Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial de spawn - sacos com filtro

Muito bom!

Parecem os sacos de spawn de shiitake! depois você faz casing com essa grande quantidade de spawn?

Daria para jogar por cima uma camada para frutificar no próprio saco?

Será que tem como preparar este filtro num saco de PP com 0.12 de espessura? Tem esses sacos aqui na minha cidade, já fiz um teste na pressão e são super resistentes! Será que com uma silvertape + micropore largo daria para criar este filtro? Existe uma técnica também de passar um pedaço de cano na entrada do saco e amarrar bem, colocando na boca que se forma um filtro, conhece este método?

:whistle: Mais uma pergunta: Essa quantidade de tempo (2hr) é devido a grande quantidade de material a ser esterilizado?

valeu pelo tutorial, as imagens ficaram ótimas! :)
 
Muito bom!

Parecem os sacos de spawn de shiitake! depois você faz casing com essa grande quantidade de spawn?

Sim! É possível utilizar para casing, bulk, G2G, entre outros! O micélio pode ser utilizado para colonizar outros sacos também.

Daria para jogar por cima uma camada para frutificar no próprio saco?

Sim, é possível. Para ver um exemplo, dê uma olhada nesse tópico, de um cultivo gringo, o cara obteve ótimos resultados: https://mcotopia.net/forums/holding-tank/69868-lovin-these-bags.html (levei um tempão pra achar de novo o tópico :) )

Também tem esse do DMT-Nexus: https://www.dmt-nexus.me/forum/default.aspx?g=posts&t=19500

Será que tem como preparar este filtro num saco de PP com 0.12 de espessura? Tem esses sacos aqui na minha cidade, já fiz um teste na pressão e são super resistentes! Será que com uma silvertape + micropore largo daria para criar este filtro? Existe uma técnica também de passar um pedaço de cano na entrada do saco e amarrar bem, colocando na boca que se forma um filtro, conhece este método?

Fazer sacos como esses que eu mostrei no tópico é bem complicado. Os filtros podem facilmente descolar, além disso o selamento pode não ficar muito bom, abrindo as portas para os contaminantes. É melhor comprar os sacos mesmo.

Já se você for utilizar a técnica de colocar o pedaço de plástico na boca de um saco resistente à esterilização (autoclave ou PP), dá certo sim! Dê uma olhada nesse tópico: http://www.shroomer.org/forums/showflat.php/Number/12514747#12514747

Dá para usar tampas de garrafas PET.

Também tem essa dica:




:whistle: Mais uma pergunta: Essa quantidade de tempo (2hr) é devido a grande quantidade de material a ser esterilizado?

valeu pelo tutorial, as imagens ficaram ótimas! :)

Isso. Como os sacos são grossos, e há muito substrato, é necessário um tempo maior na esterilização.

De nada! Eu realmente acho que essa é a melhor técnica para conseguir grandes quantidades de spawn. :)
305145189-syringe_bag_filter_copy.jpg
 
legal demais rain.. eu SEMPRE tive problemas com graos em sacos de filtro.. sempre usei multi esporos neles e 90% foram falhadas.. ou os esporos nao germinam, ou germinam crescem um pequeno foco e nao se desenvolvem, ou apodrecem os graos, etc etc etcetc.

É bom ter um esclarecimento dessa tek aqui no forum.

Abracos.
 
legal demais rain.. eu SEMPRE tive problemas com graos em sacos de filtro.. sempre usei multi esporos neles e 90% foram falhadas.. ou os esporos nao germinam, ou germinam crescem um pequeno foco e nao se desenvolvem, ou apodrecem os graos, etc etc etcetc.

Isso é verdade, é bem complicado colonizar as bags com esporos... já tentei e as chances são muito baixas de sucesso.

Melhor é com uma CL mesmo. Valeu Insider!
 
Isso é verdade, é bem complicado colonizar as bags com esporos... já tentei e as chances são muito baixas de sucesso.

Melhor é com uma CL mesmo. Valeu Insider!

Ou usar uma placa de petri totalmente colonizada para inocular cada saco caso esterilize eles abertos. Também funciona muito bem!

Muito bom post @Crânio!

Geralmente se utiliza o filtro de .5 micron para substratos a base de serragem e madeira e os de 0.2 micron para todos os tipos de grãos que são mais sucetíveis a contaminação.

Nunca usei os sacos pré selados, mas é realmente uma alternativa sensacional para quem não tem um fluxo laminar!

Outro ponto para adicionar é que normalmente não se recomenda mais do que duas transferências grão para grão pois o micélio começa a perder força.

Ainda assim é incrível pensar que uma placa de petri ou alguns mls de CL podem se tornar 100 sacos de grãos em menos de um mês!!!
 
Última edição:
Rola sim, estou gostando dos sacos!

