Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

TV - Natgeo - Drogas Ancestrais

mirador

Desligado
Cadastrado
31/01/2009
588
69
Hoje à noite na Natgeo, programa Tabu - América Latina, o tema vai ser sobre drogas enteógenas.
Pela chamada, parece ser interessante:

DROGAS ANCESTRAIS

A ayahuasca, o peyote e a cannabis são plantas usadas pelos antigos pajés para expandir a consciência e vivenciar o divino. Consideradas outrora um regalo da natureza, elas atualmente são vistas como uma perigosa viagem ao oculto e proibido... uma viagem que muitos poucos se atrevem a fazer. Na Argentina, um grupo de pessoas resolve integrar um ritual das culturas milenares da Amazônia que consiste em tomar ayahuasca. Dirigidos por um psicólogo que estuda tais tradições, elas estão dispostas a participar de uma cerimônia de autoconhecimento única. Um dos jovens do grupo espera, inclusive, encontrar na ayahuasca uma ajuda para curar seus vícios. Contudo, eles sabem que na experiência alucinatória também podem vivenciar a dor e a angústia. Beber esta misteriosa infusão é abrir uma porta para o desconhecido. No México, o auxiliar de um pajé revive o ritual mais sagrado dos antigos huicholes: uma cerimônia coletiva para ingerir peyote. O grupo que participa deste ritual tradicional deseja viver uma experiência extraordinária de expansão da percepção. Mas podem surgir problemas: nesta ocasião, haverá um jovem inexperiente que comerá peyote pela primeira vez. Na Argentina, um jovem tem dores terríveis por causa de um problema no rim que provoca tumores na região pélvica. A única maneira encontrada para aliviar seu sofrimento pode levá-lo a um duro confronto com toda a sociedade: ele se trata com maconha, que colhe de uma plantação em sua própria casa. As ancestrais plantas sagradas continuam entre nós. Que riscos seríamos capazes de enfrentar para ampliar nossa percepção? Onde estaríamos dispostos a chegar para atingir a iluminação? A única forma de saber a resposta é ultrapassar as barreiras do tabu.

http://www.natgeo.com.br/br/synopsis/992/59810

Eu já assisti um outro episódio desse programa é gostei da maneira como eles expoem o assunto...
 
Valeu Mirador!
 
opa valeu mano
entaoparece q hoje 22 horas vai passar ne
 
Será que tem algum lugar para baixar o programa? um "ripado" algo do tipo?
Não tenho essa TV
 
Será que tem algum lugar para baixar o programa? um "ripado" algo do tipo?
Não tenho essa TV

O episódio sobre enteógenos é inédito no Braisil, se não me engano. Provavelmente alguum conhecido vai gravar e postar no youtube, se rolar eu posto o link aqui depois.
 
assisti aki com minha mae
muito massa o programa
faltou falar da salvia
e outra
o cara fumou peyote
acho q isso nao da certo, alguem sabe?
 
será que tem como baixar, se alguem souber passa o link
 
Foi postado no youtube:


Tirando o psicólogo imbecil que fala algumas vezes, o doc até que é bom.
 
Valeu mirador, geralmente eles são imbecis, mas a gnte aproveita algo sempre!
 
Pelo contrário, flap, a maioria dos psicologos que eu conheço tem a mente aberta.
 
Que bom mano, falei mais desses de televisão, também conheço uma galera gente boa!!!
 
Meu único problema com psicólogos é que geralmente els tem filhos problemáticos! hgahahah
 
kkkkkkk esse psicologo eh um saco msm, como alguem pode dizer as plantas psicoativas sao psiconeurosociogeneticotoxica como diz ele(quanta cacofonia), ou seja possuem fatores absolutamente nocivos para saude humana.. certeza q o f** nao pensa o mesmo do alcool... kk
 
Não curti muito esse programa não, achei bem do fraquinho mesmo.
 
É mediano mesmo. Mas em se tratando de TV norte americana vendida está ótimo. Eu espera mais do programa pela sinopse.
A abordagem aos enteógenos no geral foi rasa mas pelos menos não desvirtuaram o assunto para o lado negativo, como adoram fazer.
Mas realmente é um assunto que não deveria ser abordado assim superficiamente. É coisa para uma série de programas.
Só com cogus daria pra fazer uma soap opera. =)

Tem um cara que faz um programa mais bacana no mesmo canal, Bruce Parry acho. Ele vai em várias tribos indígenas do mundo e faz as iniciações para se tornar xamã entre outros rituais de cura, que geralmente envolve os rapés, kambo, iboga, etc. No youtube deve ter alguma coisa pra quem se interessar. Esse pelo menos tem conhecimento de causa.
 
Back
Top