Crânio enviou um novo artigo:
Tutorial de Spawn - Sacos com Filtro
Leia mais sobre esse artigo aqui...
Ol...
Última edição por um moderador:
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Ol...
Muito bom!
Parecem os sacos de spawn de shiitake! depois você faz casing com essa grande quantidade de spawn?
Daria para jogar por cima uma camada para frutificar no próprio saco?
Será que tem como preparar este filtro num saco de PP com 0.12 de espessura? Tem esses sacos aqui na minha cidade, já fiz um teste na pressão e são super resistentes! Será que com uma silvertape + micropore largo daria para criar este filtro? Existe uma técnica também de passar um pedaço de cano na entrada do saco e amarrar bem, colocando na boca que se forma um filtro, conhece este método?
Mais uma pergunta: Essa quantidade de tempo (2hr) é devido a grande quantidade de material a ser esterilizado?
valeu pelo tutorial, as imagens ficaram ótimas!![]()

legal demais rain.. eu SEMPRE tive problemas com graos em sacos de filtro.. sempre usei multi esporos neles e 90% foram falhadas.. ou os esporos nao germinam, ou germinam crescem um pequeno foco e nao se desenvolvem, ou apodrecem os graos, etc etc etcetc.
Isso é verdade, é bem complicado colonizar as bags com esporos... já tentei e as chances são muito baixas de sucesso.
Melhor é com uma CL mesmo. Valeu Insider!
Se eu utilizar milho de pipoca devo usar essa proporção de metade de água ? "Você deve manter a proporção de metade da quantidade de grãos em água, ou seja, se você adicionou duas xícaras de grãos, você deverá adicionar uma xícara de água"Crânio enviou um novo artigo:
Irmão acredito que em casos como este o mais recomendado seria fazer um teste do seu grão antes, assim você consegue ver o teor de umidade que ele possui, já queSe eu utilizar milho de pipoca devo usar essa proporção de metade de água ? "Você deve manter a proporção de metade da quantidade de grãos em água, ou seja, se você adicionou duas xícaras de grãos, você deverá adicionar uma xícara de água"
Sim! É possível utilizar para casing, bulk, G2G, entre outros! O micélio pode ser utilizado para colonizar outros sacos também.
Sim, é possível. Para ver um exemplo, dê uma olhada nesse tópico, de um cultivo gringo, o cara obteve ótimos resultados: https://mcotopia.net/forums/holding-tank/69868-lovin-these-bags.html (levei um tempão pra achar de novo o tópico)
Também tem esse do DMT-Nexus: Very Easy Spawn-Bag Mushroom TEK W/ Pictures - Cultivation - Welcome to the DMT-Nexus
Fazer sacos como esses que eu mostrei no tópico é bem complicado. Os filtros podem facilmente descolar, além disso o selamento pode não ficar muito bom, abrindo as portas para os contaminantes. É melhor comprar os sacos mesmo.
Já se você for utilizar a técnica de colocar o pedaço de plástico na boca de um saco resistente à esterilização (autoclave ou PP), dá certo sim! Dê uma olhada nesse tópico: http://www.shroomer.org/forums/showflat.php/Number/12514747#12514747
Dá para usar tampas de garrafas PET.
Também tem essa dica:
Isso. Como os sacos são grossos, e há muito substrato, é necessário um tempo maior na esterilização.
De nada! Eu realmente acho que essa é a melhor técnica para conseguir grandes quantidades de spawn.
View attachment 50554