Encontrei sacos de polipropileno 0,6 segundo vendedor (acredito que era 0,06) - cortei um quadrado em uma parte do saco, cortei um quadrado de tecido TNT um pouco maior que o buraco quadrado do saco - colei a parte externa com fita adesiva transparente grossa e na parte interna passei fita micro poro, deixando o tecido TNT colado no saco em ambos os lados. Coloquei um boa quantidade de substrato nos sacos (vermiculita+arroz integral+água), fechei com (não sei o nome) aquele lance de metal e plástico que serve para fechar sacos. Eles foram para a pressão sem problemas, inoculei com micélio despedaçado (proveniente de bolos de arroz/vermiculita) - depois dos bolos colonizarem parte do substrato, mexa os casos, distribuindo o micélio pelo saco, depois deixe ele dominar completamente! (-montei desta forma, esta indo tudo bem!-)

DSC07475 - Cópia.JPG
 
Última edição por um moderador:
Se eu utilizar milho de pipoca devo usar essa proporção de metade de água ? "Você deve manter a proporção de metade da quantidade de grãos em água, ou seja, se você adicionou duas xícaras de grãos, você deverá adicionar uma xícara de água"
Irmão acredito que em casos como este o mais recomendado seria fazer um teste do seu grão antes, assim você consegue ver o teor de umidade que ele possui, já que
determinar o ponto correto de hidratação do grão não é uma tarefa difícil.
Existe um teste muito simples de ser feito, basicamente consiste em pesar 100 gramas do grão desejado e aquecer em um forno a mais ou menos 120 graus Celsius por 3 horas. Após esse tempo basta pesar novamente os grãos, o peso perdido é o teor de água que o grão possui. Se ao final do processo o peso dos grãos caiu para 90 gramas, seu grão tem um teor de 10% de umidade.
Tendo essa informação em mãos, basta ajustar a umidade adicionando água até a porcentagem desejada de umidade.
A umidade correta para o "spawn" é de aproximadamente 50 a 55%.
Mais também observe que: Enquanto que a porcentagem de umidade de um frasco pequeno com grãos deverá ter aproximadamente 55% de umidade, um recipiente contendo 2kg de grãos deverá ter aproximadamente 40% de umidade. Condições anaeróbicas são mais comuns em recipientes contendo grandes quantidades de grãos, fator esse responsável pela menor necessidade de umidade nesses pacotes e também maiores tempos de esterilização.
Sendo assim nada melhor que ir realizando testes e observações, ajustando o teor de umidade e o tempo de esterilização, afim de chegar no ponto pretendido
 
Última edição:
Sim! É possível utilizar para casing, bulk, G2G, entre outros! O micélio pode ser utilizado para colonizar outros sacos também.



Sim, é possível. Para ver um exemplo, dê uma olhada nesse tópico, de um cultivo gringo, o cara obteve ótimos resultados: https://mcotopia.net/forums/holding-tank/69868-lovin-these-bags.html (levei um tempão pra achar de novo o tópico :) )

Também tem esse do DMT-Nexus: Very Easy Spawn-Bag Mushroom TEK W/ Pictures - Cultivation - Welcome to the DMT-Nexus



Fazer sacos como esses que eu mostrei no tópico é bem complicado. Os filtros podem facilmente descolar, além disso o selamento pode não ficar muito bom, abrindo as portas para os contaminantes. É melhor comprar os sacos mesmo.

Já se você for utilizar a técnica de colocar o pedaço de plástico na boca de um saco resistente à esterilização (autoclave ou PP), dá certo sim! Dê uma olhada nesse tópico: http://www.shroomer.org/forums/showflat.php/Number/12514747#12514747

Dá para usar tampas de garrafas PET.

Também tem essa dica:






Isso. Como os sacos são grossos, e há muito substrato, é necessário um tempo maior na esterilização.

De nada! Eu realmente acho que essa é a melhor técnica para conseguir grandes quantidades de spawn. :)
View attachment 50554


Fala pessoal! Tb estava procurando sobre essa técnica, muito válido achar isso aqui, obrigado!

@User03, uma dúvida que eu tive foi quanto à "pré-selagem" com seladora de impulso. Eu posso simplesmente pressionar o saco a fim de tirar o máxima de ar que conseguir e depois fazer a pré-selagem sem usar essa máquina né? (tentei entender o que é essa pré-selagem, pesquisei no google mas não achei, seria tipo uma cola que tem na bag que vc usa pra fechar ela antes de colocar na panela de pressão, e ai depois vc consegue abrir o saco de novo para fazer um G2G ou mesmo colocar um substrato esterilizado dentro dela (bulk) para colonizar mais ainda?)

E uma coisa que percebi foi que no tópico, o RainSpirit não colocou a gota de silicone selante antes de ir pra panela de pressão, que diz que é bom. Caso não coloque esse silicone a ideia é fazer um furo no saco na altura do filtro que já vem nele, e selar com micropore né?

Se puder me ajudar, agradeço muito, um abraço!
 
Back
Top