Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Tutorial de Frutificação - Balde Terrário (Vídeo)

G

GilbertoAndre

Visitante
GilbertoAndre enviou um novo artigo:

Tutorial frutificação - Balde Terrário xuxa


Leia mais sobre esse artigo aqui...
 
Última edição por um moderador:
Massa o vídeo. Queria muito aprender finalmente essa Tek de Terrário em Balde, que costumam chamar xuxa. Visualizando o procedimento todo fica bem mais fácil entender. Eu não sou de fazer casing, mas é uma ótima opção usar o balde na próxima tentativa, já que com garrafas pet não deu certo.

P.S.: @GilbertoAndre, recomendo apenas que mude o título do tópico para informar do que se trata o mesmo ==> Vídeo Tutorial de Terrário Balde xuxa, ou algo no estilo. Assim ajuda as pessoas a acharem a informação. :)
 
Última edição:
Massa o vídeo. Queria muito aprender finalmente essa Tek de Terrário em Balde, que costumam chamar xuxa. Visualizando o procedimento todo fica bem mais fácil entender. Eu não sou de fazer casing, mas é uma ótima opção usar o balde na próxima tentativa, já que com garrafas pet não deu certo.

P.S.: @GilbertoAndre, recomendo apenas que mude o título do tópico para informar do que se trata o mesmo ==> Vídeo Tutorial de Terrário Balde xuxa, ou algo no estilo. Assim ajuda as pessoas a acharem a informação. :)
AI exporo, tem video/fotos dele que ele coloca o PF cake sobre a vermiculita diretamente, sem fazer um casing...
 
Muito bom o video!

Sempre tive dúvidas em como quebrar os bolos de PF... E vendo assim, fica mais fácil...

Pelo que entendi, não precisa de neurose de quebrar tudo por igual e colocar todos homogeneamente um do lado para o outro e tal.

Assistindo assim, abre a mente!

Paz e Luz, Irmãos!
 
Última edição por um moderador:
A quem puder responder...

Este modelo de balde terrário xuxa é uma das opções de terrário que dispensam a ventilação 3 vezes ao dia, correto? :bigode:

Bastam os furos de respiro e o insulfilm em cima que a troca gasosa fica aceitável, certo? :coffee:
 
é uma das opções de terrário que dispensam a ventilação 3 vezes ao dia, correto?
Eu não diria que há um terrário que dispense ventilação mecânica...
Não, não dispensa.

EDIT:
Bastam os furos de respiro e o insulfilm em cima que a troca gasosa fica aceitável, certo?

Eu não uso plastico filme em cima. Acho que toca de banho é a melhor opção. Aquelas simples com elástico vendida em farmácia. È muito mais pratica
 
Eu não diria que há um terrário que dispense ventilação mecânica...

Então, o terrário Pet produz bem sem precisar ventilar manualmente. Mas produz melhor se ventilar. Então, é dispensável a manutenção da ventilação - é apenas recomendada pra quem quer mais produção.

Tinha ouvido falar que o balde com insulfilm em cima seria um caso também de terrário que produz relativamente bem sem precisar ficar ventilando, pois há relativa boa troca gasosa pois o plástico não veda. Apesar de que abrir pra ventilar vai produzir melhor, a questão que trago é se ele produz a contento sem precisar dessa manutenção diária de abrir pra ventilar - já ressalvado que se ventilar vai produzir mais. :bigode:

Qual seria a resposta então? :coffee:

Edit: legal a dica da touca, lembrei agora que você faz assim. Usando a touca realmente abrir pra ventilar fica bem mais tranquilo de fazer.

Muito bom o video!
Sempre tive dúvidas em como quebrar os bolos de PF... E vendo assim, fica mais fácil...
Pelo que entendi, não precisa de neurose de quebrar tudo por igual e colocar todos homogeneamente um do lado para o outro e tal...
Assistindo assim, abre a mente!

Paz e Luz, Irmãos!

