Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Usos e Atividade Farmacológica da Psilocibina: um estudo bibliográfico

Poxa, muito legal essa monografia mesmo! :)

É de alguém do fórum?

Outra hora vou ler ela todinha pra preencher melhor as lacunas do meu conhecimento! Mais trabalhos desses deviam ser disponibilizados na Internet (se é que existem muitos deles no país).

:pos:
 
Muito bom como trabalho de graduação, kudos para a senhorita Fernanda Aguiar.


Acho q elucida algumas questões frequentemente feitas pelo fórum. Ainda não responde completamente a digestão dos cogumelos, isto é, passa de ingerir a substância à sua presença no plasma sanguíneo, sem considerar os 30 minutos iniciais. Também senti uma grande falta da literatura brasileira sobre o assunto, sei q tem pouca coisa, mas não é completamente inexistente... e nesse caminho faltou tbm relatos de utilizaçao de cogumelos por "aborígenes" brasileiros.

O fórum ganhou uma citação indireta, parabéns. heh

Kudos para o fórum e o senhor NeuroFX pelo presente.

Seria impossível entrar em contato com a autora à este ponto da corrida?
 
Nao se pode esperar muitas coisas inovadoras de um trabalho de conclusao de curso. Uma boa fonte pra quem nao quer pesquisar os assuntos novamente.

Cygnus, nao tem muito segredo em relacao a sua pergunta, basta entender o sistema digestivo. A psilocibina e a psilocina sao soluveis em agua. Temos enzimas que quebram o alimento. Nao precisa de uma extracao super complexa pra levar as substancias pro sangue. Sao como qualquer outro alimento.

A digestao de qualquer alimento comeca na boca, enzimas que vao quebrando a comida em moleculas menores. O estomago produz acido e enzimas que digerem proteinas. Continua pro intestino, o pancreas produz varias enzimas que quebram carboidratos, proteinas e gorduras, as paredes do intestino tambem produzem enzimas. O figado produz bile, que chega no intestino, funciona como detergente e dissolve as gorduras na agua, que depois de dissolvidas sao digeridas pelas enzimas produzidas pelo intestino e pelo pancreas.
 
Vc por enquanto não explicou nada sobre a absorção de psilinas pelo corpo humano, basicamente girou em torno da digestão conforme livros didáticos. Creio eu q existam inúmeros segredos no processo de digestão e q este mesmo ainda não foi nem um pouco debulhado, pelo fórum, em suas implicações mais simples.

Pq a vitamina C tem um leve efeito prolongador considerando a digestão em específico? Qual é a solubilidade específica das psilinas em meio ácido e básico e quais as implicações relacionadas?? Quais são as enzimas antagonistas e quais seriam os caminhos biodinâmicos de transformação das psilinas? Quais são as enzimas q existem dentro do fungo q reagiriam com as psilinas? Aonde e como ocorre a extração das psilinas e como essas são absorvidas? Aonde exatamente ocorre a maior parte da absorção e pq? Qual o tecido responsável por tal absorção? Por que algumas pessoas sentem náusea? Por q as cápsulas, em geral, diminuem as náuseas? Quais são os outros componentes dos cogumelos q interagem positiva ou negativamente com a digestão humana? ..........
 
Cygnus X 1 disse:
Vc por enquanto não explicou nada sobre a absorção de psilinas pelo corpo humano, basicamente girou em torno da digestão conforme livros didáticos. Creio eu q existam inúmeros segredos no processo de digestão e q este mesmo ainda não foi nem um pouco debulhado, pelo fórum, em suas implicações mais simples.

Pq a vitamina C tem um leve efeito prolongador considerando a digestão em específico? Qual é a solubilidade específica das psilinas em meio ácido e básico e quais as implicações relacionadas?? Quais são as enzimas antagonistas e quais seriam os caminhos biodinâmicos de transformação das psilinas? Quais são as enzimas q existem dentro do fungo q reagiriam com as psilinas? Aonde e como ocorre a extração das psilinas e como essas são absorvidas? Aonde exatamente ocorre a maior parte da absorção e pq? Qual o tecido responsável por tal absorção? Por que algumas pessoas sentem náusea? Por q as cápsulas, em geral, diminuem as náuseas? Quais são os outros componentes dos cogumelos q interagem positiva ou negativamente com a digestão humana? ..........

