que ver se as bostas estavam colonizadas, se sim, em qual estágio: tinha micélios, tinha pins (cabeças), caso afirmativo dentro de 15 dias (no caso de micélio) e uns 3 a 4 dias (no caso de pins). Se não der nada tente fazer um cultivo outdoor.
 
Hmmm... entendi!

Isso esclarece muitas dúvidas!


Onde eu tinha ido só haviam coisas parecidas com teias de aranha dentro dos bolos (os miscélios, eu acho) e nada de pins.

Aonde eu pretendo ir nunca fui, não sei se tem, ou não tem, mas deve ter! Agora com tua explicação.. se eu não encontrar os cogumelos prontos, mas encontrar miscélios ou pins, voltarei ao mesmo local.


Muito obrigado, Caverna!

Good vibes!

Na verdade, se tinha pins ou não já não lembro... talvez tivesse, mas só se estivessem muitíssimo pequenos e me tenha passado despercebido

tomara que sim \o/
 
Última edição por um moderador:
Essa teia de aranha é justamente o micélio. Se for coletar para cultivo outdoor, pegue os mais colonizado.
Os pins de cubensis são tranquilamente visíveis, se você não viu nada parecido com uma "cabeça", possivelmente estão por vir. Não fique ansioso porque de repente nem sejam de cogus psicoativos então o jeito é continuar procurando que logo você vai encontrar.
 
2ª caçada.
Resultado: aprendizado!

Desta vez fui à um lugar diferente da 1ª caçada.

Lá era (ou ainda é, não sei) conhecido como o paraíso dos cogumelos em SP.
Só tive tempo para visitar os pastos de 2 das 5 regiões de pasto da cidade (2 amostras) e ficaram faltando 3, não muito longe também, mas estes estavam com as vacas e bois pastando.
Mas em nenhuma das duas amostras encontrei miscélio, e em só uma encontrei cogus.

Como só havia um dia de chuva, já fui preparado para recolher alguns dejetos para fazer um cultivo outdoor, pois sei que o cubensis demora alguns dias para ficar bonito.

No 1º só haviam cocos molhados, sem miscélios e sem cogus.

O 2º era um pasto/floresta (pasto com entrada na mata fechada), o que me fez encontrar muitos pins devido à umidade da semada, mas nenhum era cubensis e, principalmente, nada de miscélios. Coletei algumas fezes com pins, pois os mesmos me deixaram com dúvida, pois eram parecidos com os P.C., mas em miniatura (e sem micélios). Mas coletei só por descarga de consciência, já que os mesmos poderiam ser outra espécie menos encorpada do que o cubensis, mas não era. No caminho de casa os pins já tinham duplicado de tamanho, e concluí que não eram de nenhuma espécie que eu poderia identificar (caso fosse, ja tinha onde fazer o cultivo).

Conclusão: parece que o micélio visível e palpável (a famosa teia de aranha) é o sinal de que os dejetos das vacas e dos bois foram colonizados por alguma espécie de cogumelo mais "encorpado", ou seja, maior, mais resistente, de ciclo de vida mais longo, porém que demora um pouco mais do que os cogumelos menores para surgir. Provavelmente este fungo seria o PC, ou alguma outra espécie (psicotrópica, venenosa ou comestível).
Só não sei se o micélio some quando o cogumelos está para brotar (de 2 à 5 dias antes), ou quando já brotou, mas eu acho que não mesmo.

É uma conclusão um pouco precipitada, pois ainda não achei o dito cujo, mas farei minha terceira caçada esta semana ainda.


Então, quanto as configurações climaticas, choveu sábado a noite, domingo; vai chover segunda e terça; e quarta provavelmente voltará a chover apenas 2mm, com sol. E a pergunta é: se as chuvas pararem quarta, mas não sair aquele sol de rachar o bolo até sábado de manhã, eu acharei os cogumelos ou já terão apodrecido/despedaçado (ou, na melhor das hipóteses, alguém pode ter coletado e cultivado outdoor em um lugar que não tinha :))?? Senão vou tentar ir quarta ou quinta.
Detalhe: vou ao local onde fiz minha 1ª caçada, hà 10 dias (contados de hoje, dia 03 de janeiro de 2010), onde encontrei micélios.

Obrigado.

------------------------------------------------------------------------------------

♪Me encontra, ou deixa eu te encontrar♪
 
Caracas quantas questões, vamos lá:

Leia a biblioteca, veja os diarios de cultivo do pessoal do forum, com certeza você vai aprender o ciclo de vida do cubensis e também a identificar o micélio de cubensis que não se parece nenhum um pouco com uma teia de aranha e azula quando machucado como os cogus!

Não se apresse jovem gafanhoto, quando o aluno está pronto o mestre aparece!
 
