Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Um contaminante com cheiro de leite azedo

Fogueir4Doid4

Esporo
Cadastrado
04/12/2022
2
2
26
Boa noite pessoal,

Sou bastante iniciante no cultivo de cogumelos, mas tenho um amplo conhecimento em microbiologia, o que têm me ajudado muito.... Porém, estou com um problema recorrente...
Já preparei várias culturas líquidas que têm sofrido o mesmo problema! A agua usada na cultura é potável e antes de 'autoclavar' ela na panela de pressão, ainda a deixo congelar antes para que o choque térmico ajude ainda mais na esterilização. O carimbo também foi bem guardado em meio a alumínio e para preparar a cultura, uso uma chama bem alta de um fogão velho, o qual eu limpo bastante com álcool antes. Mas já tive 4 bolos contaminados com algo que inibe o crescimento do micélio e produz um cheiro de leite azedo bastante característico, o que provavelmente pode indicar uma contaminação por algum microorganismo fermentador (leveduras? bactérias?)
O substrato usado é vermiculita e arroz integral (2 pra 1) esterilizado em panela de pressão por 30 min.

Alguém já passou por isso? Em qual das etapas eu posso estar errando??

As fotos são dos 2 ultimos bolos que sofreram com isso...
 

Anexos

  • cogus2.jpg
    cogus2.jpg
    209.4 KB · Visualizações: 14
  • cogus22.jpg
    cogus22.jpg
    213.8 KB · Visualizações: 15
Back
Top