Girei em cima de coisas triviais porque voce mesmo disse que era pessimo em quimica no outro post.
Nao existe "psilinas". Psilocibina e psilocina sao alcaloides da familia das triptaminas.
Sobre a vitamina C nunca vi nenhum estudo serio sobre isso, desconheco.
Nunca ouvi falar do termo "enzimas antagonistas" tambem.

Se voce quer saber o caminho de formacao da psilocibina:

Agurell, S., Lars, J. and and Nilsson, C.. "Biosynthesis of Psilocybin: Part II. Incorporation of Labeled Tryptamine Derivatives, Acta Chemica Scandinavica, Vol. 22, No. 4 (1968), 1210-1218.

011967782-Psilocybeen_Pathway.png

Sobre a extracao delas ja respondi duas vezes. Alem de soluveis em agua (e por isso se faz o cha), a psilocibina se transforma em psilocina atraves de desfosforilacao, tanto em meio acido quando em meio basico, pela enzima fosfatase, no corpo. E a psilocina em meio basico e na presencao de oxigenio imediatamente se degrada nos subprodutos pretos/azuis. (E talvez por isso a vitamina C aumente prolongue ou aumente os efeitos como voce diz, ja que eh um forte anti-oxidante).

A extracao comeca na boca se voce mastigar bem.

Uma vez separadas do cogumelo as substancias ficam dissolvidas e vao pra corrente sanguinea por qualquer tecido capaz de absorve-las. E ai voce tem que conhecer o que esta nos livros didaticos pra saber como as substancias sao absorvidas na digestao.

A enzima monoamina oxidase eh a principal responsavel pela quebra das triptaminas. Inibidores de monoamina oxidase vao prolongar o efeito justamente porque mais triptaminas vao parar na corrente sanguinea antes de serem quebradas em moleculas mais simples.

Uma das caracteristicas das aminas (triptaminas sao aminas), eh que sao facilmente absorvidas pela pele e mucosas.

Eh complicado, mas algumas coisas sao simples de entender. Eh claro que pra uma explicacao realmente precisa levaria muito tempo e a complexidade aumenta bastante. Mas pra essas respostas ja existem os artigos e as pequisas feitas em cima disso. Como eu nao fiz nenhuma, recomendo que use os links.

http://scholar.google.com
https://wikipedia.org (coisas didáticas a saber sobre sistema digestivo, aminas, triptaminas, etc)

Acho que eh soh o que eu posso dizer por enquanto. Devem existir segredos ainda, mesmo porque as pesquisas andam muito devagar no sentido das substancias ilicitas.
 
Bela ocntribuíção à moça q escreveu a monografia e ao Shroower por ter ajudado a desmistificar a digestão da psilocibina e psilocina :pos:
 
psilinas é o termo genérico q uso para falar "psilocibina e psilocina", poupa o meu teclado.

enzimas antagonistas é o termo q usei para descrever as várias enzimas q reagem com ambas as substâncias em questão, tanto degradando-as, desativando-as ou até mesmo as protegendo durante certo tempo.

O q pedi não foi biosíntese, foram os caminhos de transformação q as psilinas passam depois de ingeridas e os reagentes q fazem tais coisas.