Então, quanto as configurações climaticas, choveu sábado a noite, domingo; vai chover segunda e terça; e quarta provavelmente voltará a chover apenas 2mm, com sol. E a pergunta é: se as chuvas pararem quarta, mas não sair aquele sol de rachar o bolo até sábado de manhã, eu acharei os cogumelos ou já terão apodrecido/despedaçado (ou, na melhor das hipóteses, alguém pode ter coletado e cultivado outdoor em um lugar que não tinha :))?? Senão vou tentar ir quarta ou quinta.
Detalhe: vou ao local onde fiz minha 1ª caçada, hà 10 dias (contados de hoje, dia 03 de janeiro de 2010), onde encontrei micélios.

A previsão mudou e vai chover com calor até quinta, sexta para um pouquinho e sai um solzinho.

Sabe, ficar fazendo estas perguntinhas é chato mesmo: demonstra minha virgindade com Cogumelos Mágicos e meu desconhecimento sobre o assunto (sobre a biblioteca também, mas agora estou lendo tudo), o que joga a minha responsabilidade pela caçada e todos as suas consequências nas tuas costas e nas costas da CM (e isso é errado). Claro que estamos aqui para nos ajudar, mas não para assumirmos a responsabilidade pelas atitudes de qualquer membro (no caso, eu). Mas por mais que eu demonstre isto, é o que me parece, não é isto o que eu quero (nem demonstrar nada deste tipo, nem jogar minha responsabilidade nas costas dos outros).

MODERADO
 
...também a identificar o micélio de cubensis que não se parece nenhum um pouco com uma teia de aranha...

valeu pela observação e correção do meu equívoco.

------------------

Realmente o micélio de cubensis tem forma rizomórfica, parecendo miniraíz de árvore; qual teia-de-aranha são Panaelous cyanensis. Não, não. É melhor ler os tópicos mesmo. Lembrei, não tenho mais memória... eu sou feliz... feliz... esquece.

O 2º era um pasto/floresta (pasto com entrada na mata fechada)

Rapá essa aí é a fábrica, altoforno fabricando o pão celestial.É a morada do saci pererê, do boitatá, do curupira. Pela riqueza de nutrientes, não só cubensis, mas variedades de pans também, e também os comestíveis.

Acho que você vai conhecer a Democracia panscyana. Uma bosta colonizada por duas espécie de pans ou mais.
To torcendo, vai acontecer. Se não for agora mais pro fim do ano com certeza.

E não esqueça da sua segurança. Eu só entro nesse tipo de pasto tipo Rambo, e nada de ficar apreciando a paisagem porque cobra não voa e tem umas que até corre atrás de você. Se ela te morder morda ela também.

Vai na fé e tenha uma caçada repleta.
 
Leve uma foto de cogumelo quando for caçar e olhe pra ela frequentemente, mentalizando o ente cogumelístico.
Procurar cogumelos é um exercício de paciência, assim como cultivar.
Tente olhar entre moitas altas e procure por pastos com verde mais vivo, com geografia acidentada e pouco vento.
Cuidado com os bois, eles não gostam de perder cogumelos pra humanos.
 
, o que joga a minha responsabilidade pela caçada e todos as suas consequências nas tuas costas e nas costas da CM (e isso é errado).


Não só é errado como simplesmente não acontece.

A responsabilidade pelos seus atos é sua, não do fórum ou de qualquer membro daqui, quer esteja ou não interagindo com você.
 
Não só é errado como simplesmente não acontece.

A responsabilidade pelos seus atos é sua, não do fórum ou de qualquer membro daqui, quer esteja ou não interagindo com você.

Claro, Equador, era isto que eu tava tentando dizer, mas você consegui ser um "pouquinho" mais claro :)
 
cara nao sei como é o clima por ai mas aki no sertão
os cogus só nascem em pastto/floresta como vc disse
no pé das arvores
acredito que seja a unica forma do micelio sobreviver ao sol demolidor dunrante a estação seca
 
É Victor, vc é rápido no gatilho, em! hehe

Billy the kid!


Realmente o micélio de cubensis tem forma rizomórfica, parecendo miniraíz de árvore; qual teia-de-aranha são Panaelous cyanensis. Não, não. É melhor ler os tópicos mesmo. Lembrei, não tenho mais memória... eu sou feliz... feliz... esquece.

Louco é quem me diz que não é feliz...........é uma forma lúdica de mostrar sua idéia de micélio é comum usar esse termo, mas dá pra verificar o azulamento que é uma prova mais concreta!!
cowboy-perry.jpg
 
Louco é quem me diz que não é feliz...........é uma forma lúdica de mostrar sua idéia de micélio é comum usar esse termo, mas dá pra verificar o azulamento que é uma prova mais concreta!!

Só agora achei esse post. Essa é novidade para mim, não sabia que o micélio azulava. Mais um aprendizado, valeu!!
Aproveitando: micélio de cogumelos que não azulam, tipo o Pan subbalternos, azulam?
 
Back
Top