Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Uma noção do infinito

Chapeludo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/11/2007
281
73
Salve comunidade psicodélica,

Um vídeo muito legal sobre a grandeza do universo.

Sempre acreditei em vidas extraterrestres, e sabendo coisas como as expostas nesse vídeo, tem como acreditar que só nós fomos privilegiados com a vida?

O macro reflete o micro.
Pare para observar como a maioria dos efeitos microscopicos da materia sao iguais aos efeitos macroscopicos dela..
Dizer que apenas nosso planeta eh habitado diante de um vasto universo ilimitado, para mim, eh como assumir que apenas uma celula do nosso corpo sintetiza proteinas.

Essa visualização da profundidade que atingimos fica ainda mais interessante quando pensamos no eterno retorno.
Tudo o que nós presenciamos na vida, os sentimentos e os amores e as escolhas, vai se repetir infinitas vezes no futuro, e ja existiu infinitas vezes no passado, como poderia ser diferente, se o tempo é também infinito ?

Não somos apenas poeira de estrelha, mas também poeira de tempo.

Essa visualização da profundidade que atingimos fica ainda mais interessante quando pensamos no eterno retorno.
Tudo o que nós presenciamos na vida, os sentimentos e os amores e as escolhas, vai se repetir infinitas vezes no futuro, e ja existiu infinitas vezes no passado, como poderia ser diferente, se o tempo é também infinito ?

muito obrigado por me dar mais uma frase escrita na minha parede:

" Não somos apenas poeira de estrelha, mas também poeira de tempo."

:eek:

Isso constitui DESTINO?

Não creio...

muito obrigado por me dar mais uma frase escrita na minha parede:

" Não somos apenas poeira de estrelha, mas também poeira de tempo."

:eek:

Opa.. Mas o ideal seria com um contexto mais elaborado... O eterno retorno é uma tese filosófica muito trabalhada por Nietzsche..

Aqui um artigo, meu feio, mas ta valendo..

"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"

fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Eterno_retorno

Isso constitui DESTINO?

Não creio...

Não.. Não é um destino..
Você não pode ter uma visão extensiva sobre essa idéia, não é uma idéia que diz respeito a uma ordenação dos caracteres do futuro, uma pré-ordenação.
É uma abstracção filosófica, onde este mesmo momento, tende a se repetir infinitamente, devido a infinitude do valor da existência, das premissas metafísicas maiores: O espaço e o tempo são infinitos< isso torna a vida cotidiana uma eterna repetição do mesmo, isso evoca uma responsabilidade em cada agir, pois será este o seu agir, e assim infinitamente agirá, durante a existência.
O eterno retorno, diz respeito a uma "infinitude parada", uma abstração filosófica pura, uma lógica axiomática (o que NÂO pode NÃO ser), as coisas não poderiam ser diferentes do que isto!

Nada diz sobre a cristalização do futuro ou a janela para livres escolhas, mas unicamente para uma supra-valoração do presente e único instante...

Não recomendo esse artigo do wikipédia, ta muito unilateral, um nietzscheano radical que escreveu...

Última edição por um moderador:
legal.. esse infinito que tanto se fala nao pode ser expressado, é digamos assim, uma percepcao, um sentimento q nao conhecemos, a mesma coisa seria "vida" em outra galáxia por exemplo.. eles podem ter uma percepcao totalmente diferente, agente pode nao vê-los e eles podem nao nos ver.. derrepente existe muito mais coisa vivendo aqui, no mesmo lugar q vc ta sentado agora.. vai saber hhahah

outra coisa q eu axo interesssante IGNORAR quanto se pensa nisso, é a questao do tempo, tempo é uma invencao, uma percepcao do homem.. tempo nao existe =P

legal.. esse infinito que tanto se fala nao pode ser expressado, é digamos assim, uma percepcao, um sentimento q nao conhecemos, a mesma coisa seria "vida" em outra galáxia por exemplo.. eles podem ter uma percepcao totalmente diferente, agente pode nao vê-los e eles podem nao nos ver.. derrepente existe muito mais coisa vivendo aqui, no mesmo lugar q vc ta sentado agora.. vai saber hhahah

outra coisa q eu axo interesssante IGNORAR quanto se pensa nisso, é a questao do tempo, tempo é uma invencao, uma percepcao do homem.. tempo nao existe =P

Se o tempo foi inventado, então ele existe oras..