Não estou pedindo exatidão acadêmica, isso aqui não é lugar para esse tipo de coisa, nem pretendo ter tal perfeição, inclusive irei continuar a adaptar a linguagem para o meu uso, eu sou péssimo em química, mas não sou completamente analfabeto, além do mais, ninguém precisa ser um gênio para entender química, e neste sentido é muito relevante considerar q a visão reducionista é a pior de todas, a psilocibina ser solúvel em água não é a mesma coisa q a psilocibina em suspensão em um meio como o suco gástrico numa temperatura tal tal tal, "qualquer tecido capaz de absorve-las" não responde a pergunta "Qual o tecido responsável por tal absorção?", prefiro uma resposta mais completa indicando os processos de absorção e suas implicações. Conhecer o q está nos livros didáticos seria melhor se algum deles falasse sobre triptaminas no corpo humano e não sobre a digestão nos animais. A MAO é apenas uma das enzimas q agem sobre as psilinas, e as outras enzimas, se reagem, como reagem?? E a náusea???

E tenho centenas de outras dúvidas do tipo: quais áreas ou gânglios ou nervos ou centros ou qualquer coisa apresentam maior concentração de psilocibina e quais as implicações observadas?? Pq a psilocibina causa hipertensão?? E acima de tudo, quais são as teorias paralelas em termos de atividade farmacológica e processamento da substância (não venha me dizer q existe consenso)?? O Shulgin no PIHKAL afirma claramente q ambas as substâncias, psilocibina e psilocina são "igualmente" ativas, e a relação entre psilocibina e psilocina, apesar de existente, não explica a atividade farmacológica, pois não existe prova q o éster seja defosforilado como metabólito, apesar de ser uma boa suposição. E outra questão ultra obscura, levemente considerada na monografia, é a presença de agentes farmacológicos ainda não explorados pela ciência. E por fim existe a noção completamente errônea de equalizar as psilinas ao cogumelo, q é a fonte natural delas, diga-se ainda de passagem de um cogumelo feito indoors, o q são eles exatamente?? Quão diferentes são dos selvagens e esses dois das psilinas pro organismo humano???

Não estou cobrando nada, estou apenas tentando demonstrar (e botar pilha) o tanto q poderíamos avançar através do fórum, mesmo q seja através de colagens de referências bibliográficas com linguagens esquisitas e interpretações malucas. Acho q já podemos começar a aparar as arestas.
 
Se voce quer respostas profundas entao procure respostas academicas:
http://scholar.google.com

Se quimica e biologia fosse tao facil de entender ninguem passaria 4 anos no minimo soh pra concluir a graduacao. Nos artigos provavelmente tem boa parte das suas perguntas ja respondidas.
Se voce quer respostas boas e completas, eh la que vai encontrar; recomendo que tente ler os artigos de interesse. Nesse ponto voce vai entender porque as respostas que eu dei sao simplistas. Simplesmente porque nao tem como dar uma resposta completa (ou por falta de dados, ou por falta de base teorica de quem faz a pergunta).

Nao leve a mal, acho suas perguntas interessantes, mas nao sao de nivel basico e precisam de respostas avancadas, que nao sao tao faceis de dar.

Talvez existam alguns artigos de divulgacao que tentem explicar coisas complicadas com linguagem simples, mas no geral o que voce vai encontrar sao respostas especificas em linguagens complexas, mas exatas, e que nao estao sujeitas a interpretacoes malucas.

Se der uma boa olhada, vai ver que a maioria das pequisas foi feita dos anos 80 pra baixo, e que soh no final dos anos 90 eh que parece que comecaram a publicar mais coisas. A pesquisa nessa area esta bem atrasada. Muitas respostas infelizmente vao continuar em branco ateh que alguem em laboratorios decentes consiga pesquisar alguma coisa.

:pos:
 
Eu já venho há muito tempo procurando e achando tais documentos através de diversas fontes, e de fato são respostas complicadas para perguntas complicadas, mas não é muito esperar q tal conhecimento seja acessível e contextualizado (em português seria ideal).

Estudar 4 anos de graduação de biologia genérica em universidades brasileiras nunca vai te dar os mesmos insights e na mesma profundidade q um cultivo indoor, talvez um acadêmico cursando tais 4 anos, cultivando indoors e trabalhando na área o colocaria numa posição realmente superior em qualidade do conhecimento, mas mesmo nisso não garante certezas.

