Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

UVB para evitar contaminação bacteriana no carimbo, mata os esporos?

Biolouka

Artífice esporulante
Cadastrado
16/06/2007
153
80
39
sampa as vezes
Fiz alguns carimbos em casa, e testando um em placa de agar, houve contaminação basteriana, uma colonia branca leitosa circular, borda lisa. Pensei em expor o carimbos em UVB para matar as bacterias.
Li um artigo de esterelização, que comprovou que esterelização por UVB não mata esporos de uma especie de fungo o Bd, resposavel por infecção e doenças de pele em anfibios.
Então surgiu a duvida, ja existe alguma informação sobre isso, O UVB , pode matar os esperos de P. cubens? Gostaria muito desta informação?
caso não exista, farei um experimente em laboratorio e posto aqui.
 
Faça o experimento, então, e informe depois.

Eu acho que vai prejudicar ou matar os esporos sim.
 
Upvote 0
Estou fazendo o experimento, uma previa ,depois posto o experimento a 1 parte completa.

Farei em 2 Partes?
1 Parte
Foi utilizado 2 carimbos de Pesa, que podem ter contamina;áo bacteriana. As amostras foram coletados com auxilio de swab esteril, e inoculado em meio de cultura liquida, cada carimbo foi dividido em 4 partes, cada parte exposta a diferentes periodos de tempo a Luz UVB, sendo: Amostra 0' = não exposta a UVB ( controle) e as outras amostras expostas a 10, 40, e 60 minutos a luz UVB.
Os tubos permaneram a 30 graus , escuro por 24horas. e Foram inoculados 300ul de cada tubo em placa de Petri, que sera mantida a temperatura ambient, e avaliada de 3 a 30 dias o crescimento.

2 Parte
Consistira em inoculação domeioliquido para meio de cultivo, observando a frutificação, visando analisar se a exposiçãoa luz UVB ira causar algumamutação no corpo de frutificação, ou qualquer outra anomalia

Sugestões seram bem vindas, que estou começando a ler mais artigos agora, me falta bastante informações ainda ...
 
Última edição:
Upvote 0
Eita. Olha só! Interessante esse questionamento mesmo, Biolouka. Creio que o seu método de estudo está bem correto, pois vai dizer em que a luz UVB ajuda ou não.

Acompanhando os resultados.
 
Upvote 0
Verifiquei hoje as placas e toda cresceram , mas preciso observar o que cresceu , houve uma contaminacáo, provavelmente no meio liquido ou na inoculcäo ocorreu a contaminacao:(
Essa semana repitirei o processo, mas inocularei na agua , para diminuir o crescimento e riscos de containa;áo..
 
Upvote 0
Ixi, então pelo menos contra a contaminação não está sendo eficiente esse método :(
Vc sabe que lâmpada vc está usando? As vezes ela é muito fraca, ou está muito longe...
 
Upvote 0
Ixi, então pelo menos contra a contaminação não está sendo eficiente esse método :(
Vc sabe que lâmpada vc está usando? As vezes ela é muito fraca, ou está muito longe...

Acredito que o problema náo esteja sendo a lampada pois trabalho no fluxo laminar, a lampada [e propria para esterelizar a cabine. Acredito que tenha ocorrido alguma contamina;áo no meio liquido, pois foi aliquotado por uma estagiaria pela primeira vez para diversos procedimentos, como náo acompanhei , náo tenho certeza se foi manipulado corretamente.
Outra possivel causa pode ser contamina;áo do swab ou agum material usado , mas como testei uns carimbos a pouco e náo tive problemas, acho pouco improvavel.
Ou pode haver contamina;áono fluxo laminar , das partes que náo ficam exposta a luz e com a corrente de ar, e na manipula;áo contaminou
Ou as hipoteses que realmente náo esperava, a bacteria que contaminou o carimbo [e resistente a UVB, entáo testarei por maior periodo de tempo.
Mas dequalquer forma vou testar uma bacteria na luz UVB , para observar se ha algum problema com a luz, so acho dificil , pois [e equipamento de laboratorio, foi projetado por uma grande empressa com a finalidade de esterelizar a cabine, e uso ha 1 ano e sempre funcionou bem.
Bem repitirei o processo com uma metodologia diferente, mas experimentos cientificos , nem sempre resultam no que esperamos, mas seria otimo usar da luz UVB para certificar que o carimbo náo possua contamina;áo bacteriana, desde que a Luz UVB náo afete o desenvolvimento , náo ocorra muta;ós, sendo seguro.
 
Upvote 0
Conferi novamente as placas... tem micelio, mas tambem tem muita bacteria um unico morfotipo...
Penso que houve contaminação no meio de cultura liquido... mas por vias da duvida vou repetir o experimento
Mas primeiramente vou ter que construir uma Glovebox pra mim com luz UVB muito boa... pois no fluxo que uso manipulo bacterias, não é muito seguro para experimentos que ficam exposto por muito tempo.

Assim que montar minha glove , faço o experimente e publico aqui...
 
Upvote 0
Back
Top