Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Utilizando Mel e Especiarias na Conservação

Caruero

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/10/2007
480
73
Boa tarde!

Já faz algum tempo que comecei a testar a tek do TVCasualty (usuário do Mycotopia), a tek se baseia em conservar os frutos em mel, adicionar especiarias de sabores simplesmente extraordinários a mistura e manter tudo congelado.

Nesse post deixo a referência ao link de onde extrai as informações e vou explicar como fazer a tek para quem não entende inglês ou não entra no Mycotopia.

Obs: Já entrei em contato com o autor e ele me autorizou a disponibilizar sua receita na nossa comunidade

Link para o post original: http://forums.mycotopia.net/feasts-...722-tv-casualty-storing-your-fungi-honey.html

Venho trazer essa tek para a comunidade porque para mim eh uma das melhores maneiras para consumir os frutos. O mel e as especiarias combinados com o sabor dos psilos, tornam a receita extremamente deliciosa! Convido todos a testarem esse maravilhoso método.

Ok, segue a receita adaptada a minha cozinha brasileira:

-Uma xícara de mel de alta qualidade (200ml)
-1,5 colheres de chá de folhas de ginkgo biloba em pó (3g +-)
-1/2 colher de chá de canela em pó (1g-1,5g)
-1/2 colher de chá de gengibre pulverizado (1g-1,5g)
-1/4 colher de chá de noz moscada em pó (0,5g +-)
-30g de Psilos secos cracke-n-dry (Quando eles ficam que nem salgadinho)

Primeiro Passo:

Caso as especiarias não estejam em pó, pulverize elas com moedor ou liquidificador ou pode usar um ralador mesmo.

1.jpg

Apos pulverizá-las, misture tudo em um recipiente.

2.jpg

Faca o mesmo com os psilos, no meu caso utilizo a strain Keepers-Creeper e PE6.

3.jpg

Eu bati os 30g no liquidificador até que virassem pó.

4.jpg

É muito importante não abrir o liquidificador logo apos pulverizar os ingredientes, pois uma parte do pó estará no ar e você pode, além de perder parte da receita, aspirar uma poeira extremamente irritante para quem sofre de rinite!

Segundo Passo:

Com todas as especiarias e os psilos pulverizados, eh hora de esquentar o mel.
Disponha o mel em um recipiente de vidro, coloque o recipiente em uma panela ou recipiente adequado e encha essa panela com água de modo que cubra até a metade do recipiente de vidro que contem o mel, esse eh o famoso banho maria!
Esquente a água e com um termômetro controle a temperatura do mel, ela deve chegar a 50 graus Celsius.

9.jpg

Isso serve para deixar o mel mais maleável e misturar mais fácil com os outros ingredientes.
Reserve uma xícara desse mel quente.

5.jpg

Terceiro Passo:

Misture todos os ingredientes, menos o mel, em um recipiente adequado (novamente cuidado com os ingredientes em pó).

Adicione metade da xícara de mel aos ingredientes e misture com muito cuidado para não desperdiçar os ingredientes em pó! Misture tudo bem misturado e deve ficar assim:


6.jpg

Quando chegar nesse ponto que tudo está muito bem misturado e você obteve uma massa compacta, misture a outra metade da xícara de mel.

7.jpg

Você vai obter algo parecido com a foto acima.. Apos isso, resta apenas dispor em potes plásticos e levar ao congelador ou freezer.

8.jpg

Obs: mantida no freezer a receita dura meses, em pesquisas que fiz, existem pessoas que alegam que apos mais de 6 meses não houve perda na potencia da receita.

A técnica é fácil e muito útil, isso para não mencionar o sabor. É algo espetacular para quem gosta de mel e dos sabores especiais dos temperos.

O Ginkgo Biloba é fácil de conseguir em casas naturais ou até mesmo em farmácias de manipulação (onde pode ser um pouco mais caro).

A receita me rendeu mais de 250g do que eu batizei de Psilojelly (em inglês em homenagem ao autor da receita). Segundo o TVC, uma colher de chá (10g) é suficiente para uma trip tranquila entre amigos, eu testei esses 10g e tive uma trip extremamente intensa, então eu afirmo, a receita é ótima!

Além dos óbvios efeitos de iluminação que a Psilojelly nos traz, ela traz muitos benefícios a saúde pois leva elementos como o gengibre que tem ótimas propriedades para o nosso corpo e mente e especialmente o ginkgo biloba que é utilizado a muito tempo pelos japoneses e traz efeitos extraordinários ao corpo humano.

Um detalhe muito importante, retire do freezer 30 minutos antes de consumir, pois a receita fica dura como pedra quando congelada!

Espero que gostem!

