Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Visão de um novato.

Cogupoker

Primórdia
Membro Ativo
07/03/2012
70
36
43
Pessoal gostaria de expor a minha visão inexperiente enquanto ainda posso. É que com o tempo a gente vai aprendendo as coisas e deixamos de perceber certas dificuldades e deficiências do fórum.

Bom, sempre quando vou pesquisar no CM encontro muito material, muita informação. E isso acaba dificultando meu entendimento, às vezes até confundindo minha cabeça. Isso porque à medida que um tópico vai se desenrolando vão surgindo opiniões discordantes, e pertinentes, que acabam não sendo condensadas em um local só. Ai fica tudo solto, não só em tópicos (de assuntos similares mas diferentes) mas também dentro do próprio tópico.

Um exemplo, hoje fui pesquisar como fazer um chá com os cogus e encontrei milhares de opiniões a respeito. Inclusive com bastante embasamento teórico, coisa de quem entende de química. Ponto de fusão, anéis de ligação, oxidação, vitamina C, etc. E para ter uma decidir de que forma eu deveria fazer o chá eu tive que ler durante umas duas horas. Isso porque sempre aparece alguém com alguma nova informação pertinente.

Bom, não poderia deixar de apontar uma sugestão. Que na verdade é o motivo deste post.
Não poderia ser feito, com a ajuda de alguém (ou dois ou três), um "tópico mãe" dentro de cada assunto? Tipo: "Como fazer um chá", "Informações Básicas" ou "Tópico Principal", etc. O título não importa muito, desde que esteja sempre no começo.

Funcionaria assim, o responsável (experiente no assunto) criaria o tópico com base em todas as discussões que se sucedessem, mas cada informação "correta" obtida seria levada para o posto principal do tópico, que sempre ficaria no início do tópico.

Tipo assim, se nesse tópico houvessem 20 contribuições, o "curador" (que não precisa ser que o posta) do tópico analisaria as mais pertinentes e iria adicionando essas ao início do tópico, fazendo um "todo" mais organizado. Entretanto o tópico continuaria aberto como qualquer outro, apenas com um resumão em seu início, para facilitar o entendimento de todos, principalmente dos novatos.

Não pretendo que todos os assuntos tenham um "livro" perfeito, cientificamente comprovado, embasado apenas em experiencias de membros mais experientes, sem qualquer defeito. Mas apenas que houvesse algo que pudesse, com mais facilidade, indicar um norte para um novato. Tipo, pelo que li, poderia fazer um chá com apenas 10 min de leitura se a informação tivesse disponível de imediato. Incluindo o uso da tal vitamina C.

Bom é isso.

Uma visão geral sobre um assunto não funciona, no meu ponto de vista. Por exemplo, um cara que mora no Sul vai encontrar um ambiente diferente de um que mora no norte, então a técnica muda.

Pode ser que um guia geral ajude, mas não creio que seja uma das melhores alternativas. Mesmo porque em um fórum é a opinião da galera que vai construindo as informações, mesmo que essas sejam totalmente diversas.

Cabe ao leitor adaptar todas as técnicas propostas e englobá-las em uma só, que se encaixe nas necessidades do cultivador.

entendo a sua angustia Cogupoker, já havia pensado nisso também.
Nesse caso, o que melhor pode lhe ajudar são os "sticky threads"
exemplo: são os que tem um alfinete vermelho grudado no ícone.

no demais, é o que os colegas acima já comentaram.

É, eu já tinha pensado na Biblioteca.
Na verdade só me parece também que a Biblioteca não está assim tão sistematizado.
Será que não seria possível que alguns membros sabidamente experts em determinado assunto não poderiam ser convidados para escrever alguns artigos, de forma um pouco mais sistematizada? Convidados pelos Administradores mesmo. Quando leio algumas coisas na Biblioteca ou no fórum percebo que tem alguns membros que sacam muita coisa e que se produzissem um texto sistematizado sobre o assunto seria bem mais fácil entender.
Já li muito sobre os cultivos também mas sempre deixam dúvidas.
Acho que o CM tem tanta gente que tem conhecimento de sobra...
E parece que o CM já tem tanto tempo de estrada, se não me engano começou em 2001 com outro nome e em 2005 vivou CM. Acho que é isso.
Mas tipo assim, já não tá na hora do CM começar a produzir um conhecimento... um... digamos, "acadêmico". Me faltou uma palavra melhor.
Tipo uns artigos, resumos de obras, resenhas, pesquisas bibliográficas, etc.
Esse tipo de padronização ajudar o entendimento, apesar de "engessar" um pouco as coisas.
Acho que uma biblioteca mais "classificada" também ajudaria? Com as técnicas de biblioteconomia mesmo, poderia ser legal. "Prateleiras" de "Como Consumir", subprateleiras de "In Natura", "Como Chá", "Secos", "Como Vitamina". Prateleiras de "Como Conservar", subpratelerias de "Secos", "Refrigerados", "Em Forma de Chá", etc.

