Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Venda de cogumelos - discussão

Você acha que vender cogumelos é...

• Antiético e não deve ser feito.

Votos: 21 28.8%
  • Antiético, mas pode ser feito.

Votos: 17 23.3%
  • Ético e deve ser feito.

Votos: 20 27.4%
  • Ético, mas não deve ser feito.

Votos: 15 20.5%

• Total de votos
    73
DHUSADUHSAUHDAS, isso vai da pessoa, são as mesmas pessoas que faziam perguntas bestas em outros foruns, só que agora criam cogumelos...
As vezes a galera se passa, as vezes é preguiça de procurar.
Fora que o kit usa casing, e o cultivo caseiro tem varias tecnicas diferentes.
Não tem comparação a rendimento do cultivo caseiro com o desses kits... da até pena de ver, gera muito aborto, incontaveis... Mas creio que o cara pode pegar uma noção assistindo o kit se desenvolver...
Mas essa noção ele pode adquirir com o cultivo tbm! Obvio... e muito mais na verdade!

Aqui você tem dois elementos relacionados: dinheiro e cogumelos. Ambos estão cristanizados demonizados pela sociedade, principalmente pela sociedade brasileira cuja orientação é eminentemente cristã. Ambos símbolos e ferramentas a princípio neutras cujos resultados dependem da intenção de quem os utiliza. Eu particularmente gosto dos dois e não veria problema em relacioná-los, embora nem todos pensem assim.
E ético se for feito com ética, é antiético se não for feito com ética... Bem simples! Estamos preparados pra uma ética mais elaborada? Ainda não arrisco palpite.
Desculpem alguns... em geral somos caretas quando o assunto é dinheiro. Com o sexo e a comida é a mesma coisa.
"Essas associações são coisas do demônio!"

Então como aparece tanto comprador de kit fazendo pergunta besta aqui no CM?

Acho que a resposta mora no fato de que não é uma ciência exata. Já pude ler um manual que vem nesses kits de cultivo e vi que ele é bem operacional, mas ao mesmo tempo restrito. Se por um lado explica detalhadamente e passo a passo tudo que deve ser feito, por outro em momento nenhum se dá ao trabalho de falar de possíveis problemas e suas soluções. Quando qualquer coisinha sai de dentro do esperado, o manual do kit já não é mais capaz de ajudar (e, consequentemente, os compradores de kit - que não aprenderam nada, além das instruções restritas e operacionais do kit - vem aqui perguntar besteira).

Concordo plenamente com o Rogers, se estiverem com nojo do seu dinheiro e ressacados moralmente de usar e cultivar cogumelos, podem enviar todo o dinheiro de vocês pra mim juntamente com os cogumelos, eu consigo carregar essa "cruz" sozinho.

Seila cara, ja me ajudou esse kit, ja cultivei desde o principio ,ja colhi no pasto ,e toda brisa foi muito apreciada.

Hipocrisia ou não, sou contra a venda de cogumelos. Mas só conheci o CM após ter comprado um KIT de cultivo(estava em busca de sálvia e me deparei com a criminalização inesperada da mesma). Tipo, sou muito grato pelo kit porque a partir dele eu encontrei o CM e tive o incentivo pra iniciar meus estudos e começar minhas próprias culturas. Hoje não compraria/venderia kits, mas que ele me ajudou ajudou.

edit: E grato, mais ainda, pelo CM é claro.

Sou completamente a favor, porém, sei como é a nossa sociedade.
Dito isso, o único lugar onde o comércio de cogumelos funcionaria seria na internet (e meio que já temos um comércio, claro, LONGE de ser um "mercado" mas temos formas de comprar com dinheiro, cogumelos secos, pela internet, no Brasil), no máximo com outro nome e de uma forma muito "escondida" em uma dessas lógicas shamanísticas ou de coisas naturais.
Porém, votei que não deve ser feito pois como disseram aí, se banalizar já chega um crente no congresso ou um farmacêutico reacionário para proibir, como aconteceu com a Sálvia. Se o comércio fosse amplo, com vários sites vendendo por exemplo e muitos comentários nas redes sociais, não ia demorar muito para o cogumelo ser proibido. Aí acaba toda a graça, não tem venda nem compra nem cultivo pra consumo proprio, ProFungos enviando só carimbo de cogumelo ornamental/comestível e acabou a brincadeira. Por isso votei na última: Ético (apesar da maioria das pessoas não entenderem isso), mas não deve ser feito.

A venda de esporos e seringas é outra história. Sou completamente a favor, como acontece na gringa. Até "kits". Não os kits como os daqui, que te entregam o spawn pra fazer um casing. Mas imagina se fosse possível comprar, por um preço acessível, tudo pra fazer um cultivo bonitinho em um só lugar (exemplo: uma glove box, sacolas para inoculação/jarros/copos especificos, um terrário, substrato e seringa multi-esporos)? Com certeza ia ter mais gente querendo cultivar e ia aumentar a comunidade micológica, aqui no Brasil, encontrar certos recursos para cultivo indoor é quase impossível, enquanto nos EUA eles têm um comércio regulamentado e até lojas específicas para cultivo de cogumelos (só em alguns estados, claro).

Outro risco. Já pensou se a gente não consegue mais nem catar no pasto por causa "dus hômi" na cola? :ressaca:

Eu quero ver colocar rolha no cu de cada vaca desse país que tem, infelizmente, o maior rebanho bovino comercial do mundo. Chupa, Anvisa.

Nunca experimente, achei o preço do "quite" um absurdo e dissecados nem se fala. Sigo na fé do meu primeiro cultivo! Realizado e acompanhado com muito amor por mim! Tenho certeza de tudo que aconteceu no processo... e sinto mais segurança em saber as condições do que consumo.

Li o livro da Maria Sabina... mulher espírito e de certo modo acredito que vulgarizamos um ritual que antigamente era considerado muito sagrado. Acho que devemos no mínimo ter muito respeito. O capitalismo é a total falta de respeito.

"Minha opinião." hehe

Nunca experimente, achei o preço do "quite" um absurdo e dissecados nem se fala. Sigo na fé do meu primeiro cultivo! Realizado e acompanhado com muito amor por mim! Tenho certeza de tudo que aconteceu no processo... e sinto mais segurança em saber as condições do que consumo.

Li o livro da Maria Sabina... mulher espírito e de certo modo acredito que vulgarizamos um ritual que antigamente era considerado muito sagrado. Acho que devemos no mínimo ter muito respeito. O capitalismo é a total falta de respeito.

"Minha opinião." hehe
nesse caso sim entendo a noçao de respeito com o cogumelo.
é muito mais do que o fungo pronto ali seco pra venda.

Como consumidor eventual, sem tempo para procurar e sem dom de produzir sou a favor da venda.

Back