Paz
 
Última edição por um moderador:
:pos::pos::pos:

show de bola!
me amarro nessas misturas e em cozinha.

nota 10 quando tiver uma safra grande de crianças ,com certeza farei essa receita.
 
Muito boa contribuição !!!

A comunidade agradece....
 
Muito bom, Caruero.

Deve ficar delicioso mesmo, e fácil de utilizar e transportar:)

Ótima Técnica, obrigado por compartilhar e trazê-la ao fórum.
 
Valeu pessoal!

Eh, pra quem gosta de cozinhar e de inventar, incrementar ou aprender receitas maravilhosas, essa eh uma bela dica.. Eu particularmente adoro gengibre canela e noz moscada.. misturando com os psilos entao.. ummmm que delicia! pode comer como quiser a geleia que eh muito gostosa!

E como o MuiLok falou, ela eh bem pratica de transportar e consumir, bem discreta na minha opiniao..

E para quem nao gosta muito do sabor dos frutos, essa receita dribla bem o gosto deles.. :eek:

Paz e Luz
 
bom, so Nào entendi bem umas coisas, tipo os cogus ja estão secos, ne ? antes do processo todo? e outra como fica o MEL depois do processo? fica normal? misturo o meu com alguma coisa ou consumo puro? vai ficar enjuento? como vou utiliza-loa? obrigado !
 
Muito boa receita Carueiro!

Para não ficar descongelando
toda hora, daria para guardar
em um pote várias dosinhas
guardadas em sacolinhas...
 
Nuoooossss..... otima receita irmao! Tenho que deixar aqui registrado os meus parabens!
 
óóóó Parabéns Caruero :pos::pos::pos: já imprimi !!!
 
uma duvida.

A mistura deve ser feita com o mel ainda quente?
 
Boa Caruero !! Que acham de experimentar com amanitas ?!
 
Valeu caruaero, cheguei agora no forum e tava procurando por isso e ói só achei!! Parabéns!!!

Só uma idéia. O Mel é o mais antigo conservador de que a humanidade já usou e bem antes dos Egípcios. Se não tiver agua na mistura e os ingredientes adicionados estiverem secos em pó, não há necessidade de congelar, não vai estragar mesmo com a colher lambida. Pode durar 1000 anos se nunca entrar agua.
 
Só uma idéia. O Mel é o mais antigo conservador de que a humanidade já usou e bem antes dos Egípcios. Se não tiver agua na mistura e os ingredientes adicionados estiverem secos em pó, não há necessidade de congelar, não vai estragar mesmo com a colher lambida. Pode durar 1000 anos se nunca entrar agua.

É sim, pensei a mesma coisa assim que li. O mel é o único alimento que nunca estraga.
Nunca.
N u n c a.
Se secar todos os ingredientes direitinho, e conservar no mel, vira uma especiaria inigualável.

Achamos a Ultra Dessert :eek:
 
No Sitio onde pego meus cubensis , rola mel tbm , toda vez volto com uma garrafa de 1 litro e uma sacola de cubensis :):):)
 
Boa. Era uma receita como essa que eu estava precisando. Mas será que rola deixar só na geladeira mesmo?
 
Geladeira? Nem precisa! Um mel de boa qualidade, e usando todos os ingredientes bem secos, fechando bem o pote... Pode deixar fora mesmo, no armário, como um mel normal.
 
Para responder ao pessoal, é verdade não precisa guardar no freezer não, o mel por si já conserva legal. Isso é sabido desde antes de inventarem jesus. Mas vai da pessoa mesmo onde quer guardar.

Para atualizar o tópico, fiz testes com um pote que estava guardado desde 2008 no freezer e não senti perdas significativas da potência. Então fica a tek pra quem vai querer guardar por grandes períodos de tempo.

Paz e luz
 
Já que foi testado por tanto tempo parece uma boa técnica.

Mas é bom não deixar o mel estocado como se fosse um mel normal. Talvez uma etiqueta com algo como "Mel medicinal com boldo - não consumir" seja útil.


Como fica o gosto do mel aditivado, Caruero?
 
É então, é válido lembrar que é bom separar do mel convencional.. hehe
Mas vale também lembrar que eu obtive essa conservação seguindo a tek a risca e mantendo por esses 2 anos no freezer.

Quanto ao sabor, bem eu sou suspeito de falar, já que adoro mel, mas sinceramente é demais! A harmonia dos ingredientes é fantástica. Para quem não gosta do gosto dos cogumelos é uma ótima alternativa porque o gosto dos cubensis fica completamente mascarado. Nas minhas geleias voce vai sentir um gosto bem adocicado e levemente picante. No final o sabor que fica é o da canela e do ginkgo que quebra um pouco o doce do mel. :)
 
Back
Top