Então acho que são duas sugestões:
Produção de conhecimento de forma mais acadêmica e Biblioteca mais sistematizada.

como fazer um cha de cogumelos:
1- coloque agua, pode ser ate de radiador de gol.
2- coloque cogumelos.

pronto.

em pedacos, inteiros, mascados, batidos no liquidificador...
de resto eh so FRESCURA.

Sugestões são bem vindas, obrigado. :)
O grupo vai analisar.

Acho que só mesmo lendo, relendo e pesquisando, Cogupoker.

Teste, teste ...

;)

Bom, acho que sua idéia é uma boa Cogupoker.. Criar um tópico como "manual de determinado assunto", com as informações mais relevantes, como nos exemplos que você deu, e fixar esse tópico em sua respectiva area. Ajudaria muito com o tempo gasto para ler e a confiabilidade sobre os assuntos, se o tópico fosse mantido aberto também haveria a possiblidade de críticas construtivas e futuras edições no mesmo.

Mas claro, novas experiências são sempre bem vindas, então não vamos usar o manual como algo imutável.

Já parou para pensar que talvez É para ser assim? As dúvidas sempre irão surgir e é ótimo que surjam sempre. Assim nos motiva ir em busca de novas respostas, novos conceitos. Cultivar cogumelos em geral é tão mágico, que por exemplo, um livro que foi considerado por muitos a bíblia do cultivador, o "The Mushroom Cultivator" do grande P. Stamets, hoje em dia o mesmo diz que nem todas as ideias condidas lá são o ideal para se cultivar cogumelos.

Me arrisco dizer que grande parte do prazer em cultivar cogumelos está justamente no mistério, na sede de estudar e expandir o conhecimento além de si mesmo.

Sinceramente, eu estou cultivando a mais de um ano sem parar, e nunca achei a biblioteca "pouco sistemática". Se fizermos uma comparação com os fóruns internacionais como o Shroomery ou Mycotopia, por lá há tanta informação que é muito fácil nos perdermos nos labirintos mentais.

Quando iniciei o meu cultivo com bulks, eu seguia as ideias "sistemáticas" de muitos veteranos de sites gringos, e no que deu? Perdi muitos bulks, e foi através da falha que fui coletando todas essas ideias fragmentadas (não-sistemáticas) e fui definindo o meu jeito de cultivar. Que para outros, pode ser totalmente errada. E no fim, o que importa? Ser sistemático ou evoluir em várias formas possíveis? Eu prefiro ser um fractal. :geek:

Já parou para pensar ...

É acho que sua opinião como veterano é mais consolidada que a nossa, meros iniciantes nesse deslumbrante mundo. Talvez o fato de levar horas lendo pra tirar uma simples dúvida de como preparar um Chá te leve a lugares e opiniões que você nunca pensou que poderiam surgir, e isso é otimo. Concordo plenamente com você meu amigo Cosmik, porém ainda assim acho uma boa idéia preparar um tópico fixo com os assuntos mais relevantes. É otimo você criar novas experiências por si só, tentar, inovar, criar o seu jeito de cultivar, mas um Guia para que é iniciante seria muito bem vindo, acho que não atrapalharia em nada, pelo contrário, diminuiria as falhas, e com o tempo podemos nos adaptar, penso que a sugestão do nosso amigo Cogupoker só tem a adicionar para o forum.

Pode até ser, isso vai depender de nós usuários do CM, penso que seria uma fonte mais rapida e organizada, há outros meios de se fazer isso também, talvez se melhorar os parametros do "search".

Mas ao que me parece, fazer isso vai trazer mais desvantagens que vantagens, anwa,

Sugestões são bem vindas, obrigado. :)
O grupo vai analisar.

:)

Colocar um tópico mãe vai inibir a evolução

Na verdade nós já temos muitos tópicos mãe. A Biblioteca está repleta deles.

