Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Troca de ar

• Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Nada é mais importante para uma boa pinagem e frutificação com poucos abortos do que um terrário com ar renovado.
O terrário fechado acumula CO2 no fundo e também pode ficar com temperatura acima do ideal para a cultura.
Algumas bombinhas de ar (compressor de aquário) podem ajudar a circulação de ar e também retira o calor ja que estão introduzindo ar mais frio.

Procurando alternativas para as bombinhas, encontrei o aspirador de pó da minha patroa.
O terrário é uma caixa de isopor 70 l, que uso a muitos anos, tem diversos furos com uniões 3/4 e filtro de acrilon entre elas, fiz assim para a saida de ar e não entrar insetos.

Eu estava abrindo a tampa de vidro, que substitui a de isopor original, para troca de ar, todas minhas bombinhas estão ocupadas.
terrário 4.JPG
Então tive a idéia de colocar a ponta do cano de aspiração no furo e ligar o ar. Alguns segundos para puxar o ar interno e ar novo entrar pelos outros furos.

terrário 6.JPGterrário 7.JPGterrário 8.JPG

São essas alternativas que precisamos. Um cultivo de verdadeiro sucesso é aquele que foi baseado em nossas próprias ideias e soluções, e que no final dão ótimos resultados.

ótima idéia.

Aqui contratei o Maradona para a mesma função.

Sei que aí no norte não precisa, mas dá pra utilizar um secador de cabelo para promover um belo choque térmico entre os flushes, após um dunk de água gelada no cultivo.

Boas vibes, aos poucos vamos percebendo que no fundo, tudo que existe gira em torno dos cogumelos !! hehe

Adotei essa mesma técnica nos meus 2 terrários, mas ainda não testei porque ainda estou esperando os bolos terminarem de colonizar, gostaria de saber se realmente ela é eficiente, pois não pretendo usar cooler para ventilação.

Adotei essa mesma técnica nos meus 2 terrários, mas ainda não testei porque ainda estou esperando os bolos terminarem de colonizar, gostaria de saber se realmente ela é eficiente, pois não pretendo usar cooler para ventilação.

Funciona sim, vai renovar o ar, ou seja, vai retirar praticamente todo o ar que tem dentro do terrário, lembrando que é preciso entrar ar novo, se o velho está saindo.
Mas lembre-se da técnica de utilizar os baldes para frutificação, também funcionam, e não usam de bombas compressoras, é sempre uma alternativa mais barata.

Salve @Mauricio, estou começando a construir meu terrario com uma caixa de isopor de 80l, estou fazendo os 4 furos na parte mais estreita da caixa para colocar a união de 3/4, porém, o centro da união é mais estreita q a parede do isopor. Minha dúvida é: Coloco a peça rente com a parede de fora, de dentro, ou centralizo?

Back