E tbm discordo plenamente da frase "vai encontrar sao respostas especificas em linguagens complexas, mas exatas, e que nao estao sujeitas a interpretacoes malucas", pq no fundo são respostas limitadas e reducionistas completamente formuladas a partir de interpretações malucas, um ótimo exemplo é o caso dos serotonérgicos, existe toda a teoria da atividade nos receptores 5ht para explicar os efeitos alucinógenos sobre a cognição mas não existe nenhuma teoria com similar consenso sobre como a cognição "acontece". Para mim, falar sobre determinado mecanismo q age sobre um processo completamente desconhecido, torna todo o contexto inexato e completamente fundamentado em interpretações malucas. Então é melhor logo de cara admitir tais limitações para podermos usar tais idéias com algum realismo, para podermos colocar tal conhecimento no seu devido nível e não eleva-lo como verdade absoluta, inacessível e inexplicável.

O google scholar e vários outros destes search engines de trabalhos acadêmicos são em grande parte pagos, o q não atende à especificação "acessível". Existem então os fóruns e a MAPS (multidisciplinary association for psychedelic studies), na MAPS o foco com as psilinas é no uso terapeutico apesar de ter alguns sobre efeitos farmacológicos em geral, e em todos os textos vc sempre encontra uma parte de discussão dos resultados de forma compreensível, conforme esperado. A monografia da senhorita acima definitivamente utilizou muitos dos textos sediados na MAPS, direta ou indiretamente (http://www.maps.org/research/index.html#PSILOCYBIN).
 
Ingles eh mais do que necessario se voce quer ter contato com ciencia de verdade. A maioria das publicacoes interessantes em todo o mundo sao feitas em ingles, mesmo pelos brasileiros.

Interpretacoes malucas sao diferentes de teorias. Teorias cientificas sao explicacoes que funcionam, baseadas em coisas que se pode testar e em linguagens exatas (matematica). Nao tem nada a ver com especulacoes ou com o que voce simplesmente "acha" que acontece.

Um cultivo indoor nao te da base cientifica nenhuma. Soh mostra que eh possivel seguir um roteiro feito pra funcionar com qualquer pessoa.

Realmente nao estou mais afim de discutir sobre isso. Ah, o google scholar nao eh pago. O que eh pago eh o download dos artigos. Mas se voce quiser algum pode pedir que eu te envio de graca.

:pos:
 
Então blz, só para comprovar o achismo da ciência, vou relatar o caso do pai da genética moderna, o Crick (e grupo relacionado), q de acordo com o próprio e relatos de amigos próximos, descobriu o molde dupla hélice do DNA durante uma trip de LSD. Primeiro ele tinha um problema em mãos, a organização do DNA, bilhões de dados mas nenhuma conclusão plausível, depois ele formulou uma IDÉIA q até então era maluca, aí então ele utilizou os dados para comprovar sua idéia perante o corpo científico. Os números não precederam a idéia, nem mesmo a tornaram menos ou mais maluca, apenas tornou a teoria acessível em determinada linguagem. Não foi através da manipulação de números em papéis e monitores q ele chegou à solução do problema. Foi através da especulação e achismo, tentativa e erro, se a ciência fosse do jeito q vc descreve nunca teríamos tal processo, só teríamos acertos e um crescimento linear e contínuo do avanço científico.

As teorias científicas são idéias malucas q funcionam até uma outra idéia maluca funcionar melhor, seja científica ou não.

O mais próximo q achei até agora dentro do q quero saber sobre o processamento das psilinas no corpo humano é o texto de Felix Hasler, Daniel Bourquin, Rudolf Brenneisen e Franz X. Vollenweider (http://www.maps.org/w3pb/new/2002/2002_Hasler_22692_1.pdf) q fala sobre o tanto de psilocina q sai tanto tempo depois de consumir X mg de psilocibina, mas ainda não responde nada.
 
Ideias malucas na ciencia desde que possam ser testadas e expliquem o fato servem. Agora ideias malucas que ninguem consegue explicar de maneira alguma nao servem pra nada.
Ciencia tem muito de tentativa e erro. Mas pra testar se esta certo ou errado soh mesmo na linguagem certa.

