Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

umidificador ultrasonico ,quem tem?

desocupado

Cogumelo maduro
Membro Ativo
01/04/2008
57
58
37
então galera queria saber a opniao de quem tem aqui, como é , relação, produtividade etc etc etc.
queria fazer uma analise e tal pra ver se eu e alguns rachariamos este brinquedo.

abraço
 
não temos o umidificador - e não sei se esta resposta será útil - mas fizemos um teste com o 'nebulizador' do meu irmão (bronquite é osso né!?:eek: )...

ele aumentou a umidade e trocou o ar perfeitamente. o complicado foi: 1- ligar e desligar toda hora, já que o 'reservatório' era minúsculo, e não era necessário ficar o dia todo ligado. 2 - trocar a água dessa parada, porque se secar, o cristal queima, e o conserto = $$$$$

pensei em comprar um timer, mas ele não ajudaria a trocar a água. pra bolar um 'sistema' que permitisse a água ir preenchendo o reservatório, eu ia precisar cortar o plástico, então deixei de lado.

acredito que um umidificador seja muito mais eficiente por te permitir escolher um ciclo(dependendo do modelo, e se não tiver como, ainda podemos usar um timer), e por ter um reservatório grande o suficiente pra não acontecer nenhum problema enquanto a pessoa tem que se afastar do terrário...

boa sorte ae
 
se puder mexer e fazer uns ajustes no nebulizador, tenta fazer um buraco e encaixar um recipiente maior. tipo daquele guia q vc traduziu. isso ajudaria no compartimento da água.
 
hm mas aí que tá: esses ajustes (buracos etc) iam mudar a configuração original do aparelhinho, e talvez meu irmão ficasse bravo na hora de usar... e mesmo que desse, nem poderia ficar usando direto, é caro demais pra correr o risco de quebrar :p:
 
Para utilizar o umidificador ultrassônico no cultivo, é necessário o uso do timer para acioná-lo em ciclos (programáveis), além de um ajuste na névoa, já que geralmente utilizando névoa máxima, os bolos encharcam, demoram mais a pinar, pinam em menor quantidade e o alto nível de umidade após esta fase faz a quantidade de abortos aumentarem consideravelmente.

Então, se você quiser utilizar o umidificador, é bom ficar bem atento ao parâmetro umidade até você conseguir o melhor aproveitamento.

Os primeiros testes seriam assim:
Logo após aniversariar o cultivo, o umificador pode ser acionado 5-6 vezes ao dia, em ciclos de 3 minutos (observar se os bolos ficam com gotas, se sim, diminuir o tempo).

Após a pinagem, os ciclos novamente diminuem.

Para a obtenção de carimbos saudáveis, quando os frutos estiverem ao ponto de romper o véu, desligar o umidificador.

Além do umidificador, pode-se utilizar água pura ao fundo do terrário e um suporte elevando o cultivo, para não haver contato. Assim elimina-se argila expandida, perlita e outros meios.

Nas primeiras fases do cultivo, a troca de ar é feita pelo umidificador, pode-se, com um pouco de experiência, eliminar borbulhadores, bombinhas e etc.

Paz meus amigos :)
 
ISSO SIM é dar uma luz :luz: :pos:

obrigado muilok; tá só na moita aí né
 
Se eu utilizar uma caixa com alguns centimetros de água no fundo com o cultivo acima e uma bomba de ar fazendo bolhas é necessario o uso de perlita ou argila espandida?
 
Pergunto a mesma coisa TB? e de quanto em quanto tempo tem que acionar a bomba
 
Colocar água no fundo da caixa e um borbulhador não resolve, pode causar respingos e encharcar.

II. Tanto a pressão de vapor de líquidos como a de sólidos aumentam com o aumento da
temperatura.

A 100º C a água atingi a pressão de 1 atmosfera (760 mm de Hg ).

Dentro da caixa a umidade relativa seria 100%.
Úmido suficiente, mas quente demais.
A temperatura deve estar na faixa de 20 à 30º C, mas nessa temperatura a pressão de vapor é baixa, a umidade é baixa.




III. A pressão de vapor de um líquido depende das forças de interação intermolecular


A água na superfície da argila ou da perlita evapora, porque a argila e a perlita diminuem esssa força intermolecular.
Ambas aumentam a umidade dentro da caixa com a temperatua na faixa ideal
 
Colocar água no fundo da caixa e um borbulhador não resolve, pode causar respingos e encharcar.

Dentro de um copo melhora os resultados. Fiz o teste aqui em casa, e o borbulhador até que funciona direito. Ele não tem muita força, e o nível da água vai diminuindo, o que mostra que ela se misturou no ar junto com as bolhas. Isso também ajuda na troca de ar no terrário.
 
Back
Top