Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Utilização de iodo como sanitizante

Trismegisto

Hifa
Membro Ativo
25/01/2016
66
14
47
Rio de Janeiro
Para utilização do iodo como sanitizante devemos adicionar 8 mls de iodophor em 10 litros d'água e teremos um sanitizante mais eficiente que o álcool 70 gl pois a ação do Iodo a essa concentração se da em 1 minuto de exposição. Basta apenas secar bem e o material estará sanitizado. Lembrando que o álcool 70 precisa de até 10 minutos para garantir sua eficiência.

Em outro tópico sugeri uma concentração de iodo nas águas do terrário. Poderia ser usado uma concentração bem menor para garantir uma água isenta de microrganismos. 3ml de iodo para 10 litros produziria uma solução com 4.5 ppm.

Como para sanitizar precisamos de muito menos solução, 1.6 ml de iodo em 2 litros d'água produziria 12ppm de solução.
Barato, prático e seguro, usado na indústria de alimentos.

Abraços

@Trismegisto , eu tenho usado álcool 70% e Peróxido de Hidrogênio na assepsia, nunca usei iodo como sanitizante. Será que o iodophor nessas proporções que você indicou também elimina esporos de fungos potencialmente contaminantes? De qualquer maneira eu vou testar. Grato pela dica!

@Trismegisto , eu tenho usado álcool 70% e Peróxido de Hidrogênio na assepsia, nunca usei iodo como sanitizante. Será que o iodophor nessas proporções que você indicou também elimina esporos de fungos potencialmente contaminantes? De qualquer maneira eu vou testar. Grato pela dica!

Esse seu álcool não elimina esporos. O peroxido de hidrogênio sim, mas o mais eficiente seria acido peracetico. Vanish e pac 200 rulez

Para utilização do iodo como sanitizante devemos adicionar 8 mls de iodophor em 10 litros d'água e teremos um sanitizante mais eficiente que o álcool 70 gl pois a ação do Iodo a essa concentração se da em 1 minuto de exposição. Basta apenas secar bem e o material estará sanitizado. Lembrando que o álcool 70 precisa de até 10 minutos para garantir sua eficiência.

Em outro tópico sugeri uma concentração de iodo nas águas do terrário. Poderia ser usado uma concentração bem menor para garantir uma água isenta de microrganismos. 3ml de iodo para 10 litros produziria uma solução com 4.5 ppm.

Como para sanitizar precisamos de muito menos solução, 1.6 ml de iodo em 2 litros d'água produziria 12ppm de solução.
Barato, prático e seguro, usado na indústria de alimentos.

Abraços
Uso álcool misturado com o iodo tbm, e bom. Ótimo bactericida. Todos métodos são validos, peróxido, hipoclorito, lisol...raios uv

Aquelas tinturas de yodo que vende na farmácia servem?

Geralmente arrumo etanol no posto, para usar de sanitizante... Fiquei interessado por esse álcool iodado, então pensei em misturar os dois.
Dá certo, né? hehe

Edit: procurei sobre o Iodophor que já é um bruto sanitizante... vou ver se acho ele poraqui.

Última edição:
Aquelas tinturas de yodo que vende na farmácia servem?

Geralmente arrumo etanol no posto, para usar de sanitizante... Fiquei interessado por esse álcool iodado, então pensei em misturar os dois.
Dá certo, né? hehe

Edit: procurei sobre o Iodophor que já é um bruto sanitizante... vou ver se acho ele poraqui.

Acha sim, mas você pode comprar a iodopovidona que também resolve o caso. Basta ver a concentração de iodo livre.
Abraço

Back