Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Velocidade de crescimento de diferentes variedades.

Vivi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
75
3
Salve salve!

Eu tenho cultura de B+AKM e sempre achei que ela se desenvolvia de forma um pouco lenta... Foi meu primeiro cultivo do zero, então não tinha parâmetro de comparação, mas pelos tempos descritos no forum e na internet de forma geral, tinha a impressão que era mais lento aqui. Demorou para desenvolver na CL depois os bolos PFtecks demoraram mais de 40 dias para fechar.

Nas ultimas semanas comecei novos cultivos com outras variedades, no caso Jack Frost, Penis Envy 7, Transkei e o B+AKM, e ví que ele realmente estava se desenvolvendo mais lentamente. Tanto no PFteck quanto no spawn (ainda to aprendendo, to testando as técnicas). Os outros colonizaram quase tudo em mais ou menos 12 dias enquanto o B+AKM não tá nem na metade.
Achei estranho porque pelo que eu havia lindo, parecia uma cepa mais rápida.

Ai vem a pergunta... Isso é típico dessa variedade ou é um problema com a a genética que tenho em casa?
Alguém mais percebeu isso?

Obrigado
VW

Genética, condições de cultivo, substrato, umidade, tamanho dos potes.

Micélios mais rizomórficos colonizam mais rápido, ou melhor, alcançam mais substrato mais rápido. O micélio saudável e desimpedido avança mais ou menos 0,5 cm por dia.

Mas a colonização total (micélio branquinho fechado) leva sempre mais ou menos o mesmo tempo, de aproximadamente 2 semanas para um pote PF típico.

Obrigado @Salaam`aleik,

Aqui a única variável é a genética, fora isso as condições são todas iguais. O mesmo substrato, mantidos na mesma estufa e feitos juntos...
Jack Frost, Penis Envy 7, Transkei estão indo bem, acho que vão terminar de colonizar por volta de 14 dias.
Fiquei me questionando se outra cultura do B+AKM teria o mesmo desempenho.

Por hora, vou manter os carimbos de esporos dele enquanto testo outras variedades!

Obrigado
VW

Tenha em mente que esse lance da genética é bastante incerto.

Um carimbo de esporos vai apresentar uma grande variabilidade genética, e ao longo do tempo as sequencias de cultivo podem ter bagunçado bastante aquelas descrições iniciais das strains, especialmente das que não tem características físicas muito marcantes. Isso sem falar que certamente aconteceu uma taxa enorme de troca de nome das strains entre os cultivadores.
Até poucos anos atrás o jeito de conseguir carimbos era por meio de doação de banco de esporos, que recebia doações de cultivadores, que pegaram de outros cultivadores, que pegaram dos bancos de esporo, que receberam de doação do cultivador......

Se apegue menos ao nome e mais as características que você tem em mãos e, se quiser, trabalhe com clonagem e seleção genética.

Eu já cultivei B+Akm e realmente não foi uma que me marcou muito.

Última edição:
Salve Salve!

Estou desenterrando o tópico para fazer uma justiça a B+ AKM.
A um tempo estava reclamando da velocidade de colonização dessa cepa, mas no ultimo cultivo, spawn de milho, ela cresceu super bem... Melhor que as outras que eu inoculei.

Dessa vez ela colonizou umas 70% em 5 dias.
Então suspeito que o problema fosse o clima aqui, antes estava muito quente e muito seco, esse mês a temperatura melhorou.
Ok, pode ser o milho também, antes eu havia testado em trigo e PFteck, mas acho que não foi o caso.

É isso!
Correção feita!

VW

Back