Te garanto que a ciencia evolui mais com trabalho duro do que com ideias vindas de trips de LSD. Essa ultima pode dar uns bons insights, mas soh se o usuario souber trabalhar com ciencia a principio.

Numeros sao inseparaveis na ciencia moderna. Nao existe fisica ou quimica sem matematica. Os numeros nao tornam a teoria somente acessivel, eles desenvolvem a teoria e os experimentos colocam ela a prova.

As ideias vem de varias fontes, mas um punhado de ideias nao se desenvolvem de maneira cientifica e metodica sem as ferramentas corretas. E nessa hora voce nao consegue trabalhar se estiver viajando com LSD ou qualquer outra coisa.

Se fosse o contrario a universidade perderia seu lugar pras Raves.
 
???

Se considerarmos q a moderna teoria genética é uma das maiores novidades da história da biologia e q a dupla-hélice foi crucial para desvendarmos como nunca o genoma (humano), acho q a contribuição do LSD não é pequena para Crick ou a ciência, talvez seja gigantesca, e ele foi talvez o primeiro Nobel winner a admitir (tbm tem o Kary B. Mullis, Nobel de química pela técnica polymerase chain reaction, tbm associada à genética). Está sendo testada, continuamente, e ainda continua uma idéia esquisita, tão esquisita quanto o tzolkin maia e o i-ching chinês (ambos também, continuamente testados MAS não científicos).

Desde quando produzir cogumelos ou qualquer tipo de psicoativo raro NÃO é um trabalho duro??? A meu ver o cultivo de cogumelos "a la cogumelos mágicos" tem um grande potencial pedagógico, e dado o nível de ensino público no nível superior, possivelmente maior do q os cursos de micologia dos órgãos licenciados.

E mesmo com todo o trabalho duro e caretisse nas universidades a tendência é cada vez maior q elas se encaminhem para raves, seja qual for o combustível envolvido...
 
Como eu disse: IDEIAS surgem de qualquer lugar, mas precisam de base teorica pra se transformarem em teorias.

Cultivar cogumelos seguindo tecnicas eh ridiculo. Ninguem precisa saber nada de micologia pra isso.

Micologia esta longe de ser cultivo de cogumelos. Voce esta misturando a pratica com a teoria. A teoria precisa de ideias inteligentes e de trabalho duro pra ser desenvolvida. A pratica em geral nao precisa mais do que uma receita de bolo.

Caretisse na universidade? Isso eh fora de contexto e em geral quem fala isso eh porque nunca foi alem do ensino medio. Sem metodologia e certas "regras" ninguem vai alem do b-a-ba do colegio publico.

Se voce acha que alguem que ingeriu LSD substitui alguem que passa 12-18 horas por dia estudando entao essa discussao nao vai a lugar nenhum.
Mesmo o Crick estudava e com certeza fazia isso por muitas horas. Nao foi o LSD que desenvolveu a teoria da dupla helice, foi o trabalho dele e dos outros. O LSD foi no maximo uma faisca que acendeu uma ideia.

Pergunte a qualquer cientista que esta fazendo coisas interessantes quantas horas por dia ele dedica diariamente em suas pesquisas. Vah ateh a universidade publica e decente mais proxima da sua casa e pergunte quantos la trocaram os livros pelos alucinogenos.

Einstein nao pesquisou o efeito fotoeletrico e a teoria da relatividade geral/restrita do dia pra noite. Feynman usou LSD tambem, mas nem por isso deixou de pensar em fisica ateh nas suas horas de descanso. Todos eles desenvolveram a ideia, e pra isso nao basta um punhado de alucinogenos.
 
Aloha companheiros.

Irei atrapalhar (ou por mais lenha na fogueira? :) ) o debate de vcs.