E o pessoal novato muitas vezes não os lê, e comete erros básicos. Enquanto que alguns cultivadores experientes continuam inovando.

Quem já entrou nos fóruns do shroomery já ficou de cabelo em pé. Lá não têm tópico mãe nem a pau!

O CM é o fórum mais joinha que têm. Realmente, todos os "tópicos-mãe" estão lá na biblioteca, foram selecionados a dedo. Eles só não estão no fórum, mas estão lá.

Inovar e evoluir, sempre.

Outra, eu~teria prazer de passar 1 mês inteiro lendo e estudando sobre um assunto, sabendo que, serei recompensando com uma experiência extraordinária com os frutos.

E mais um detalhe.
Sobre os casings, por exemplo:
Eu se fosse montar um manual de casings, já teria uma opinião totalmente diferente do Cosmik. São métodos, opiniões, detalhes diferenciados, mas que no fim provavelmente chegarão a resultados semelhantes. São muitas invariáveis. Não há como afirmar que este ou aquele estão 100% certos.

Há o básico, este já tem tutoriais. O resto é experimentação.

Bom.
É por isso que eu coloquei "Visão de um Novato".
Mas, para explicar melhor, eu não acho o fórum ruim, de forma alguma. Acho o trabalho do fórum excelente, de um zelo impressionante. Não estou querendo estagnar o crescimento do fórum nem dos membros, apenas acho que coisas mais fáceis não precisam ser necessariamente ruins. E continuo achando que os tutoriais para os novatos poderiam melhorar, nem tanto em termos de informação, mas em termos de organização.

O tupy falou que teria prazer de passar 1 mês estudando para ser recompensado etc. Tudo bem, estudar e ler não é algo ruim mas, para um "novato", chega a parecer impossível fazer um cultivo depois de ler tantas coisas soltas por ai.

O Rain falou que o tal shroomery não tem tópico mãe e que o CM é melhor p causa disso. Sim, mas pq outro não tem tal coisa temos q ser igual a eles?

Também já acessei a biblioteca e tb não achei organizada o suficiente.

Tenho a concepção de que informação é feita para informar. Se forem feitas discussões e não se conseguir chegar a uma informação útil não adianta nada. E aposto como a maioria pensa assim, se não fosse isso a biblioteca não existia e não existia tb os tais tutoriais. Não to trazendo nenhuma proposta nova, apenas entendo que as coisas poderiam ser melhoradas, otimizadas. Quanto mais fácil de entender melhor, pq o assunto já é complexo por natureza.

Vcs experientes parece que estão com a visão um pouco fechada para sugestões.

De qualquer forma acho que o trabalho de fazer tal "melhoramento" seria herculeano e acho que vcs já fazem demais. Mas se quiserem eu poderia fazer um trabalho nesse sentido sobre só um assunto e apresentar como sugestão.

Pq falar é fácil, fazer é q é o negócio.

Última edição:
De qualquer forma acho que o trabalho de fazer tal "melhoramento" seria herculeano e acho que vcs já fazem demais. Mas se quiserem eu poderia fazer um trabalho nesse sentido sobre só um assunto e apresentar como sugestão.

Pode fazer. Agradecemos o emprenho e a boa vontade.

Só que eu acho que você vai se meter num trabalho hercúleo mesmo, e pode ser que no final pouco ou quase nada seja aproveitado.

E vai ter que manter a paciência em dia para não se apoquentar com as críticas ao material, que certamente virão ;)

Pode fazer. Agradecemos o emprenho e a boa vontade.

Só que eu acho que você vai se meter num trabalho hercúleo mesmo, e pode ser que no final pouco ou quase nada seja aproveitado.

E vai ter que manter a paciência em dia para não se apoquentar com as críticas ao material, que certamente virão ;)

Ok, é isso mesmo. Vou tentar né, só assim que se chega em algum lugar. Não depende só de mim, quem vão ser os juízes vão ser vcs. Claro que não vou agradar a todos, mas... Vamos ver se algo pode ser melhorado.

Boa ideia, Cogupoker, você pode economizar um tempo partindo AGORA PRA AÇÃO! :)

Também já acessei a biblioteca e tb não achei organizada o suficiente.

Você não sabe quantas madrugadas, noites, tardes e manhãs a biblioteca levou para ficar do jeito que está. É um trabalho de mais de 10 anos do CM.

Não creio que "estar organizada o suficiente" signifique "não possuir conteúdo".

Back