Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tubo de Coleta de Sangue

francis

Primórdia
Cadastrado
02/02/2011
4
37
51
Usei tubo de coleta de sangue no lugar de tubo de ensaio, vantagens: já vem esterilizado, praticamente fica descartado a contaminação externa desde que agulha esteja esterilizada.

Desvantagem o tubo não aguenta o autoclave se quiser reutilizar tem que esterilizar a frio. Testei e deformou o tubo, a "tampinha" aguentou deu pra reaproveitar num tubo de ensaio de vidro.
Também tem que tomar cuidado porque o tubo suga o material por causa do vácuo.

E no lugar de lamparina ou algo parecido usei um mini maçarico.
Não tenho foto com o tubo cheio porque o que eu tinha foi usado ...
abs
1.JPG2.JPG
 
Francis,

para que exatamente voce utilizou este tubo, cultura líquida? Existem esses tubos para coleta de sangue à vácuo em vidro também, daí acho que dá pra reaproveitar. Só precisa ficar a tento pra comprar o tubo sem aditivo...
 
Isso utilizei Batata doce e dextrose e um carimbo, e faço uns 8 tubos de 10ml, já utilizei uns 5 tubos em PF e inoculação de Grãos de trigo e milho. Ate agora tudo 100%.
Quanto ao aditivo eu não sabia valeu pela dica.
Segue outra foto
Tubo.JPG
 
Então amigos, dei de cara com isso e pensei em quão legal seria para cultura líquida ou castellani.

Tem varias cores de tubo, gostaria de chamar os amigos cientistas @SpiritualMind e @kevyn para pensarmos nas possibilidades.

Sai muito mais barato que comprar um frasco de penicilina e já vem esterilizado e devidamente embalado, tá certo que após a inoculação poderíamos guardar e passar alguma fita (micropore ?) e guardar em uma caixa no escuro e esquecer e voltar atrás caso um dia precise, conforme a intenção do castellani. O nosso amigo @MarceloHirosse disse uma vez, o castellani é a fita de backup, a última alternativa para resgatar os dados, no caso os fungos. kkkk

A intenção é fazer uma seringa com a cultura liquida de uma placa de ágar, raspar e coletar com agua esterilizada no agar e inocular os tubos de coleta a vácuo de sangue.

O que acham ? Bora ?

Abraços!

Análise das opções de tubos:


1. Azul (citrato de sódio):



  • Vantagens: Anticoagulante eficaz, impede a coagulação do sangue.
  • Desvantagens: Pode ser tóxico para alguns fungos, afetando o crescimento da cultura.

2. Amarelo/vermelho (ativador de coágulo):


  • Vantagens: Não interfere no crescimento fúngico.
  • Desvantagens: Induz a coagulação, dificultando a manipulação da cultura líquida.

3. Verde (heparina):


  • Vantagens: Anticoagulante eficaz, menos tóxico para fungos que o citrato de sódio.
  • Desvantagens: Pode interferir na esporulação de alguns fungos.

4. Lilás/roxo (EDTA):


  • Vantagens: Anticoagulante eficaz, sequestra íons metálicos que podem ser tóxicos para fungos.
  • Desvantagens: Pode interferir na pigmentação de alguns fungos.

5. Cinza (fluoreto de sódio/EDTA):


  • Vantagens: Anticoagulante eficaz, inibe a glicólise, preservando a morfologia celular.
  • Desvantagens: Altamente tóxico para fungos, inviabilizando o crescimento da cultura.

Considerações finais:


  • A heparina (tubo verde) é a opção mais equilibrada, pois oferece anticoagulação eficaz com menor toxicidade para fungos.
  • Se a esporulação for crucial para o seu estudo, considere o tubo amarelo/vermelho, mesmo com a coagulação.
  • Para fungos sensíveis à heparina, o EDTA (tubo lilás/roxo) pode ser uma alternativa, mas monitore a pigmentação.
  • Evite o citrato de sódio e o fluoreto de sódio/EDTA por serem mais tóxicos aos fungos.
 
Mais barato qnt?

Acho que pra cultura liquida, pela quantidade, seria mais vantajoso guardar na própria seringa usando uma tampa luer Lock estéril. Já que vai ter que usar seringa para injetar nesse tipo de tubo.


Se quiser fazer Castellani ou a variação dele em óleo mineral. Compra um tubo Falcon de 15ml estéril já que a peça de amostra é solida (tecido do cogumelo ou pedaço do ágar colonizado) e vai ser preciso abrir o tubo pra colocar lá dentro, a tampa rosca facilita

A única vantagem que vejo nesse tubo é o tamanho reduzido, pra compartilhar solução de esporo ou cultura liquida, ficaria mais fácil de enviar.

Sobre os reagentes que tem dentro, não sei qual seria o efeito prático na cultura.
 
Mais barato qnt?
Coisa de 30 conto 100 unidades de 4ml.
Sobre cultura liquida nem pensei, para esporos acho que dependendo do reagente não vai pra frente.

Pra ser sincero pensei nesse método para preservação mesmo tipo castellani com a seringa mesmo, sugando o micélio da placa de ágar com agua esterilizada.
Sobre óleo mineral tenho um pouco de receio, óleo mineral é um hidrocarboneto, e tento evitar isso em coisas que eventualmente irei me alimentar. kkkkk

Achei muito prático eles.

Sobre reagente acho que negócio é ir testando mesmo... kkkkk

abs!
 
Back
Top