Existem dois tempos, o tempo psicológico e o tempo cosmológico.. O psicológico sim é uma "invenção" do ser humano, é uma espécie de relação que o homem faz do espaço e do movimento, que resulta numa razão matemática..
Outra maneira do homem trabalhar o tempo é separando os fenomenos indeterminados (os fenomenos que não podem ser previstos) dos fenomenos determinados (os fenomenos que não mudam mais).
O ser humano denomina "Passado" aos fenomenos que ele não pode mais mudar e que são determinados; e chama "Futuro" os fenomenos que podem ser mudados, os que são indeterminados.
Chama também "Presente" um momento onde não é nem passado nem futuro, não é nem determinado nem indeterminado, e constitui assim o paradoxo da liberdade liberdade de escolha/aprisionamento.
Precisamente, nós só nos deparamos com esse paradoxo no presente, no passado jamais estamos separados por esse dualismo, nós sabemos que o passado é um destino cristalizado para trás, e o futuro uma encruzilhada de mil escolhas.

Não me importa nem um pouco o consenso que vcs estão tentando chegar!!!
Toda vida, a morte, o universo, o infinito é tão grande, magico, mistico e maravilhoso pra caber dentro desses sons que fazem a suas cordas vocais quando vibram e dessas idéias que vcs dizem pensarem sendo que nem pensar vcs conseguem explicar o que é!!
E não me venham com explicações filosoficas, metafisica, matematicas ou cientificas, não percam seu tempo tentando, eu não vou acreditar!!!

Chapeludo!!!!! valeu cara, me salvou desse tédio!!! fiquei emocionado com o video!!!

Abraço a todos!

hahaha

legal =P

oq eu axo realmente piração, é q tipo.. eutenho 19 anos... é bastante "tempo" .. mas isso é oq a minha percepcao diz, na verdade esses 19 anos "duraram" (e duram) um infinito e um "Nada".. haha é inexplicavel tbm
é maluco!!

hahaha

legal =P

oq eu axo realmente piração, é q tipo.. eutenho 19 anos... é bastante "tempo" .. mas isso é oq a minha percepcao diz, na verdade esses 19 anos "duraram" (e duram) um infinito e um "Nada".. haha é inexplicavel tbm
é maluco!!
Não se preocupe, você terá bastante tempo para descobrir que 19 anos não é NADA perto de toda existência e perto de toda a eternidade. Acredite, você ainda não é nem um projeto de esporo. :D

Forte abraço

exatamente isso eu quis dizer cara.. vc n me intendeu hauhAHAuha

cara, a minha nocao de 19 anos é a tal da nocao humana, q nós inventamos!!

isso pode significar nada e tudo

agente q fez!

derrepente isso é uma "faisca" e ao mesmo tempo é infinito

é sei lá
haha

Não me importa nem um pouco o consenso que vcs estão tentando chegar!!!
Toda vida, a morte, o universo, o infinito é tão grande, magico, mistico e maravilhoso pra caber dentro desses sons que fazem a suas cordas vocais quando vibram e dessas idéias que vcs dizem pensarem sendo que nem pensar vcs conseguem explicar o que é!!
E não me venham com explicações filosoficas, metafisica, matematicas ou cientificas, não percam seu tempo tentando, eu não vou acreditar!!!

Chapeludo!!!!! valeu cara, me salvou desse tédio!!! fiquei emocionado com o video!!!

Abraço a todos!

Nesse caso, então você deveria ficar calado, certo?
Porque o que você tenta dizer sem querer... Voce ta criticando a razão, a lógica sistemica...
Se você não quer admitir uma razão, então não digo que passe admitir, mas que aja honestamente com a suas palavras, não tente fazer razão também.

Back