R E S U M O :
Tudo sobre a bioquímica, atividades biológicas e usos populares e científicos, tanto ao nível nacional quanto ao internacional, dos fungos alucinógenos do gênero Psilocybe, usando como espécie - tipo o P. cubensis, objetivando com esta pesquisa exploratória preencher parcialmente uma lacuna informativa em trabalhos nacionais, além de tentar demonstrar a necessidade de estudo científico do referido gênero e estimular tal prática no meio acadêmico brasileiro.

http://br.geocities.com/tiagohi/psilocybe.htm

Abraço a todos!
 
E tenho centenas de outras dúvidas do tipo: quais áreas ou gânglios ou nervos ou centros ou qualquer coisa apresentam maior concentração de psilocibina e quais as implicações observadas??
Achei um documento q talvez responda (com grande limitação) essa pergunta:

The fate of psilocin in the rat
https://www.erowid.org/references/refs_view.php?A=ShowDoc1&ID=2663

Método (basicamente): prepararam psilocina com isótopos de carbono, injetaram em ratos ou aplicaram oralmente e observaram a localização desses isótopos nas diversas partes do corpo. Tbm estudaram a absorção e retenção de psilocina em tecidos específicos (rins, intestinos, etc).

Conclusão: 50% da psilocina é efetivamente absorvida pelo trato intestinal e se distribui de forma uniforme pelo organismo, incluindo o cérebro. 8 horas depois o nível de psilocina em todo o organismo cai substancialmente (com excessão do fígado e das glândulas adrenais q retêm uma concentração um pouco maior). 65% da psilocina "sai" pela urina, 15-20% pela bílis e fezes e algo tipo 4% é convertido em CO2 (produto da respiração celular).

Muitos ratos foram assassinados pra fazer esse filme.

E sim, eu fui na universidade mais próxima, e encontrei caretas q relataram vários casos de alunos excelentes q trocaram a academia por uma vida de experiência transpessoal a milhões de anos luz de distância dos corredores infrutíferos das universidades. Em cada caso a ciência perdeu um salto para o futuro apenas para se enraizar como uma ideologia, um estilo de vida, fragmentado e obsoleto, prestes à morrer por uma lei q ela mesmo inventou: os fracos viram memórias.
 
Olá...
Muito interessante a discussão de vocês..
A autora desse artigo..Assim como eu ..Se graduou farmacêutica. E assim como eu se interessou pela pesquisa sore a psilocibina.Porém ela apenas realizou uma revisão de literatura.
A minha pesquisa está em desenvolvimento e terá caráter empirico, ou seja, realizarei experimentos. Apenas já tive aprovação do projeto.
Estarei estudando in vivo os efeitos da psilocibina desde sua dose letal (se essa existir), até testes em ratas 'gravidas" observando se a psilocibina pode trazer algum dano ao feto.Além disso a identificação da mesma através da cromatografia em camada delgada em fluidos biológicos..Sangue e urina no caso.Isso pode ajudar na elucidação do metabolismo da mesma.
O que eu me deparei é que há muita falta de interesse sobre o assunto. Foi dificil achar alguem para me orientar..E o meu orientador não entende nada sobre a psilocibina
Em minha cidade o chá de cogumelos é bastante utilizado,confesso até já tê-lo usado.
Espero com a minha pesquisa aumentar io interesse pela psilocibina na farmacologia.
Eu não vi nenhuma referência sobre o artgo a seguir, porém é muito interessante, se interessar leiam. Infelizmente também é apenas uma revisão de literatura:

http://www.highway.com.br/users/ogld/psilocmn.pdf#search="Stropharia cubensis ARTIGOS"

Assim que eu concluir minha monografia estarei anexando-a nesse forum.Espero que possa ajudá-los em algo.
Muita paz a todos..

Namaste!
 
aceita inscriçao de um " gato" como cobaia ? aceito tomar doses até 1% menores que as letais e discrever os acontecimentos sem receber salario algum. levo muito material de pesquisa tambem se necessario.:D
 
rsrsrsrs....seu doido!!!!
pior que já recebi várias propostas dessas!!!!
mas acho que vai ser impossivel a autorização para realizar esses testes em humanos...rsrsrs
 
Back
Top