Também gostei dessa parte. No balde terrário xuxa que estou fazendo, facilitou bem. De três bolos, apenas a última metade de um eu quebrei bastante, e espalhei sobre os pedaços maiores, para facilitar a conexão entre eles.
 
Última edição:
Então, é dispensável a manutenção da ventilação - é apenas recomendada pra quem quer mais produção.
Ventilar o terrario não está relacionado apenas a quantidade de produção, mas principalmente ao cuidado com o desenvolvimento saudável do micélio.
A ventilação diminui as chances de contaminação por microorganismos anaerobicos como cobweb, bactérias, e até mesmo o famoso trichoderma que prefere ambientes umidos com pouca ventilação...

Todo cuidado referente a manter a integridade do micélio afastando o perigo de contaminação eu considero indispensável. Assim como você pode sim ter sucesso em colonizar um bulk sem pasteurizar, ainda sim a pasteurização segue sendo um processo indispensável. Se deu certo pra você uma vez não quer dizer que dará sempre, como sair de carro com cinto de segurança mesmo se em todas as vezes que você saiu de carro não tenha sido preciso usa-lo efetivamente, ainda sim é um item indispensável

Qual seria a resposta então? :coffee:
Pra mim continua sendo indispensável em qualquer modalidade de cultivo.

EDIT:
Tinha ouvido falar que o balde com insulfilm em cima seria um caso também de terrário que produz relativamente bem sem precisar ficar ventilando, pois há relativa boa troca gasosa pois o plástico não veda.
Mesmo se a boca do balde fica completamente aberta é preciso uma ventilação mecanica para forçar o ar estagnado no fundo do balde a sair... O Ecuador se não me engano foi que postou um artigo interessante falando sobre fluxos de ar. Mesmo nos casos mais automatizados, pode haver áreas onde o ar fica estagnado favorecendo a concentração e desenvolvimento de microorganismos.
 
Última edição:
Ventilar o terrario não está relacionado apenas a quantidade de produção, mas principalmente ao cuidado com o desenvolvimento saudável do micélio.
A ventilação diminui as chances de contaminação por microorganismos anaerobicos como cobweb, bactérias, e até mesmo o famoso trichoderma que prefere ambientes umidos com pouca ventilação...

Todo cuidado referente a manter a integridade do micélio afastando o perigo de contaminação eu considero indispensável. Assim como você pode sim ter sucesso em colonizar um bulk sem pasteurizar, ainda sim a pasteurização segue sendo um processo indispensável. Se deu certo pra você uma vez não quer dizer que dará sempre, como sair de carro com cinto de segurança mesmo se em todas as vezes que você saiu de carro não tenha sido preciso usa-lo efetivamente, ainda sim é um item indispensável


Pra mim continua sendo indispensável em qualquer modalidade de cultivo.

Obrigado pelas respostas, caro @PschoEvie. Suas considerações foram bem relevantes sobre a razão de seu posicionamento e levam a boas reflexões sobre o tema. :)

Mas, falando sobre a minha experiência, tenho um índice alto de sucesso usando Pet sem ventilar, ressalvado que estou no rol dos cultivadores preguiçosos e que produzem relativamente pouco. Mas entendo sua posição e porque deu a resposta. :bigode:

Minha pergunta é porque, salvo engano, um outro membro da Equipe comentou no chat que o balde com insulfilm seria um caso de relativa dispensa da ventilação manual - apesar de todos os benefícios que esta traz ao cultivo, como bem destacado por você - para o sucesso do cultivo. :coffee:
 
Muito interessante, no vídeo o sr fala que vende esses bolos, onde posso compra-los?
 
Muito interessante, no vídeo o sr fala que vende esses bolos, onde posso compra-los?


Não discutimos esse tipo de fornecedor aqui, Otavio837.

Aliás, obrigado por lembrar, pois eu já estava para excluir esse comercial disfarçado de tutorial, e o seu post me lembrou de fazê-lo.
 
Back
Top