Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Um carimbo pode ser re-armazenado após a utilização parcial?

Opiwarã

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2011
44
41
Li alguns tutoriais que recomendavam a utilização de aproximadamente 1/5 do carimbo para a produção da solução de esporos. No entanto, em outros lugares li também que, ao ser aberto, o carimbo fica exposto a agentes contaminantes.

Minha dúvida, portanto, é a seguinte: é possível tornar a armazenar um carimbo após abri-lo e utilizar parte de seu conteúdo? Ou ele deve ser utilizado totalmente quando aberto?

Obrigado
 
e melhor nao utilizar todo o carimbo caso alguma coisa venha a dar errado...
utilizando um glover box mesmo que improvisada tera mais segurançao para usar o carimbo novamente,
e so ter cuidado...
 
A primeira linha da sua frase confere

1/4 ou 1/5 do carimbo sao suficientes para fazer belas seringas
 
É vero...
Se vc ficar abrindo-o em condições não assépticas é perda dele na certa...
Agora se vc só o abriu para a raspagem e/ou foi feito dentro de uma GloveBox, sem problemas...
1/5 do carimbo, tá mais que ótimo!
Aliás, com 1 carimbo... Você faz dezenas de cultivos...
Busque por CL, também fará render, significativamente, seu carimbo...

Abç
 
Esse 1/5 de carimbo é suficiente para preencher uma seringa de quantos ml? Já vi sites que recomendavam seringas de 10 a 20 ml. Claro que eu preferiria usar uma seringa maior, mas será que não fica muito diluído?

Ah! CL = Cultivo líquido, não? Existe alguma vantagem nessa técnica além de maior rapidez na colonização do bolo? Tchescko, o que você quer dizer com "garantia de não perder os esporos"?

Obrigado por todas as respostas!
 
1/5 de um carimbo da para muitos ml. Eu acredito que mesmo diluido o inóculo permanece eficaz.

C.L. tem como vantagem acelerar a colonização dos bolos, mas o tempo total do cultivo acaba sendo o mesmo porquê os esporos vão ter de germinar e colonizar o substrato da CL de qualquer maneira e isso também leva alguns dias. A principal vantagem para mim é o melhor aproveitamento de esporos.

As principal desvantagem é a dificil visualização de contaminantes.
 
Back
Top