Sim. Lembra da vassoura de bruxa que atacou os cacaueros? Existem tipos distintos de fungos e alguns têm propriedades parasitárias. A inclusão de uma espécie parasita pode por exemplo devastar uma floresta inteira, afinal se ela se tornar dominante pode inibir a ação de outros fungos que atuam no bioma. As florestas não existiriam sem a ação dos fungos. A rede de nutrientes sob o solo, o
micélio, dá suporte a plantas, sem eles as florestas não sobreviveriam. Existe um caso específico, que infelizmente não lembro com exatidão, de um único tipo de fungo que devastou uma enorme área de floresta, se não me engano no Canadá. Muitas vezes nesses casos é necessário queimar a floresta para acabar com o fungo. O problema dessa prática é que leva anos pra floresta se recuperar, além do que a mata nativa já era, só sobrando uma vegetação secundária.
Quanto a casos de depressão, há controvérsias. Os cogumelos psicoativos aumentam o fluxo de pensamentos, deixam os sentidos físicos acurados e não são recomendados a pessoas que possuam algum distúrbio mental. Muitos discordam do uso como remédio, uma vez que eles podem potencializar esses distúrbios. Por outro lado, uma característica defendida por muitos é de que os cogumelos revelam a verdadeira essência do ser, retirando o véu que condiciona nossas vidas, apontando as falhas e contribuindo para uma melhora no estado mental e nas ações da vida do indivíduo. Numa experiência com cogumelos você estará sozinha, mas provavelmente enxergará quem vc realmente é. A escolha é sua.
Leia todo o fórum, sobretudo a seção Experiências, e tire suas conclusões.