Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Uso de pedaços de um bolo pouco contaminado

Rivotril

Primórdia
Cadastrado
07/09/2016
39
33
34
Olá galera.
Bem é o seguinte, fiz uma inoculação dia 20/10, onde ao abrir percebi que o mesmo estava com alguns pontos de contaminaçoes de um tom claro de verde e como Tavares com a intenção de fazer um bulk.

Como ele não se desenvolvia bem abri e como vi os contaminantes sai quebrando o bolo e tirando só o que era micelio.

Coloquei todo micélio que consegui salvar sob esterco com fibra de cocô e ele pareci tá se desenvolvendo melhor, mas apareceu um pontinho pequeno e verde.

Que ia aparecer eu imaginava, quero saber se tem algo que eu posso fazer pra matar esses e deixar o micélio de boa?
 
Como ele não se desenvolvia bem abri e como vi os contaminantes sai quebrando o bolo e tirando só o que era micelio.


Quando um contaminante aparece em um bolo ou casing o que você está vendo é a parte madura, colorida, que já está esporulando. Mas o micélio do contaminante (estamos falando de fungos) também já está espalhado por outras partes do substrato, se não por todo o substrato. E geralmente esse micélio do contaminante é branco.

Então na maioria das vezes não dá certo tentar isolar os pedaços bons, pois o micélio do contaminante se mistura com o do cubensis. Se houver algum micélio de cubensis.
 
Upvote 0
Imaginei que não fosse dar muito certo, mas vou deixar lá ver no que dar. Vi um carinha aqui que teve um problema e ele jogou no out e acabou que ele conseguiu colher e tudo, vai que sai alguma coisa.

Apesar de dizerem pra gente não cheirar, eu sou meio tapado e acabei cheirando e ao contrário do que sempre vejo a galera falando sobre o mal cheiro, esse experimento tem um cheiro muito bom,meio adocicado , queria saber se o micélio de cubesis tem algum odor específico?
 
Upvote 0
Upvote 0
Bem, ontem a noite joguei todo esse experimento no lixo, pois realmente não iria vingar.
Hoje vou abrir mais um bolo que não está todo colonizado e já passou de um mês e ver se da certo eu fazer o mesmo que fiz aqui.
 
Upvote 0
sobre o mal cheiro, esse experimento tem um cheiro muito bom,meio adocicado

Pra complementar, tem um contaminante que chamo de "parece glacê", na fase dos bolos, que tem aspecto e cheiro de açúcar "glacê". Então o fato de o aroma ser doce por si mesmo não indica cubensis. :coffee:
 
Upvote 0
Bem com eu imaginava nenhum deu certo. O último o contaminante era tão sinistro que ele consumiu de deixar só o pó uma parte do bolo, esse nem me dei ao trabalho. Foi direto para o lixo.

Foi interessante ver a gama de fungos que temos no ar, pois tive azul , verde , verde bem escuro , laranja e um branco que tinha um aspecto muito denso.

Paz e luz.
 
Upvote 0
Bem com eu imaginava nenhum deu certo. O último o contaminante era tão sinistro que ele consumiu de deixar só o pó uma parte do bolo, esse nem me dei ao trabalho. Foi direto para o lixo.

Foi interessante ver a gama de fungos que temos no ar, pois tive azul , verde , verde bem escuro , laranja e um branco que tinha um aspecto muito denso.

Paz e luz.

Tenha atenção nos próximos cultivos porque você deve estar com o seu ambiente de trabalho bem comprometido com diversas bactérias.

Deve ter um olhar bem atento em questões de assepsia nas próximas investidas.
 
Upvote 0
Mano eu fiz isso e deu certo, pelo menos um flush deu sim, limpei a parte contaminada na gloover box e fiz um substrato pasteurizado com fibra de coco estrume e vermiculita, gerou grandes frutos.
 
Upvote 0
Back
Top